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Como manter a escuta ativa em seu cliente? E por que ela é importante?

Por que você precisa começar agora mesmo a manter a escuta ativa em seu cliente? E como começar a escutá-lo ativamente desde já?

escuta ativa

Como manter a escuta ativa em seu cliente? E por que ela é importante?

No último artigo (leia aqui), vimos os passos para você conhecer melhor o seu cliente a partir da elaboração de perguntas e como usá-las na interação comercial.

Hoje veremos sobre a escuta. Mais do que ouvir, você precisa escutar o seu cliente!

E por quê?

Quando sente que está sendo ouvido, o cliente valoriza mais a conversa, sente-se valorizado, fica disponível ao diálogo, confia no interlocutor. Ou seja, em você.

“Ouvir é uma ação passiva… Escutar é diferente. É uma ação ativa.” (Márcio Espadas)

Eis a razão pela qual é chamada de ESCUTA ATIVA.

A escuta ativa é composta de alguns elementos:

  1. Vontade: Escutar é uma escolha consciente de prestar atenção ao que é dito e compreender a mensagem;
  2. Contexto: Compreender as circunstâncias do ambiente em que a mensagem é transmitida, como local, tempo, pessoas;
  3. Conteúdo: O que será transmitido e como acontecerá essa transmissão;
  4. Lacunas: Entender as informações subliminares, o que não é dito por palavras e está associado ao conteúdo, como tom de voz, linguagem corporal, movimentos dos olhos, entre outros;
  5. Propósito: Trazer propósito e significado para a conversa, conecta as duas pontas do diálogo: emissor e transmissor.

E como escutar ativamente?

✔️ Atenção plena

Foque na conversa sem devaneios mentais;

✔️ Sem distrações

Impeça que ruídos, celulares e outros elementos distraiam a sua atenção;

✔️ Ausência de julgamentos

Escute o cliente sem rótulos, conclusões ou juízo;

✔️ Seleção

Ouça o que o cliente fala e não o que você quer ouvir;

✔️ Perguntas

Aprofunde o conhecimento sobre o cliente e suas percepções, sentimentos, pensamentos e necessidades, com outras perguntas;

✔️ Sons conectores

Use sons conectores como: “naturalmente, entendo, e, evidente, pois é”, entre outros;

✔️ Parafrasear e checar

A partir do que ouviu, refaça uma nova mensagem do que compreendeu usando as suas próprias palavras, de forma resumida;

✔️ Pausa

Espere até que o outro termine a sua fala, respeitando o seu tempo. Lembre-se: na pausa também há diálogo;

✔️ Sem interrupções

Garanta um ambiente livre de interrupções, reserve o tempo para isso, assim você mantém o seu cliente atento à conversa;

✔️ Linguagem corporal

Cuide com a comunicação não verbal do seu cliente. Ele também se expressa pelos gestos, posturas, olhos, expressões faciais;

✔️ Espelhamento

Espelhe o seu cliente usando os mesmos gestos, expressões, tom de voz. Cuide para não parecer forçado. Se você estiver conectado com o seu cliente, isso acontecerá como uma valsa;

✔️ Feedback

Ao final da conversa com o cliente, forneça um feedback sobre o diálogo, comente a sua percepção, opinião, conclusão;

✔️ Empatia

O foco NO cliente muda para o foco DO cliente, permitindo que você perceba o que importa para o cliente a partir da perspectiva DELE.

Para entender o foco do outro é preciso ir além das boas perguntas, é necessário escutar, ativamente. (Élida Fagundes)

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como manter a escuta ativa em seu cliente? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Élida Fagundes
http://ativar1998.com.br/

Confira também: Como entregar ao cliente a experiência de compra que ele deseja?

 

⚙️ Ativar1998
Com 25 anos de experiência em vendas, Élida já atuou em diferentes segmentos, passando pelas empresas Citibank, Ticket, Janssen&Cilag, Eli Lilly e GE. Depois de alguns anos como líder na área comercial, movida pela paixão por gente, fez algumas formações de desenvolvimento de pessoas e abriu o braço de treinamento e facilitação da consultoria Ativar1998, o qual dirige. Como consultora de comportamento humano e instrutora e facilitadora master, seu foco está no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, formação de times mais engajados, produtivos e capacitados e condução de conversas ativas e empáticas. Mestre em Administração e Negócios pela PUC/RS, pós-graduada em Marketing e Gestão de vendas, é Instrutora Master pela McSill Story Studio e Designer Instrucional pela ABTD. É ainda certificada Especialista Emocional pela SBIE, Coach de Inteligência Emocional pelo SEI, Coach pelo ICI e SBC, Líder Coach pela SBC e Especialista em Comunicação Não Violenta (CNV) pela Nazaré Uniluz.
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