fbpx

Técnicas de vendas: Círculo da Influência x Círculo da Preocupação

Você vive mais no círculo da influência ou da preocupação? Você já observou onde tem concentrado os seus esforços nos últimos tempos?

Técnicas de vendas: Círculo da Influência x Círculo da Preocupação

Técnicas de vendas: Círculo da Influência x Círculo da Preocupação

Você já observou onde tem concentrado os seus esforços nos últimos tempos?

Stephen Covey, descreveu em seu livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, a diferença entre pessoas proativas e pessoas reativas. Ele explica que uma das características das pessoas proativas é que elas se concentram naquilo que elas podem influenciar. Diferentemente das reativas que tendem a se preocupar com aquilo que elas têm pouco ou nenhum poder de influência.

Em poucas palavras ele quer dizer que devemos classificar os nossos problemas entre os que podemos de alguma forma minimizar ou eliminar, e aqueles que aconteça o que acontecer não podemos mudar.

Deixa-me explicar: Você pode mudar seus hábitos de sono, alimentação, atividade física, checkups médicos regulares e muitos outros pontos em prol de uma melhor saúde. Contudo, não pode mudar sua carga genética que pode ter a predisposição a alguma doença. Ainda que você siga todos os passos em prol da saúde, pode vir a se manifestar em algum momento.

Sendo assim, estar no círculo de influência significa que apesar da genética você fará a sua parte em relação ao combo sono, exercícios, alimentação e acompanhamento médico e vai viver focado naquilo que pode mudar. O reativo não faria nada e ainda ficaria chorando sobre a falta de sorte por ter a possibilidade de desenvolver x doença algum dia.

O mesmo vale para as vendas. Apesar de a pandemia, da crise, dos impactos causados pelas medidas restritivas necessárias para conter o avanço da Covid-19 é preciso manter o círculo focado na influência. Buscar meios alternativos de vendas, inovação nos produtos e serviços oferecidos. Novas formas de se comunicar com os clientes, entregas diferenciadas… Apesar de todos os outros problemas que a nossa influência não é capaz de mudar.

Então, eu te pergunto:

  • Você vive mais no círculo da influência ou da preocupação?
  • Você encontra mais soluções ou problemas?
  • E você está disposto a mudar o foco e encontrar o seu poder de influência para mudar as coisas que você tem o poder de mudar?

Quanto mais concentrado no seu círculo de influência, menos expansão terá assim o seu círculo de preocupações e vice-versa. Portanto concentre-se naquilo que pode te ajudar a passar pelos desafios de maneira mais positiva.

Para expandir o seu círculo de influência mantenha-se informado, buscando inovações e informações que podem te ajudar a obter as melhores soluções para os seus problemas.

Então, agora faça uma lista das suas preocupações, depois divida-as entre as que você tem poder de influência e as que não pode influenciar. E imediatamente busque meios para diariamente se concentrar na lista das coisas que você consegue mudar. Coloque um plano em ação por semana para aquelas coisas que você consegue riscar da lista. E então divida entre alguns minutos por dia aquelas coisas que você consegue mudar através do estabelecimento de uma nova rotina.

Siga firme e concentrado naquilo que de fato importa!

Seja proativo!

Gostou do artigo? Quer saber mais como exercer o seu círculo de influência? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Karine Gomes
http://www.criarecriar.com.br/

Confira também: Podcast: Ferramenta de valor para informar, motivar e engajar colaboradores

 

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa