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Por que divulgar na mídia certa pode fazer toda a diferença na venda?

Qual a mídia certa para divulgar meus produtos ou serviços? O planejamento de mídia é indispensável para atingir o público certo na hora de vender.

Técnica de Vendas: Por que divulgar na mídia certa pode fazer toda a diferença na venda?

Por que divulgar na mídia certa pode fazer toda a diferença na venda?

No dicionário, a definição de mídia é “todo suporte de difusão da informação que constitui um meio intermediário de expressão capaz de transmitir mensagens.”

Antigamente as mídias se limitavam a impressos (de qualidade questionável por sinal) e formas presenciais de expressão. Por exemplo: teatro e apresentações em geral. Hoje, o cenário é outro e a infinidade de mídias possibilita diversidade não só no público que se deseja atingir. É possível também nas maneiras com que desejamos transmitir nossas mensagens.

O planejamento de mídia é indispensável para atingir o público certo na hora de vender o seu produto ou serviço. E é por isso que no artigo de hoje quero trazer algumas reflexões sobre esse tema.

Para isso, perguntar “Qual mídia o meu público está acostumado a usar?” é um dos primeiros passos para planejar mídias. Vale lembrar também que o local onde a mídia será consumida pode de fato modificar completamente a experiência do público. Por exemplo: a reação de um grupo em um auditório é completamente diferente da reação do consumo daquele mesmo conteúdo por uma pessoa só em frente a tela do computador ou celular.

Outra pergunta importante pode ser feita assim que definir a mídia: “Quais são os públicos que estão mais próximos desta mídia?” – afinal, os públicos mudam de acordo com a mídia utilizada. Um bom exemplo de uso prático das mídias, pensando nos públicos que as consomem é a estratégia de divulgar produtos e serviços por meio de celebridades ou influenciadores digitais. Afinal se o seu público está nas redes destas pessoas é por meio delas que você pode se apresentar.

É muito interessante também materializar o conteúdo em diferentes mídias e usando a linguagem adequada para cada uma delas. Sendo assim, as experiências que juntam mais de uma mídia, podem ser:

  • Multimídia – quando se usa diferentes mídias para apresentar um mesmo produto/serviço e assim as narrativas acabam se completando; quando o público junta as suas peças em cada uma delas.
  • Transmídia – interessante para conversar entre mídias. Usando a mesma narrativa em mídias diferentes de tal forma que uma complete a história da outra.
  • Crossmídia – Narrativas interpretadas de formas diferentes sobre um mesmo produto ou serviço de acordo com perfil do público que acessa tal mídia. Desenvolvido de maneira sólida, reforçando as informações entre elas, mas sendo autossuficiente se o consumo for por meio de uma única mídia.

Além de como e qual mídia utilizar, devemos considerar outros aspectos ao planejar mídias, a saber:

  • Lugar – Em um auditório? Na casa dos consumidores? Em qualquer lugar? Numa praça?
  • Tempo – Precisa dividi-la em episódios/ações? Quanto tempo de consumo? 10 minutos? 30 segundos?
  • Interação – O público interage com a narrativa? Seja por meio de perguntas/chamadas para a ação nas redes sociais; por meio de games ou então outras ferramentas interativas.
  • Custo – Qual o valor disponível para a execução? O público pagará algo para acessar esse conteúdo?
  • Periodicidade – De quanto em quanto tempo você realizará o projeto? Uma única vez? Semanalmente? Mensalmente?
  • Relação entre autor e comunidade – Existe a possibilidade do público interagir com o autor da narrativa criada e assim alterar o rumo e as experiências da proposta?

E por fim, use e abuse dos avanços tecnológicos para realizar a melhor e mais memorável forma de interação com o seu público. As mídias estão aí para aproveitarmos da melhor maneira possível. E a nossa criatividade pode significar o sucesso na comunicação com o maior número de pessoas dispostas a adquirir nosso trabalho!

Aproveite!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como divulgar na mídia certa? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Karine Gomes
http://www.criarecriar.com.br/

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Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
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