Desenvolva o seu negócio para vendê-lo (parte I)
Criar um negócio sem a perspectiva de um dia vendê-lo pode fazer bem mal, para você. Abrir uma empresa, mesmo que seja de prestação de serviços, sem pensar em vendê-la, irá fazer com que a quantidade de iniciativas, inovações, criações de novos produtos e investimentos seja possivelmente menor e postergada para um dia que, talvez para muitos, poderá nunca chegar.
Não olhar a sua empresa como um negócio que possui data para ser vendido também irá comprometer importantes atividades de organização, formalidades legais, criação de métodos e processos.
Pode ser que você nunca venda o seu negócio de prestação de serviços. Contudo, é certo que o número de benefícios que você irá obter ao conduzir o seu empreendimento com esse objetivo em mente é enorme. Principalmente se você definir uma data e valor que deseja pela venda.
Os ganhos serão não só em eficiência, recorrência previsível de receitas e maior lucratividade, mas também benefícios em qualidade de vida. Uma maior disponibilidade de tempo e energia para o desenvolvimento de novas soluções ou negócios. Essa estratégia poderá liberar a sua mente para a expansão das suas fronteiras profissionais.
Realizar mais e obter melhores resultados com uma carga de trabalho menor deveria ser um dos principais objetivos de todos os empreendedores. Principalmente prestadores de serviço, que também são empreendedores, mas não raro vivem como funcionários PJ de um ou poucos clientes, em uma gangorra de períodos com e sem receita, e ainda sem direito a férias remuneradas, 13º, etc.
Lembro que podemos e devemos trabalhar menos horas em atividades específicas, as tais das rotinas que nos aprisionam. Entretanto, mesmo nas atividades de lazer, nossa produtividade não cai, pelo contrário, aumenta o número de soluções para problemas existentes e novas ideias!
Ter tempo para esvaziar a cabeça abre espaço para que o novo entre.
Mais uma vez, você pode nunca vender o seu negócio, mas, se desenvolvê-lo com essa mentalidade, o seu senso de realização, felicidade e de estar sendo justamente recompensado pela sua escolha profissional irá aumentar muito. E se um dia aparecer alguém percebendo valor na sua obra e querer comprá-la?
Pode ser no mínimo a sua chance de ter de volta todos os anos de investimento. Tempo que você abdicou da sua remuneração e conforto, em prol do crescimento do seu negócio. Dependendo da sua estratégia e forma com que organizou e conduziu o seu negócio, o valor recebido poderá ser muito maior do que apenas uma compensação pelo seu esforço e sacrifício inicial.
Colocar uma data para a venda e um valor como objetivo irá acelerar a urgência para colocar em prática o necessário para alavancar o valor do seu negócio e torná-lo atrativo para a compra. Também aumentará a cobrança pela implementação de controles, processos, métodos e, principalmente, resultados.
Muitos prestadores de serviço que possuem recorrente dificuldade financeira acabam dizendo para si mesmos “ao menos, faço o que eu gosto”. Isso é um perigo, fuja deste pensamento! Um outro cuidado ao investir no desenvolvimento e crescimento do seu negócio é não abdicar de toda a sua remuneração. Pensando que, lá na frente, talvez tenha um retorno maior.
Você investir no seu negócio para fazê-lo crescer e ser atrativo é fundamental, desde que você tenha lucro hoje.
Construir uma empresa para ser vendida demanda uma forte presença de eficiência organizacional e uma menor dependência do dono. E isso é um grande desafio, principalmente para prestadores de serviço.
Aumentar ao máximo a independência do seu negócio em relação à sua pessoa, mantendo um alto nível de exclusividade, com um máximo de barreiras para se proteger da concorrência, é crítico para deixar o seu negócio atraente no mercado. Empresas com soluções artesanais não são atrativas para investidores.
Lembre-se de que, quanto maior a presença de produtos concorrentes semelhantes, mais o preço tende a cair e os clientes começam a comparar o atributo preço, uma vez que os outros são semelhantes.
A especialização traz singularidade, porém aumenta o risco da dependência do dono, o que dificulta a replicação do serviço, comprometendo também o crescimento das vendas. A velocidade desejada para escalar o negócio pode ser freada pelo nível de especialização e forte presença do dono. Aqui cabe mais uma observação importante: cuidado para não focar demais no volume das vendas, dando pouca atenção à lucratividade.
O que mantém uma empresa viva não é o montante das vendas, é o lucro no final do mês. Obter lucro deveria ser o objetivo número um de qualquer negócio. Faturamento alto pode ser muito sedutor, porém o sucesso de um negócio não é medido apenas pelo volume de vendas, mas principalmente pela lucratividade. Ainda mais para pequenos negócios de prestação de serviços, quando o dinheiro utilizado para alavancar o negócio provavelmente não virá de investidores, mas de você!
Continua na parte II…
Gostou da parte I do artigo? Quer saber mais sobre desenvolver o seu negócio para vendê-lo? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Alexandre Ribas
http://www.ttisi.com.br
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