fbpx

Como Não Perder A Razão Em Situações Conflitantes?

Você descobre, com seus próprios olhos, que a pessoa na qual você mais confia e admira na vida está te traindo. Como você lidaria com essa situação?

Situações Conflitantes

Como Não Perder A Razão Em Situações Conflitantes?

Através da inteligência emocional, você racionaliza suas emoções de forma tempestiva e pontual.

Não existe condições de falarmos em inteligência emocional sem antes falarmos de autoconhecimento e empatia.

O Autoconhecimento neste caso, tem a ver com a capacidade de você entender como você enxerga, age e reage diante das situações conflitantes.

Normalmente as situações conflitantes são aquelas que de alguma forma conflitam com seus principais valores.

Se as situações não conflitarem com seus valores, muito provavelmente você vai conseguir reagir de forma racional, mas se a situação colocar em cheque algum de seus valores, neste caso sim, você pode se deparar primeiramente com uma reação emocional em vez de uma reação racional.

Por exemplo: Imagina que para você, um dos valores mais importantes é a lealdade, e você descobre subitamente vendo com seus próprios olhos, que a pessoa na qual você mais confia e admira na vida está lhe traindo.

Como você enxergaria essa situação? Qual seria a sua ação naquele exato momento?

E se a pessoa diante da sua ação, reagisse lhe ignorando, ou gritando contigo, qual seria a sua reação?

Após essa reflexão você então provavelmente responderia de forma racional, pois não vivenciou emocionalmente, apenas imaginou…

O ideal é que a emoção e a razão caminhem juntas em todas as situações do nosso dia a dia. Mas isso, na minha opinião, é uma habilidade que requer treino e principalmente maturidade.

Agora vamos refletir um pouco sobre empatia!

Na minha opinião, a empatia não pode ser somente com o próximo, ela deve ser consigo também. E quando falamos de empatia consigo mesmo, nos remete ao amor próprio.

As pessoas amam quem conhecem e admiram. Se a estima da pessoa for baixa, muito provavelmente então não será tão generosa consigo mesma…

Apesar de que muitos dizem que o ser humano é empático por natureza, uns mais, outro menos, eu acredito que depende muito da educação e cultura que este ser cresceu, das experiências que vivenciou, da situação atual na qual se encontra emocionalmente…

Um outro ponto que auxilia no processo empático é entender que o ser humano não é um ser perfeito, que muitas vezes vai errar e decepcionar a si e o próximo, que as pessoas só dão o que conseguem e o que querem… Isso serve para mim, para ti e para o outro!

Se é possível se colocar no lugar do outro, sem concordar com ele, mas tentar compreender os motivos, por que não fazer o mesmo consigo?

Ter empatia consigo mesmo é benéfico para não se permitir ferir ainda mais diante de uma situação conflitante, ou se expor demais, essa atitude é uma questão de amor próprio.

Então quando se tem consciência que para ter um equilíbrio entre a razão e a emoção é necessário um autoconhecimento, amor próprio e empatia, então fica mais fácil fazer a autogestão das emoções em situações do cotidiano.

Autogestão das emoções?

Sim, significa não permitir ser afetado com as situações conflitantes no seu dia a dia. Significa aprender se adaptar, controlar seus pensamentos e sentimentos.

E na medida que você consegue manter esse equilíbrio, você consegue se posicionar de forma mais adequada, sinalizando os pontos que lhe incomodam, os pontos que você concorda ou discorda, as suas vontades e necessidades, consegue manter um diálogo ou até mesmo dependendo da reação da outra pessoa poderá optar por se afastar, por entender que aquele não é o momento mais apropriado para uma conversa.

Como diz Daniel Goleman:

“Crie motivos para persistir no seu objetivo, apesar de todos os desafios”.

Eu completo com outra frase:

“Ame a si mesmo como um ser especial e de luz que você é e não permita que uma situação, ou qualquer pessoa, lhe tire a sua harmonia e paz de interior”!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre inteligência emocional e como lidar com situações conflitantes no seu dia a dia? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Um grande abraço,

Graziela Heusser Azeredo
GHA Gestão de Negócios

Confira também: Relacionamento Interpessoal: A melhor habilidade para desenvolver e aperfeiçoar

 

Graziela Heusser Azeredo é administradora apaixonada por pessoas e negócios. Possui perfil nexialista é uma profissional versátil, organizada e orientada a resultados, com mais de 20 anos de atuação no mercado Financeiro, Seguradoras, Cooperativas de Crédito, Consultorias e Startups. Atualmente atua como Conselheira Consultiva, Business Advisor e Mentora de Líderes e Executivos. Ajudando empresas e profissionais prosperarem de forma estratégica e sustentável.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa