fbpx

Trocar muito de empresa pega mal? Orientadora de carreira responde!

Adriana Gomes, coordenadora nacional da área de Carreira e Mercado da ESPM, diz se é mito ou verdade a ideia de que muitas trocas mancham o currículo.

Trocar muito de empresa pega mal? Orientadora de carreira responde!

Trocar muito de empresa pega mal? Orientadora de carreira responde!
Por Filipe Oliveira (*)

Adriana Gomes, coordenadora nacional da área de Carreira e Mercado da ESPM, diz se é mito ou verdade a ideia de que muitas trocas mancham o currículo.

“Quem troca muito de emprego é malvisto pelos recrutadores”. Você certamente já ouviu essa frase. Mas afinal, isso é mito ou verdade? Para responder essa pergunta, o Trendings consultou Adriana Gomes, coordenadora nacional da área de Carreira e Mercado da ESPM.

De acordo com a especialista, essa ideia de que muitas trocas fazem mal ao currículo não é realidade nos dias de hoje. “Hoje em dia as mudanças são muito mais frequentes. As pessoas não são fieis às empresas, querem ter outras experiências, novos desafios e buscam a ascensão mais rápido. Hoje não é um problema.”

Contudo, a especialista – que tem mais de 25 anos de experiência como orientadora de carreira, recomenda que as pessoas passem ao menos um ano em cada organização. “A pessoa tem que permanecer na organização por pelo menos um ano para que tenha tempo de implementar algum projeto e colher resultados.”

Obviamente essa “regra” pode ser quebrada quando o funcionário não se adapta à cultura organizacional ou enfrenta outros tipos de problemas em seu ambiente de trabalho. “Estou assessorando uma moça agora que aceitou uma oportunidade e descobriu que a empresa é péssima e tem um tratamento péssimo. Então, é preciso rever caso a caso”, avalia Adriana.

E passar muito tempo em uma empresa?

De acordo com a especialista, isso também não é um problema, desde que o funcionário sinta que está evoluindo. “Se a empresa está te dando oportunidade de se desenvolver, crescer, se aprimorar, aprender, mesmo que não tenha um crescimento vertical, mas um horizontal, não há problema nenhum permanecer na empresa onde essa renovação é continua.”

(*) Filipe Oliveira é jornalista com experiência em produção de conteúdo para diferentes editorias, como: Entretenimento, Cultura, Empreendedorismo, Negócios, Inovação, Tecnologia, Automotivo. Além de mídias sociais e redação publicitária.

Link original da matéria: https://trendings.com.br/carreira/tocar-muito-de-empresa-pega-mal-orientadora-de-carreira-responde/

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como tomar a decisão de trocar de empresa ou emprego? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Adriana Gomes
http://www.vidaecarreira.com.br/

Confira também: “Por que saiu do seu último emprego?” Veja como responder ao recrutador!

 

Adriana Gomes é Mestre em Psicologia – UNIMARCO, pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicóloga, (CRP 30.133), Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community. Carreira de 25 anos nas áreas organizacional e clínica (Psicoterapia, Orientação de Carreira). Ex-vice-presidente do Grupo Catho, empresa onde atuou como Headhunter, Executive Search e Outplacement atendendo empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM – Centro de Orientação de carreira para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas. Atuou como Professora do Instituto Pieron de Psicologia Aplicada no curso de Especialização em Orientação Profissional. Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Autora dos Livros: Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira editora Qualitymark – 2014 e Mudança de Carreira e Transformação da Identidade LCTE 2008. Atualmente colunista do Jornal folha de S.Paulo na seção Negócios e Carreiras, Colunista de Carreira da Rádio Bandeirantes – Coluna Carreira em Foco, foi colunista e colaboradora no portal EXAME.com, Blogueira dos sites HSM e Click Carreira, palestrante e Diretora do site www.vidaecarreira.com.br.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa