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Crise gera CAOS INCRÍVEL no Setor Comercial do País!

Na crise o melhor a fazer é não arriscar? Errado! Este é o momento ideal para buscar novas oportunidades, revolucionar e criar um novo segmento que ainda não foi notado por ninguém.

Crise gera CAOS INCRÍVEL no Setor Comercial do País!

Crise gera CAOS INCRÍVEL no Setor Comercial do País!

No momento da grave crise, o melhor a fazer é não arriscar? Errado!

Este é o momento ideal, para buscar novas oportunidades, revolucionar e criar um novo segmento que ainda não foi notado por ninguém.

A oportunidade está disfarçada, para que os inquietos a enxerguem além das suas evidências.

Infelizmente, não é bem assim que o mundo funciona. Grande parte dos empresários ou comerciantes permanecem estáticos e com péssimo hábito de reclamar, desprezar e fugir de tudo que esteja relacionado com o problema.

A visão deles está centrada somente no ruim. Em momento algum dispersam o seu olhar para o que acontece ao seu redor, para que possa encontrar uma nova solução.

É muito mais fácil e prático lamentar e repudiar, perdendo um tempo precioso com reclamações, pessimismo, críticas e vitimização. Uma situação totalmente inversa do pensamento da Toyota Motor, em 1946, na segunda guerra e com o país devastado.

A economia do Japão estava aniquilada e em completa escassez. A Toyota corria sério risco de encerrar as suas atividades, um período que predominou e ficou conhecido como “mercado negro”.

Qual foi a sua única saída?

Mudar a postura imediatamente, olhar para dentro e rever toda a sua forma de trabalho. Toda a sua reestruturação, modelos de sistemas e processos. E assim alteraram por completo o seu sistema, somado a uma nova gestão. Para que dessa forma encontrassem um novo caminho para a diferenciação e sucesso.

As grandes dificuldades certamente impulsionam qualquer um, tudo irá depender da nova atitude, estudo e persistência perante o problema estabelecido.

Conseguir enxergar dessa forma não significa mero otimismo ou visão distorcida da realidade. Significa a compreensão da realidade e consequentemente da nova rota que deverá seguir.

Segundo o americano, William Arthur Ward,

“O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas”.

Toda crise é motivadora, nos força a fazer escolhas que provavelmente não faríamos em circunstâncias diferentes, já Albert Einstein dizia:

“Em momentos de dificuldades, a imaginação é mais importante do que o conhecimento”.

O grande benefício das crises é justamente te obrigar a pensar diferente, tomar decisões que você jamais tomaria em um cenário pacífico.

Não espere que “alguém”, seja ele o cliente, o governo ou até mesmo um concorrente resolva para você a situação; não ouça pessimistas ou pessoas bitoladas em desgraças.

Um dia você acreditou que o seu negócio ganharia a notoriedade e levaria benefício para alguém e lucro para você. Mesmo sendo uma empresa recém-formada, sem grandes investimentos ou recursos, mesmo assim você não desistiu. Você acreditou, foi lá e abriu, contratou e conquistou clientes.

E hoje, não acredita e desiste do seu sonho passando o tempo encontrando culpados?

O segmento de buffets caminha, mesmo que em pequenos passos, para a inovação na forma de realização de eventos, engajado com a situação remota atual. Os restaurantes, lojas e afins definitivamente viram um mercado de vendas online que antes era desprezado por eles. Escolas, faculdades reinventaram o sistema EAD, adeptos ao novo sistema híbrido.

Profissionais e gestores que antes acreditavam que um trabalho remoto, home office, não funcionava viram otimizar as suas operações. Eu poderia citar muitos e muitos exemplos, mas de fato, você certamente já conhece.

Frequentemente ouço pessoas indagarem, procuro uma solução, como vou manter a minha empresa, o que vou fazer? Hoje 100% das empresas querem a mesma resposta.

O que não se dão conta é que as soluções, as oportunidades estão por toda a parte. Sejam nas ruas, parques, dentro de casa, na empresa, ou nas necessidades das pessoas. Qualquer lugar ou momento será um estopim para uma grande ideia e solução, basta você querer enxergá-la. O que não pode é ficar estagnado ou esperar que alguém resolva para você o que é da sua responsabilidade.

Olhe ao seu redor, se afaste de pessoas que só enxergam o lado ruim, ou persistem em falar sobre eles. Como diz o ditado popular, se você quer voar, ande com as águias e não com galinhas. O único responsável para dar uma reviravolta no momento de crise que vem atravessando, será você mesmo, quando parar de reclamar e tomar novas atitudes.

Estamos em um momento que sabemos ser temporário e difícil, porém dividiremos em etapas, quais sejam:

Primeira etapa

Para a mudança e crescimento é você aceitar e admitir a real situação sem ficar vivenciando o sofrimento diariamente e esquecendo de procurar solução.

Segunda etapa

É se distanciar das pessoas pessimistas que amam ver noticiários e depois disseminar que tudo está perdido, que não tem mais jeito; que todos morreram ou o País está acabado; fuja rapidamente, neste momento você precisa de luz e não de trevas.

Terceira etapa

É para você compilar todas as informações, alterações de cenário, de necessidades, desejos e mudanças de comportamentos. E então analisar e criar novas formas para atender novas demandas ou remodelar a sua empresa ou vida profissional.

Quarta etapa

É você apostar e acreditar em tudo que conseguiu extrair da sua análise e observação. É a fase para você voltar e encontrar a força gigante que está dentro de você, aquela que te faz reiniciar e acertar.

Seguindo estas etapas iniciais certamente encontrará o caminho para retorno do sucesso da sua empresa e da sua vida.

Lembre-se:

“Não há vitória sem dificuldades, não há superação sem obstáculos, não há conquista sem esforços e jamais haverá volta por cima sem se estar por baixo” (Carlos Domingos)

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como superar a crise e encontrar o caminho para retorno do sucesso da sua empresa e da sua vida? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

“Inove o seu presente e surpreenda o seu futuro.”

Adriane Yared
http://adrianeyaredcoaching.com.br/

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Adriane Yared tem mais de 28 anos de experiência na área comercial, é Mastercoach em Vendas e Liderança, Design Thinker, Mentora Comercial e atualmente Mediadora e Conciliadora Judicial do TJSP/TJPR e TRF3 e Mediadora Extrajudicial. Bacharel em Direito, Bacharel em Propaganda e Marketing, MBA Trends & Innovation, Pós-MBA em Design Thinking, Master em Design Thinking, atualmente faz Pós-graduação em Processo Civil. Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, membro da Comissão de Mediação e Conciliação – Campinas, plataformas Cloud Coaching e Mediar. Tem artigos publicados na Revista Coaching e Administradores.com. Coautora no Manual do Relacionamento com o Cliente, Coautora do livro “Fator.E o empreendedorismo como forma de transformar pessoas e empresas.” (projeto DUNA WRITERS). Seu principal propósito é o desenvolvimento dos profissionais da área comercial, liderança e solução pacífica e alternativa de conflitos, tudo integrado às diversas áreas estudadas somadas à sua expertise e experiência.
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