Plano de Gerenciamento de Evolução de Carreira
Finalmente 2021! O ano de 2020 terminou e como em um passe de mágica deixamos para trás tudo aquilo que nos desagradou até agora. Então novos hábitos, novos comportamentos, novas atitudes serão instalados instantaneamente só porque o ano virou. Certo? Não, errado!
O certo é: temos um novo ano, temos um “recomeço” importante para nosso cérebro entender que é uma boa oportunidade de mudança, mas a mudança mesmo só vai acontecer se junto com ela vierem oportunidades, atitudes, sorte, colaboração, paciência… e mais uma série de fatores daqueles que nos ajudam a chegar lá.
Contudo, quando a oportunidade vem, precisamos estar preparados para ela. E é pensando nisso que estou escrevendo o artigo de hoje. Então que tal começar a investir agora no que pode gerar um retorno interessante daqui a 5, 10 ou até 20 anos?
Antigamente a evolução profissional estava bastante pautada no caminho que a empresa trilhava para seu colaborador percorrer, hoje, no entanto, a trilha quem faz é o profissional e a empresa apenas oferece as ferramentas para que o colaborador identifique por onde quer ir e quais ferramentas quer utilizar para chegar lá.
Sendo assim, é fundamental que, como profissionais, tenhamos o hábito de trabalhar o nosso projeto pessoal e profissional. Assim sabemos quais oportunidades precisamos abraçar ao longo do percurso, quais comportamentos precisamos trabalhar, quais habilidades desenvolver… até finalmente chegar nossa oportunidade de ouro.
Então, pegue papel, caneta e pasta ou abra um arquivo no computador e mãos à obra!
Para elaborar um projeto de sucesso é interessante pensar nas questões a saber:
- O que o mercado precisa?
- O que eu gosto de fazer?
- E o que eu sei fazer?
Ao responder essas perguntas você descobrirá assim o que faz bem e se terá mercado para isso.
Com essas questões respondidas que tal começar a gerenciar o seu desenvolvimento? Pensando em alguns pontos:
- O que eu gostaria de fazer?
- O que não quero mais fazer?
- Quais habilidades preciso desenvolver?
- Gostaria de me dedicar mais a quais atividades de fato?
- Que tipo de relacionamentos gostaria e preciso cultivar?
Comece a desenhar a sua trajetória com essas questões e finalize o exercício escrevendo uma carta para você mesmo daqui a 10 anos. Escreva a carta e nela coloque o tipo de vida que gostaria de estar vivendo em janeiro de 2031.
Mas não esqueça a carta em uma gaveta, coloque-a na frente do seu projeto. Deixe-a no início das páginas que fazem parte do seu projeto. E sempre que for revisar ou atualizar seu plano leia a carta e veja se está no caminho certo.
Bom ano, boas atitudes, boas oportunidades, boa sorte e bom planejamento!
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre plano de gerenciamento de evolução de carreira? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Karine Gomes
http://www.criarecriar.com.br/
Confira também: O verdadeiro segredo da arte de fechar ciclos
Participe da Conversa