fbpx

Aprendendo a viver melhor – dicas que têm 25 séculos

Aceite o fato de que a mudança acontecerá e é incontrolável. Em vez de resistir à mudança, aceite-a. Ela nos ajuda a crescer como pessoas e a viver melhor.

como viver melhor

Aprendendo a viver melhor – dicas que têm 25 séculos

Heráclito foi um filósofo que viveu pouco mais de 500 anos antes de Jesus Cristo e passou sua vida estudando os aspectos da natureza, afirmando que tudo é movimento, nada tem duração fixa.

A Filosofia de Heráclito foi muito importante na Filosofia de Platão, pois também foi estudando este Filósofo, que fez com que desenvolvesse a sua Metafísica.

Na filosofia de Heráclito, tudo flui, tudo está em constante transformação e usava uma frase que é conhecida até hoje para exemplificar a sua ideia: Não podes entrar duas vezes no mesmo rio, pois novas águas correm sobre ti.

Estudando Heráclito, podemos encontrar lições de vida inestimáveis, úteis para nós, mesmo tendo se passado mais de 23 séculos, por exemplo:

1. “Os cães latem para o que não conseguem compreender”.

Cada um de nós é humano – e, por conseqüência, nenhum de nós é onisciente. Não importa se somos muito inteligentes e experientes – sempre haverá coisas que não sabemos ou não podemos entender.

Algumas pessoas se tornam hostis quando você revela coisas que não entendem. Como cães: latem, criticam e odeiam. Talvez por ciúme ou medo, porque eles não conseguem entender o que você está dizendo.

Muitas vezes, deixamos de discutir nossas ideias para evitarmos críticas ou, o ruído que as pessoas que não as entendem poderão fazer.

Segundo Heráclito, essa crítica se assemelha a de um cachorro latindo receoso ante aquilo que desconhece.

Em vez de ouvir um cachorro latindo, ouça a si mesmo. Confie em seus sentidos, seu raciocínio lógico e sua própria consciência – Sempre que se autoanalisar, tente não pré-julgar, apenas veja a situação como ela realmente é.

2. “Homens cavam toneladas de terra para encontrar uma grama de ouro.”

Passamos nossas vidas buscando felicidade, posses, dinheiro, “prestígio” ou “fama”.

Na verdade, muitas pessoas vão desperdiçar suas vidas procurando por algo – e, ainda assim, se parassem por um momento, descobririam que já têm aquilo que desejam desesperadamente.

Durante sua vida, Heráclito reconheceu que as pessoas, muitas vezes, passam a vida inteira cavando na terra, apenas para descobrir uma grama de ouro, no entanto, o ouro que buscam está dentro delas como sempre esteve.

Em lugar de movimentar toneladas de terra para encontrar uma grama de ouro, pare e reflita – tenha uma vida examinada e verá que já tem dentro de você o que tanto procura do lado de fora.

Dinheiro, poder, prestígio e fama, tudo é passageiro, busque o que realmente é perene.

3. “Os tolos procuram conselho daqueles que eles duvidam.”

Muitas vezes nos tornamos escravos das opiniões dos outros – especialmente daqueles que pouco conhecemos. Em vez de permanecermos fiéis a nós mesmos, mudamos nosso comportamento e dizemos coisas – tudo para ser amado por pessoas estranhas.

Então, por que você se preocupa tanto com a opinião deles?

Segundo Heráclito, só um tolo buscaria aprovação ou mudaria seu comportamento para ser amado por pessoas de quem nem gostam de nós.

Em vez disso, o sábio só busca a aprovação de si mesmo. Eles permanecem fiéis ao seu caráter e amam quem são. Eles fecham a mente das pessoas de quem não gostam e descobrem que as pessoas de quem gostam naturalmente os amam pelo que são.

4. “Você nunca entra no mesmo rio duas vezes.”

Tudo está em fluxo e mudando – de um momento para o outro, nada permanece o mesmo.

Desde o café que você toma, que inevitavelmente esfriará, até os amigos que você tem que crescem e se adaptam – tudo muda, e é absurdo esperar que algo continue igual.

A lição, então, é aceitar o fato de que a mudança acontecerá e é incontrolável. Em vez de resistir à mudança, aceite-a – ela nos ajuda a crescer como pessoas.

Devemos viver nossas vidas para nós mesmos, em vez de tentar copiar a de outra pessoa. É quase impossível recriar algo que já existia antes – todas as coisas são únicas; e todos os rios são diferentes. É por isso que você não pode pisar no mesmo rio duas vezes, a água flui.

Nada dura a não ser a mudança.

Devemos sempre aprender com os Filósofos para construir a nossa própria Filosofia, tornando-nos também Filósofos, porém nunca nos esquecendo que ser Filósofo é viver sem certezas, porém com muita curiosidade.

Gostou do artigo? Quer saber mais como viver melhor? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/

Confira também: Você tem prazer com seu trabalho?

 

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa