São tantas emoções… Trabalhar com emoções é algo complicado!
São tantos os elementos que interagem entre si para formar uma emoção que, além de interferir em nosso humor, causam outros desconfortos, físicos ou mentais.
É comum usar as palavras emoção e sentimento como sinônimos, porém elas têm significados distintos. De uma maneira geral podemos dizer que uma emoção cria um sentimento, que por sua vez, este pode criar emoções e outros sentimentos.
Resumindo:
Emoção = Reação do cérebro a um estímulo ambiental
Sentimento = Resultado de uma experiência emocional
Até 1980 acreditava-se que os pensamentos conseguiam mudar o nosso estado de espírito e nossas emoções. Contudo depois descobriu-se que o contrário também pode acontecer. Nosso estado de espírito pode mudar nossos pensamentos. O entendimento deste mecanismo é muito importante para avaliar os acontecimentos em nossa vida. Em outras palavras, o que colhemos ao longo do caminho é resultado direto dos nossos pensamentos e de nossos sentimentos.
Para facilitar, veja esta situação:
PENSAMENTOS ➤ SENTIMENTOS ➤ AÇÕES ➤ RESULTADOS
Pensamentos geram sentimentos, que geram ações e produzem resultados.
Contudo, também é válida a relação:
SENTIMENTOS ➤ PENSAMENTOS ➤ AÇÕES ➤ RESULTADOS
Sentimentos geram Pensamentos, que geram ações e produzem resultados.
Com as relações acima podemos observar que tanto nossos pensamentos quanto nossos sentimentos são responsáveis pelos resultados que obtemos em nossa vida pessoal e profissional. Portanto, se quisermos viver com qualidade, uma vida que tenha felicidade e realização, certamente devemos investir em cuidar de nossos pensamentos e sentimentos.
A melhor alternativa para cuidar de nossos pensamentos é saber identificá-los, controlá-los e cuidar para que não interfiram em nossos sentimentos, negativamente.
Isto somente será possível se atentarmos para um novo estilo de vida que nos capacita a estar atentos para os fatos quando eles acontecem. Além disso, como eles realmente acontecem e principalmente, os motivos pelos quais eles acontecem. Após examinar tais características, o próximo passo então será observar o motivo deles interferirem em nossos sentimentos.
Este novo estilo de vida, viver em atenção plena, já tem alguns séculos de experiência e sucesso. Contudo, somente agora vem tomando consistência no mundo ocidental.
O momento de adotar esta técnica é agora. Porque é fácil de se prever que muito brevemente, a infelicidade, a depressão e a ansiedade terão se tornado condição humana normal. Desse modo, tomando lugar da felicidade e do contentamento.
Se são tantas as emoções, então quais resultados você quer para sua vida?
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como trabalhar com as emoções? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/
Confira também: Você tem satisfação (de verdade) com seu trabalho?
Participe da Conversa