Eu sou executivo, preciso fazer uma apresentação para o meu chefe e AGORA?
Um dos grandes desafios de muitos profissionais é o medo de se apresentar para o chefe ou líder superior. Principalmente quando o tema é evolução da empresa ou apresentação de novos projetos.
Esse receio vem da preocupação do fracasso e da exposição perante os profissionais que o avaliam, continuamente, ao longo do processo de crescimento junto à empresa, colocando à prova todas as suas habilidades desenvolvidas neste período. Esta preocupação é comum para muitos profissionais de cargos de executivos, que não aprimoraram o quesito comunicação, mais especificamente a oratória.
Nos dias atuais, observo os profissionais buscando o aprimoramento nesta área, pois são as técnicas de oratória que fortalecerão e guiarão, este mesmo executivo, para a estrutura de uma excelente explanação ou apresentação.
O tema é amplo e logicamente creio que as três dicas que escreverei, abaixo, te darão insights para perceber que tudo depende de você para encontrar o melhor desempenho e conquistar o seu chefe com as suas ideias apresentadas de uma maneira natural e criativa.
A primeira dica que o profissional deve fazer é criar a estrutura para a sua apresentação para o chefe. Coloque no papel, neste caso sugiro em blocos, as etapas de cada tema, com descrição de todos os tópicos. Desse modo, quando finalmente transferir para as ferramentas visuais, tenha em mente tudo que é relevante para informar ao seu líder.
Segundo ponto fundamental é desenvolver o conteúdo com dados importantes e imprescindível para a sua apresentação.
Em todas as apresentações, feitas para o líder, devem conter soluções, números, locais, cases, melhorias e o principal, prazos. São informações importantíssimas a comunicar, explicando e fortalecendo as fontes de pesquisas e suas respectivas origens.
Agora, chegou o grande momento de ficar frente a frente com os seus líderes e transmitir tudo o que foi planejado, executado e finalmente, apresentado.
A tranquilidade é fundamental para este instante tão temível, pois diante da concentração alheia, a respiração será controlada, as palavras fluirão e todo o raciocínio será expressado com espontaneidade.
A dica mais primordial e objetiva para o dia D é praticar com os colegas de trabalho, os mais confiáveis e os mais sinceros, levando em conta, que as perguntas feitas por eles devem conter questionamentos que gerem reflexões para encontrar alternativas de qualquer objeção que venha a surgir diante do respectivo líder.
Oratória não é só a fala, mas a lógica que usamos para transmitir a nossa mensagem.
O conselho final para você leitor é: lembre-se que o seu chefe é um profissional muito ocupado, por isso, o questione quanto tempo você terá para se apresentar. Caso você não saiba o tempo disponível, seja o mais categórico e objetivo possível. Atent-se muito no quesito tempo porque o bom orador não é prolixo. E são as falas desestruturadas que desgastam a imagem de grandes profissionais.
Sidney Botelho
http://www.sidneybotelho.com.br
Confira também: Persuadir ou convencer alguém durante a oratória?
Participe da Conversa