Como nascem os Líderes e como avaliam tudo?
Hoje vamos retomar um assunto importante sobre o perfil da liderança. Muito me perguntam se os líderes nascem líderes ou se aprende a ser líder?
O Dr. Maxwell nos responde essa questão comentando sobre um líder importante na história da Bíblia, ou seja, fala de Moisés, como sendo um líder surpreendente.
Sem mais delongas, vamos então ler seus comentários:
“Que palavras vêm à mente quando você pensa sobre grandes líderes? É pouco provável que apareça no topo de sua lista a palavra “manso”, porém essa é a palavra exata que Deus escolheu para descrever Moisés. Números 12.3 declara que “era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra”.
Moisés teve motivos para ser manso. Ele, certamente, não era um líder nato. Nada nas escrituras indica que ele atraia ou liderava alguém durante os primeiros 80 anos de sua vida. Embora fosse “educado em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em palavras e obras” (At. 7.22), não há registros de realizações importantes durante os seus primeiros 40 anos de vida.
Tanto quanto sabemos, a sua primeira tentativa de fazer uso de sua influência para ajudar o povo resultou na morte de um egípcio. Além disso, na sua fuga do país. Os 40 anos seguintes foram vividos no exílio no deserto de Midiã. Período durante o qual pouca coisa aconteceu ao ponto de as Escrituras resumirem o mesmo em três versículos (Ex. 2.21-23).
Você não precisa ser um líder “nato” para se tornar um grande líder.
Você simplesmente precisa de um coração para Deus e um espírito receptivo ao ensino. A maioria dos grandes líderes citados nas Escrituras foi feito, não nasceu pronto. Para a nossa felicidade, Deus ainda faz líderes para nós hoje. Você poderia ser um?”
Dr. Maxwell, nos traz uma fala interessante tirada do livro do Êxodo, que consta na Bíblia Sagrada. Lições estas que vêm marcando nossos artigos com dicas fundamentais para nossa era. Em outras palavras, os princípios fundamentais da liderança, que na verdade são atemporais.
“A intuição na liderança, muitas vezes, diferencia os maiores líderes dos líderes simplesmente bons. Algumas pessoas nascem com grande intuição de liderança; outras precisam trabalhar duro para desenvolvê-la. Independentemente do que isso envolve, o resultado é uma combinação da habilidade natural e de habilidades aprendidas. Essa intuição informada faz com que questões cruciais emerjam do líder. Isso o habilita a conseguir o manejo de fatores intangíveis, como compreendê-los e trabalhar com eles a fim de atingir as suas metas de liderança.
Líderes de sucesso veem cada situação em termos de recursos disponíveis: dinheiro, matéria-prima, tecnologia e, o mais importante, pessoas. Líderes intuitivos podem perceber o que está acontecendo entre pessoas e, quase que instantaneamente, conhecem as esperanças, os temores e as preocupações delas.
Os líderes também têm habilidade de dar passos para trás para verem não apenas onde eles e seus companheiros andaram. Ele também têm habilidade de serem conduzidos, como se pudessem cheirar mudanças no ar.
Cada um possui um tipo de intuição, especialmente na área dos seus dons naturais. Se o seu dom é misericórdia, então pode sentir quando e como ajudar necessitados. E, se você é naturalmente dotado de liderança, então vê tudo com olhos de liderança.
Moisés foi um líder bom, não um líder natural.
Quando se encontrou com Jetro, ainda não havia liderado Israel por longo tempo (os hebreus pouco tempo antes tinham deixado o Egito). Mas, durante aqueles longos anos no deserto, a liderança de Moisés havia se desenvolvido e, assim, desenvolveu-se a intuição dele.
Jetro, por outro lado, parece ter sido líder natural. Como sabemos disso? Porque ele olhou para uma situação diferente de tudo quanto já tinha visto, liderando mais um milhão de ex-escravos descontentes e deslocados. E soube exatamente como manejar a situação. Isso é intuição em ação. Quem ele era determinou o que ele viu. Jetro, o líder, via tudo com olhos de liderança.
De todas as leis de liderança, a lei da intuição é a mais difícil de ensinar. A leitura provê a melhor analogia para compreender a intuição. Líderes intuitivos “leem” as pessoas.”
Você nasceu líder? Veja se você é um líder intuitivo.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como nascem os líderes? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Iússef Zaiden Filho
http://www.izfcoaching.com.br/
Confira também: A Relação de Confiança com o Líder começa no cumprimento de promessas
Participe da Conversa