Gestão de Pessoas: ela SEMPRE começa por Você!
Resultados e gestão de pessoas é uma fórmula que dá certo, mas saber dosar cada uma das variáveis é o grande desafio do líder.
Foco apenas em resultados, faz o time entrar no piloto automático. Gera pressão sem entendimento, cria desmotivação e falta de significado. A equipe não sente reconhecimento, aprendizado e fazendo parte da construção dos resultados.
Líderes que pensam somente em resultados e se esquecem das pessoas podem ser vistos em alguns momentos como frios, insensíveis, egoístas. Podem pensar em demasia no negócio e dessa maneira esquecer que estes são feitos por pessoas.
Por outro lado, foco total nas pessoas, nas suas necessidades e problemas pode ser arriscado. Isso porque o gestor ouve as diversas opiniões, aceita as regras serem quebradas, prazos sempre negociados, baixa performance, entendendo sua equipe. Mas perdendo em foco, processo, ritmo e entrega.
Líderes que pensam somente nas pessoas e se esquecem dos entregáveis pode perder a força com sua equipe. Pode ser visto como bonzinho, perdendo autoridade e respeito.
Mas, então, como gerar um equilíbrio oferecendo um ganha-ganha com um bom papel de gestor?
Existem muitas formas: motivar, ouvir, conhecer sua equipe, construir objetivos Smart, criar indicadores, ser um líder participativo e outras tantas questões. Mas gostaria de propor algo para reflexão:
Quer ser um bom líder com ótima gestão equilibrando resultados e pessoas? Então, comece a gestão por você.
Para gerir uma equipe de forma eficaz com bons resultados é importante o autoconhecimento. Gestores que se conhecem, possuem mais clareza de seu papel, objetivos a seguir e conquistas a obter. Sabem gerir os recursos de maneira otimizada, contribuindo assim para o negócio, para o time e para si mesmo.
Como você pode motivar sua equipe se não conhece o que te motiva? Como reconhecer e entender o que pode fazer um colaborador cair em performance, se você não conhece suas crenças que limitam suas ações e comportamentos? E como apoiar no desenvolvimento profissional de seu time se você não sabe qual caminho seguir na sua carreira?
Sócrates já dizia sabiamente: “Conhece a ti mesmo”.
O primeiro passo é entender os seus valores, crenças e motivações. Entender o que te motiva para agir e buscar seus objetivos pessoais e profissionais. Busque sua missão que faz todo o sentido de suas escolhas. Conhecendo seu propósito, pode direcionar outras pessoas a conhecerem seu valor e as motivações que os direcionam em suas metas e sonhos.
Conheça seus pontos fortes e aqueles que precisam de desenvolvimento. Entenda as atitudes que possuem, que podem gerar oportunidades no mercado e riscos. Quando você tem entendimento de suas habilidades e competências pode minimizar os impactos negativos e potencializar um crescimento em determinado objetivo.
Saiba quem são os líderes que te inspiram. Veja o que vocês possuem em comum, incomum e aprenda com eles. Pense o que faria diferente com seu perfil e experiência.
Por fim, escreva e determine suas metas e sonhos pessoais e profissionais. Você também como gestor possui uma carreira que precisa de desenvolvimento, crescimento e reconhecimento.
Com este rico material sobre você, então crie um plano de desenvolvimento com atividades, ações e recursos que vão te guiar na jornada para sua evolução e conquista de metas. Coloque prazos, busque os parceiros que vão te inspirar, desafiar e fazer de você o melhor que pode ser.
O gestor que possui autoconhecimento está ciente do quanto pode contribuir com o outro. Após todo este exercício consigo mesmo, exercite com sua equipe.
Entenda o que é importante para seus colaboradores, o que os motiva de fato. Quais são as crenças que possuem e os impedem de crescer, bater metas. Saiba o que eles fazem bem, quais fortalezas e quais pontos que precisam de um plano de melhoria.
Mas uma dica importante: faça em conjunto com sua equipe, pois desta forma, gera sinergia e o colaborador se sente valorizado. Entende que existe alguém que pode contar para desenvolver, perguntar e respeitar. Com certeza, quando um erro ocorrer, vai então aprender, gerar insights e comprometimento.
Comprometimento, por sua vez, gera foco e aumenta a motivação. O colaborador sente-se fazendo parte de um time que possui contribuição importante para o negócio. Passa a reconhecer seu papel nas atividades e projetos e assim entende que pode crescer na sua carreira. Consequência são os resultados com maior qualidade e engajamento.
A equipe será capaz de criar boas práticas e ser exemplo assim como você gestor que o orientou e guiou na jornada.
Segundo Fred Manske, o grande líder é aquele que está disposto a desenvolver as pessoas até o ponto em que elas eventualmente o ultrapassem em seu conhecimento e habilidade. Pense nisso e comece a gestão de pessoas por você.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como começar a gestão de pessoas por você? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Aline Gomes
http://www.mdifferent.com.br/
Confira também: 8 Sacadas para desenvolver sua carreira em 2021
Participe da Conversa