Esperança ou paciência?
Início de mais um ano! Continuação da nossa jornada. Vamos lá!
Após o ano “esquisito” que foi o ano passado estamos iniciando um ano que não deixará de ser (também) diferente em nossa vida.
Ter esperança em um mundo melhor, um mundo onde a empatia possa ser vivenciada, é minimamente o que pensamos e precisamos.
Mas a esperança não quer dizer esperar. Guarde isso!
Ter um novo ano onde possamos exercer nossa paciência. Um ano com mais harmonia, especialmente uns com os outros e é claro com paz interna.
Ter paciência não quer dizer ser passivo.
Vamos separar as coisas…
Ter esperança não significa esperar. Esperar implica em uma certa passividade, porém não saber esperar pode gerar ansiedade.
Esperança significa acreditar que algo melhorará, que podemos ter momentos de felicidade, alegria, disposição em nos relacionar respeitando ao próximo e a nós mesmos.
Paciência tem a ver com nosso tempo interno, não tem a ver somente com o tempo cronológico.
Em um mundo com tantas mudanças rápidas como estamos vivendo precisamos muito de paciência para aprender e para ensinar. Para rever conceitos e aceitar muitas informações interrelacionadas o tempo todo.
Precisamos nos acalmar, respirar fundo, apaziguar nosso coração e dar tempo ao tempo.
Cada um precisa encontrar caminhos muito particulares que tragam esperança (não para esperar) para seguir acreditando que cada passo bem dado reverterá em bons resultados. E que tragam paciência para se reorganizar e reaprender vivendo sem grandes expectativas, mas sim com alegria, leveza, paz.
É isso, esse ano também será um desafio, mas nem por isso tem que ser pesado e difícil.
Encontrar ferramentas, maneiras de conhecer o que te faz bem, que te traz bem-estar é uma tarefa muito importante. É uma tarefa rumo à saúde física e mental.
Se te faz bem aprender coisas novas, manuais, intelectuais, ou fazer esporte, artesanato, conversar com amigos, fazer arte. Enfim, aprenda o que te traz alegria e leveza, isso é sinônimo de saúde.
Estamos tão preocupados com a nossa saúde e de nossos familiares, amigos, vizinhos… mas às vezes esquecemos que a saúde requer equilíbrio. Em outras palavras, não é só o que nos acontece, mas também o que fazemos por nós, pelo ambiente e pelos nossos relacionamentos.
Vamos em frente, vamos a um 2021, com foco e empatia. Esperança e Paciência.
Gostou do artigo? Quer saber mais? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Rosângela Claudino
http://provoca.com.br/
Confira também: Frágil ou sensível? Você sabe a diferença?
Participe da Conversa