11 Sacadas para o Desenvolvimento da Educação Corporativa
O futuro do trabalho é um tema de constante discussão no dia a dia das organizações. Com o contexto de pandemia e a transformação digital, muito se troca sobre novos formatos no desenvolvimento da educação corporativa.
Segundo pesquisa do Fórum Econômico Mundial, 90% dos líderes avaliam que teremos uma lacuna das competências necessárias por causa de todas estas mudanças no modelo de negócio das empresas. Dessa maneira, 40% dos profissionais vão precisar desenvolver alguma habilidade nos próximos 5 anos.
Competências socioemocionais, desenvolvimento da criatividade e ferramentas para lidar com problemas complexos são algumas das habilidades que precisamos aprimorar. De fato, nunca foi tão importante um mindset de crescimento para você aprender a aprender.
As organizações precisam deixar suas hierarquias rígidas baseadas em controle, gerar mais confiança e colaboração. Com isso, tornar os colaboradores mais protagonistas, resilientes e autônomos é essencial para a sustentabilidade do negócio.
Então onde entram os Programas de Educação Corporativa?
Eles precisam acompanhar estas mudanças. Não é à toa que 68% das prioridades de RHs, segundo pesquisas do Gartner, estão no desenvolvimento de competências críticas e 44% no desenvolvimento das lideranças.
Com base neste contexto, algumas tendências e insights para o desenvolvimento da educação corporativa:
- Modelos personalizados com foco em life long learning – alinhar as necessidades do negócio com aprendizado constante é a base fundamental;
- Mesclar formatos – treinamentos ao vivo com plataformas digitais. Pense em pílulas de desenvolvimento multicanais;
- Utilize metodologias que provoquem o protagonismo e coloquem o colaborador no centro – compartilhe assim a responsabilidade do aprendizado;
- Utilize a tecnologia para transformar a jornada de experiência – não apenas na utilização dos dados, mas também na forma de engajamento;
- E por falar em engajamento, coloque o colaborador no centro para o desenho de trilhas de comunicação e performance no aprendizado;
- Fomentar a criação de conteúdos e boas práticas pela própria comunidade, ou seja, empodere seus colaboradores para gerar conteúdos e colaborar;
- Busque por programas que tornem seus participantes embaixadores. Um time que é apaixonado pela marca, propaga cultura e eleva assim a percepção positiva da marca. Resultado: clientes também serão impactos pela sua marca empregadora;
- Crie rituais para troca e alinhe projetos no dia a dia para desenvolvimento prático do aprendizado;
- Gameficação da experiência. Reconheça os participantes com maior engajamento. Além disso, os convide para melhorias através dos feedbacks;
- Reforce a proposta de valor nos programas. Conectar propósito gera clareza no porquê do aprendizado daquela nova habilidade.
- Faça as adaptações de acordo com a necessidade do time e do negócio. Para criar modelos você pode começar pequeno. Mas o mais importante é compreender que o aprendizado ocorre também no exemplo do dia a dia.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o desenvolvimento da educação corporativa? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Aline Gomes
http://www.mdifferent.com.br/
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