Como Ser Mulher em Tempos de Pandemia
Por Pâmela Pires (*)
O Dia Internacional da Mulher é uma data que historicamente trata de lutas e busca por direitos fundamentais para as mulheres. Entretanto, também nos traz uma grande reflexão sobre onde estamos e aonde queremos chegar.
Recentemente completamos um ano de pandemia da Covid-19 e a reflexão que faremos neste ano então é como as mulheres se sentem nesse momento, onde as jornadas se tornaram duplas ou triplas, elevando o estresse e a ansiedade. Isso porque culturalmente as mulheres são consideradas as donas do lar, sendo assim responsáveis pelos cuidados com a casa, filhos e carreira.
E hoje gostaria de convidar todas as mulheres que estiverem lendo este artigo a refletir sobre autoestima e autocuidado.
Quando falamos de autoestima logo pensamos em excesso de confiança, mas na verdade essa palavra diz mais sobre nós pois estamos falando em aceitar nossa individualidade e reconhecer nosso valor sem se comparar com outras pessoas porque somos indivíduos únicos. Pensar de forma positiva sobre quem somos e sobre o valor que temos é fundamental neste momento, por isso trago algumas dicas como:
- Escreva seus pensamentos ao longo do dia;
- Substitua os pensamentos negativos por pensamentos positivos;
- Desenvolva afirmações positivas sobre você e repita-as ao longo do dia;
- Eleve memórias positivas sobre seu passado e agradeça por ter chegado até aqui de fato;
- Se concentre no seu presente apreciando cada momento. O que fazemos hoje vai nos preparar para vivenciar nosso futuro.
E em um momento onde o cuidar é tão importante não podemos nos esquecer da importância do autocuidado, por isso eu te pergunto: o que você tem feito por você?
Se a resposta for nada porque o tempo é curto, saiba que cuidar de você garante que você cuidará melhor dos outros. Por isso reserve alguns minutos do seu dia para cuidar do seu bem mais precioso: “você”.
Você pode escolher algumas das opções, por exemplo:
- Tomar um banho relaxante;
- Meditar por alguns minutos;
- Escrever gentilezas sobre você;
- Ouvir uma música;
- Ler um livro;
- Dançar.
Yves Saint Laurent disse certa vez que com o passar dos anos aprendeu que o mais importante em um vestido é a mulher que o veste.
Comece mesmo que de forma simples a cuidar de você e mostre a todos à sua volta o seu valor como mulher.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como ser mulher em tempos de pandemia? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
(*) Pâmela Pires tem experiência profissional na área de recursos humanos, desenvolvendo e implantando políticas e procedimentos, controle de indicadores, programas de qualidade de vida, programas de treinamento presenciais e EAD, programa de estágio e aprendiz, recrutamento e seleção e cargos e salários. Coach de saúde e bem-estar na Carevolution Consultoria em Saúde & Bem-Estar.
Pâmela Pires
http://carevolution.com.br/
Confira também: Autocompaixão: Você realmente se trata com carinho?
Participe da Conversa