O que fazer quando você não sabe o que fazer?
Recentemente, presenciei um milagre durante uma das mentorias que faço para empresas americanas. O que vi, me tocou profundamente o coração e fiquei de pé para aplaudir a evolução daquela mulher. Ela, empresária, esposa e mãe de 4 filhos. Além de viver sobrecarregada com todas as demandas da sua vida pessoal, estava tendo que enfrentar a necessidade de realizar mudanças dentro de sua própria empresa, em pleno período de pandemia.
Ela me procurou, pois, em sua mente, acreditava ter grande dificuldade em manter o equilíbrio da sua vida pessoal e profissional. Ela percebia, também, que tinha uma forte tendência em atingir um estado de euforia exagerado durante algumas atividades. E, logo em seguida, começava a perder o interesse pelo o que estava fazendo.
Estes procedimentos mentais adotados por ela, que chamamos de procedimentos neuroassociativos, eram baseados em suas crenças e representações mentais, que estavam impedindo-a de assumir o controle da sua própria vida. Ela estava vivendo um completo caos, pois não conseguia assumir seu lugar na empresa, como sócia fundadora. Nem dava conta de arcar com seus outros papeis. Esta, sem dúvida, não era a vida ideal que ela desejava!
Naquele dia, ela me relatou que não entendia como era possível uma pessoa tão inteligente, tão ousada e tão capaz como ela, estar presa a este tipo de postura. Sentia-se em um cativeiro sem muros, e não sabia como resolver aquela situação. Depois de alguns anos, vivendo intermináveis conflitos com seu marido e sócio, que exigia dela alta performance, justamente por saber da capacidade que ela tinha, resolveu aceitar e colocar em prática este grande desafio.
Estes casos são mais comuns do que as pessoas imaginam.
Costumamos ver nossos amigos, através das redes sociais, sorridentes e felizes. Mas não fazemos a menor ideia do quanto uma grande maioria deles se sente assim. Principalmente as mulheres que são empresárias e precisam estar no controle de toda a sua vida.
E você, já se sentiu impossibilitado de mudar comportamentos, de mudar seus resultados ou até mesmo de se livrar dos cativeiros criados por você mesmo?
O que eu quero compartilhar com você neste artigo, provavelmente poderá lhe ajudar a entender algo muito mais importante: o fato de seus valores estarem em dissensão. Ao criar novas representações e dar novo significado, modificamos as crenças. Assim você poderá viver uma vida completa, plena e cheia de realizações, tanto a nível familiar como corporativo. Você poderá, de fato, viver, ao invés de tentar sobreviver.
O que a maioria das pessoas não sabe é a real importância de ter valores e reconhecê-los na sua vida. No entanto, a maioria das pessoas possui crenças conflitantes, que as puxam em direção oposta. Por isso sentem-se infelizes quando conquistam algo que almejavam ou se sabotam, inconscientemente, durante o processo. Imagine uma pessoa, cujos dois principais valores são: “ser bem-sucedido” e “servir a Deus”.
Porém, a representação mental que esta pessoa tem sobre o “ser bem-sucedido” é a de ter abundância financeira. Por outro lado, a representação mental sobre o “servir a Deus” é a de viver uma vida de privações. Infelizmente, esta pessoa terá grandes dificuldades de ser bem-sucedida, até que ela perceba e encare a oportunidade de criar novas representações e novas crenças.
A história desse artigo, em que tive o privilégio de participar e de ter sido eleita como mentora da empresária, tinha valores conflitantes e crenças que geravam representações mentais. Eles faziam com que ela se tornasse escrava do tempo, das circunstâncias, dos seus pensamentos improdutivos. Além disso, a deixava sem recursos para agir ou, pelo menos, fazia com que ela acreditasse que não os tinha.
Em um mês, conseguimos obter um completo equilíbrio em sua vida.
Ela passou a se dedicar totalmente ao seu objetivo, assumindo a empresa e ocupando seu espaço como gestora. Em menos de 90 dias, revisou e retificou todos os processos. Além disso, reposicionou os líderes, que estão crescendo junto com ela, por terem aprendido a colocar a “Energia Certa no Lugar Exato”.
A única maneira de ter equilíbrio é estando no controle da sua vida. E isso se faz aprendendo a usar o potencial e todos os recursos que já existem dentro de você. Basta acreditar e mudar a maneira de ver as coisas. Assim, as soluções vão surgindo naturalmente.
Gostou do artigo? Quer saber mais o que fazer quando você não sabe o que fazer? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Elis Ferraz
https://fatordesucesso.com.br/
Confira também: Mulher e Empresária: O Grande Desafio de Equilibrar Vida Pessoal e Profissional!
Participe da Conversa