fbpx

10 Erros Imperdoáveis de um Líder no Home Office!

Você sabe quais são os erros imperdoáveis que um líder não pode cometer, especialmente neste momento em que os colaboradores estão em home office?

10 Erros Imperdoáveis de um Líder no Home Office!

10 Erros Imperdoáveis de um Líder no Home Office!

“O maior erro cometido por líderes é acreditarem que precisam ter todas as respostas!” (Simon Sinek)

É com esta frase que chamo a atenção no exercício da Liderança. Durante muito tempo, achei que precisava ter sim. Estar pronta para saber tudo. Estar 100% bem, esconder as minhas fraquezas. E isso só me distanciou do time, fez o comando e controle gritar alto e não crescer de fato.

Estamos vivendo algo completamente novo nas nossas vidas. O Home Office, para os negócios que podem estar em gestão neste espaço, transformaram assim o ritmo das casas. Entramos na vida e casas das pessoas e precisamos tomar alguns cuidados.

Por isso, gostaria de compartilhar 10 erros dos líderes no Home Office:

1. Home Office no contexto atual é igual a mais produtividade

A agilidade, inovação e tantos outros aprendizados nos fizeram crescer sim. Mas achar que tudo é igual e querer o dobro de performance, sabendo que existem barulhos externos, todo cuidado da família, atividades na própria casa, todo o contexto da pandemia em si. É preciso de sensibilidade e empatia do líder.

2. Comando e controle chamado microgerenciamento

Cuidado para não sufocar o seu time. Acompanhar, gerir recursos e prazos é diferente de não deixar o seu time contribuir com ideias e formas de desenvolver os projetos.

3. Não delegar ou fazer sem alinhamento

Comunicação clara, preparar o time e formas de alinhar demandas são fundamentais de fato. Soltar e querer resposta ao que se espera sem clareza ou então segurar demais a tomada de decisão de forma solitária, cria um time codependente.

4. Empatia pra quê?

Empatia é se colocar no lugar do outro, mas com qual olhar? Entenda as necessidades por trás dos comportamentos e principalmente tome cuidado com o juízo de valor.

5. Saúde emocional é responsabilidade do próprio colaborador

Engana-se quem pensa assim. A pessoa é um ser integral. Avalie com o time: as pausas, o ritmo, a gestão das emoções. Peça ajuda também para o RH ou então busque ajuda profissional. Todos estamos vivendo diversos sentimentos e fases. Por exemplo: medo, ansiedade, angústia, luto, entre tantos. Coloque o seu colaborador no centro.

6. Não comemorar as vitórias

O time precisa de senso de pertencimento e conquistas. Reafirma de fato o propósito. Cuidado com apenas as cobranças de prazos e resultados.

7. Não desenvolver a sua autoliderança

Para gerenciarmos equipes e negócios, precisamos gerenciar a nós mesmos. Autoconhecimento é a base. Conheça o seu perfil de liderança, aprenda a lidar com a sua vulnerabilidade. Trabalhe as suas soft skills e faça um plano desenvolvimento individual.

8. Síndrome do sabe tudo

Invista em você e na sua equipe. É o melhor investimento. Compartilhe boas práticas, desafios, conteúdos e cursos. Tem muita coisa boa no mercado.

9. Não se atualiza

Networking e visão de negócios são essenciais para ações práticas. Peça ajuda, troque e busque renovar as suas ideias.

10. Confio, desconfiando

Este é um dos principais erros que os líderes cometem. Construa uma base de confiança com o seu time. Conheça o seu time, cuide do seu ego. Seja humilde e esteja de fato aberto para aprender. Resultados são a consequência de um clima forte, de pessoas movidas por propósitos e pela confiança. Isso gera de fato espaço para trocas autênticas, erro como aprendizado e muito mais felicidade.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre os erros que um líder não pode cometer? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Aline Gomes
http://www.mdifferent.com.br/

Confira também: 11 Sacadas para o Desenvolvimento da Educação Corporativa

 

Aline Gomes Author
⚙️ Limonada
Aline Gomes tem mais de 25 anos de experiência em Recursos Humanos, Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Atuação em RH Estratégico de Negócios no Brasil e América Latina na Ambev, Philip Morris, Accenture e Bridgestone. É psicóloga, pós-graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão, Liderança e Inovação. Tem 5 certificações em coaching. Foi sócia da Escola Conquer, CEO da Conquer In Company, unidade para empresas de treinamentos corporativos. Hoje fundadora da Limonada (http://www.alimonada.com.br). Um hub de soluções corporativas que oferece treinamentos e consultoria para catalisar mudanças nas pessoas e empresas.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa