Relacionamento Interpessoal: A melhor habilidade para desenvolver e aperfeiçoar…
Relacionar-se com pessoas que pensam e agem como você é fácil, desafiador é relacionar-se com pessoas que pensam e agem bem diferente de você!
O ser humano, muitas vezes, seleciona colegas e equipes que tem mais afinidade, onde é mais fácil acordar ideias e ações. Contudo, estrategicamente, é mais agregador se relacionar com pessoas que pensam e agem diferente de você. Essas pessoas irão lhe fazer sair da zona de conforto. Elas irão lhe fazer refletir sobre outros pontos de vista, pensar e agir de outras formas das quais você já está acostumado de fato.
A diversidade no mundo, hoje, é um fato, quer você queira ou não!
No mercado de trabalho essa diversidade é ainda mais latente. Estamos em 2020 e ainda nos esbarramos com preconceitos, homofobia, racismo, restrições, desconfortos… Quando deveríamos, no entanto, vivenciar o respeito, acolhimento, o senso de pertencimento…
Respeito e empatia, no meu entendimento, são quesitos fundamentais.
Por natureza, todas as culturas empresariais são adaptáveis. Elas evoluem conforme o posicionamento dos seus gestores e dirigentes. Eu entendo que valores como respeito, por exemplo, vem de berço e esse valor enraizado nas pessoas, ou se tem ou não se tem.
Tudo muda e evolui através de diferentes pontos de vista, discussões saudáveis, reflexões…
Essas discussões acerca de produtos, serviços, projetos, processos, sistemas, estratégias…, são sempre muito bem-vindas. A empresa cresce com uma equipe diversa.
Os times se tornam muito mais produtivos, pois se complementam.
Procure valorizar os pontos positivos de cada pessoa, pois defeitos todos temos!
Desenvolva e aperfeiçoe sua dicção, tom de voz, eloquência, interpretação das palavras e atitudes, postura corporal…
Como muitos já sabem, a comunicação é a arte de se fazer entender e de compreender os outros com mais facilidade.
O desafio é ter disposição e boa vontade para respeitar e entender o outro…
Saber que neste mundo não vivemos sozinhos, é desafiador se relacionar. Em tempos de pandemia, as famílias precisaram reaprender a se relacionar, quem sabe esse não é o primeiro exercício?!
Procure compreender os motivos do outro. Então perdoe as imperfeições. Todos nós somos seres muito diferentes uns dos outros. Cada um possui a sua história, cultura, crenças, traumas, valores…
O ser humano colhe exatamente aquilo que plantar, ou seja, se desejar sucesso para si, aprenda a desejar o mesmo sucesso para os outros também.
Elogie mais e critique menos!
Tenha iniciativa. Dê você o primeiro passo para esse aperfeiçoamento. Melhore suas atitudes e assim a reação do outro também será diferente!
Reconheça que você está suscetível a erros, por isso perdoe-se. Peça desculpas ao outro. Não seja orgulhoso e prepotente porque isso atrapalha o bom relacionamento.
Desenvolva o autocontrole. Seja paciente consigo e com o outro. Cada um tem o seu tempo de desenvolvimento, aperfeiçoamento e até mesmo amadurecimento.
Treine a paciência com todas as objeções e desafios que a vida lhe proporcionar!
Seja em família, na escola, com amigos, no trabalho ou em relacionamentos amorosos é fundamental saber interagir com os mais diferentes tipos de pessoas. Ainda mais no momento em que estamos vivendo, aprender a se relacionar de forma respeitosa e cultivando boas relações é benéfico pata todos!
Lembre-se que relacionamento interpessoal, mais do que uma questão social, é uma questão de sobrevivência!
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre relacionamento interpessoal? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
GHA Gestão de Negócios
Confira também: Você, de fato, gera resultados positivos para a sua empresa?
Participe da Conversa