10 Erros Imperdoáveis de um Líder no Home Office!
“O maior erro cometido por líderes é acreditarem que precisam ter todas as respostas!” (Simon Sinek)
É com esta frase que chamo a atenção no exercício da Liderança. Durante muito tempo, achei que precisava ter sim. Estar pronta para saber tudo. Estar 100% bem, esconder as minhas fraquezas. E isso só me distanciou do time, fez o comando e controle gritar alto e não crescer de fato.
Estamos vivendo algo completamente novo nas nossas vidas. O Home Office, para os negócios que podem estar em gestão neste espaço, transformaram assim o ritmo das casas. Entramos na vida e casas das pessoas e precisamos tomar alguns cuidados.
Por isso, gostaria de compartilhar 10 erros dos líderes no Home Office:
1. Home Office no contexto atual é igual a mais produtividade
A agilidade, inovação e tantos outros aprendizados nos fizeram crescer sim. Mas achar que tudo é igual e querer o dobro de performance, sabendo que existem barulhos externos, todo cuidado da família, atividades na própria casa, todo o contexto da pandemia em si. É preciso de sensibilidade e empatia do líder.
2. Comando e controle chamado microgerenciamento
Cuidado para não sufocar o seu time. Acompanhar, gerir recursos e prazos é diferente de não deixar o seu time contribuir com ideias e formas de desenvolver os projetos.
3. Não delegar ou fazer sem alinhamento
Comunicação clara, preparar o time e formas de alinhar demandas são fundamentais de fato. Soltar e querer resposta ao que se espera sem clareza ou então segurar demais a tomada de decisão de forma solitária, cria um time codependente.
4. Empatia pra quê?
Empatia é se colocar no lugar do outro, mas com qual olhar? Entenda as necessidades por trás dos comportamentos e principalmente tome cuidado com o juízo de valor.
5. Saúde emocional é responsabilidade do próprio colaborador
Engana-se quem pensa assim. A pessoa é um ser integral. Avalie com o time: as pausas, o ritmo, a gestão das emoções. Peça ajuda também para o RH ou então busque ajuda profissional. Todos estamos vivendo diversos sentimentos e fases. Por exemplo: medo, ansiedade, angústia, luto, entre tantos. Coloque o seu colaborador no centro.
6. Não comemorar as vitórias
O time precisa de senso de pertencimento e conquistas. Reafirma de fato o propósito. Cuidado com apenas as cobranças de prazos e resultados.
7. Não desenvolver a sua autoliderança
Para gerenciarmos equipes e negócios, precisamos gerenciar a nós mesmos. Autoconhecimento é a base. Conheça o seu perfil de liderança, aprenda a lidar com a sua vulnerabilidade. Trabalhe as suas soft skills e faça um plano desenvolvimento individual.
8. Síndrome do sabe tudo
Invista em você e na sua equipe. É o melhor investimento. Compartilhe boas práticas, desafios, conteúdos e cursos. Tem muita coisa boa no mercado.
9. Não se atualiza
Networking e visão de negócios são essenciais para ações práticas. Peça ajuda, troque e busque renovar as suas ideias.
10. Confio, desconfiando
Este é um dos principais erros que os líderes cometem. Construa uma base de confiança com o seu time. Conheça o seu time, cuide do seu ego. Seja humilde e esteja de fato aberto para aprender. Resultados são a consequência de um clima forte, de pessoas movidas por propósitos e pela confiança. Isso gera de fato espaço para trocas autênticas, erro como aprendizado e muito mais felicidade.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre os erros que um líder não pode cometer? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Aline Gomes
http://www.mdifferent.com.br/
Confira também: 11 Sacadas para o Desenvolvimento da Educação Corporativa
Participe da Conversa