Endomarketing: Storytelling uma Forma Poderosa de Comunicar e Engajar
Você já ouviu falar de storytelling? Em poucas palavras storytelling é a arte de contar histórias.
Nossa vida é baseada em histórias, a humanidade começa quando o homem desenvolve a habilidade de contar histórias. As histórias têm o poder de transformar e engajar as pessoas. As histórias têm poder!
Assim o ser humano, naturalmente, busca identificar histórias em diferentes situações e busca identificação com outras pessoas a partir de suas histórias.
Portanto, é possível usar as histórias para construir um mundo melhor. E se é possível criar um mundo melhor através das histórias então quem dirá uma empresa melhor?
Por esse motivo o endomarketing pode e vem usando o storytelling para engajar colaboradores e assim fazer do ambiente empresarial um mundo melhor.
Assim como nós usamos a narrativa para imprimir o que achamos sobre nós mesmos e outras pessoas, também podemos imprimir uma determinada imagem da empresa em que trabalhamos. Portanto, qual é a narrativa dos colaboradores sobre as empresas em que atuam? Essa é uma boa pista para começar a levantar informações para as próximas campanhas e comunicações.
É importante ouvir as histórias contadas pelas pessoas sobre a organização em que trabalham e então decidir sobre ressignificar ou empoderar tais histórias. Lembrando sempre que histórias significativas conseguem de fato transformar as pessoas.
Ainda é possível ir além e então perguntar: Quais são as histórias que moldaram esta organização?
Com essas informações em mãos é hora de usar todas as respostas para engajar e encantar o público, não só o interno como também o externo. Como aqui, falamos sobre endomarketing vamos então exemplificar usando situações voltadas ao público interno.
Diariamente uma empresa comunica uma infinidade de assuntos para diferentes setores e colaboradores. Com o mundo de informações disponíveis no nosso dia a dia, torna-se então humanamente impossível lembrar de tudo. Por isso o storytelling é tão incrível para contribuir com a lembrança daquilo que for essencial sobre a empresa. Conte histórias daquilo que deve ser sempre lembrado.
Para desenvolver a técnica do storytelling nas ações de comunicação é preciso seguir algumas dicas, a saber:
- Defina os personagens – pergunte-se: para quem eu quero comunicar de fato? Sobre quem eu preciso falar? Quais são os protagonistas desta história? Quem vai contar a história?
- Estabeleça o cenário e o tom da história – Onde essa ação acontece? Na própria empresa? Na casa dos colaboradores? Em um ambiente externo? E o tom da comunicação? É descontraído? Formal? Ou então Engraçado?
- Estratégia narrativa – Atualmente, a tecnologia nos permite explorar diversas maneiras para consumir os conteúdos. A história pode ser contada de maneira tradicional ou então bem inovadora e tecnológica. O orçamento e a criatividade determinam as escolhas. Pode ser através de um artigo, um podcast, um filme ou até utilizando a tecnologia de realidade virtual (aqui é possível explorar diferentes pontos de vista sobre uma mesma questão). Inove e assim seja ainda mais memorável.
- Seja diverso – quanto maior a visibilidade de grupos diferentes mais as pessoas vão se reconhecer e identificar naquela narrativa.
Para entender ainda melhor esta dinâmica, então vou deixar aqui no final alguns links com campanhas de empresas que usaram o storytelling para comunicar suas histórias:
Lego
Huggies
Dove
Coca-cola
Advanced
Usou uma abordagem incrível com os contos de fadas. Artigo em inglês, então utilize o recurso de tradução da página se necessário.
Divirta-se e comunique com a verdade a história da sua empresa!
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como criar um Storytelling? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Karine Gomes
http://www.criarecriar.com.br/
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