Criação de Anúncios nas Redes Sociais: 7 Erros que Você Não Pode Cometer!
A criação de anúncios nas redes sociais exige alguns cuidados importantes. Isso porque um erro pode arruinar toda a campanha, fazendo com que o investimento não gere o retorno esperado.
E, muitas vezes, um mísero detalhe é capaz de promover um grande estrago. Por isso, é altamente indicado que apenas pessoas devidamente capacitadas realizem este tipo de trabalho.
Vira e mexe ouço alunos e clientes dizendo: “Fiz um anúncio e depois vi que, quem curtiu meu post, era um perfil de público muito diferente do que eu tinha definido”. Dificilmente o problema foi da rede social. É quase certo que o problema foi em alguma configuração que você fez.
Confira os erros mais comuns na criação de anúncios nas redes sociais:
1) Não definir previamente qual o objetivo do seu anúncio.
Antes mesmo de começar a criar a campanha, é essencial definir porque você fará isso. O objetivo é gerar mais visitas ao seu site? Ter mais acessos em determinado conteúdo? Mostrar seu produto ou serviço para mais pessoas? OU então gerar mais vendas? Defina isso antes de tudo.
2) Clicar em “turbinar/impulsionar publicação”.
Este é um erro clássico. Não se seduza pelo botão de “turbinar” ou “impulsionar” publicação que aparece nas redes sociais. Você até consegue fazer um anúncio desta forma, mas com muito menos recursos do que pelo Gerenciador de Anúncios, no caso de Facebook e Instagram.
3) Esquecer de colocar uma data final para a campanha.
Se você não definir um dia para seu anúncio parar de rodar, corre o risco de só lembrar de pausar quando então olhar sua fatura do cartão de crédito. Só deixe a campanha de forma contínua se você estiver de fato muito consciente do que pode implicar esta decisão.
4) Querer mostrar seu anúncio para todo mundo.
Muitos anunciantes acham que quanto mais pessoas forem impactadas, melhor. E raramente isso é verdade. É preciso mostrar o anúncio para o público correto, ou seja, investir em quem realmente pode proporcionar algum retorno. Dificilmente você terá um produto ou serviço que seja de interesse do Brasil todo, para todas as faixas etárias, para as diversas formações…
5) Escolher interesses inadequados na segmentação do público.
Este é mais um erro clássico. Vamos pensar no cenário de uma empresa que quer mostrar seu anúncio para profissionais veterinários, por exemplo. E aí, na opção “Direcionamento detalhado”, digita “veterinários” e encontra isso como “interesse”. Obviamente, nem todos que têm interesse em “veterinário” são profissionais da área. Por exemplo, há pessoas que possuem animais de estimação, curtem páginas relacionadas ao universo pet (inclusive perfis e fanpages de veterinários). Então, muito cuidado na hora de analisar esses interesses, porque isso, sim, é um detalhe que pode fazer toda diferença.
6) Usar a mesma arte para todos os espaços.
Pensando em Facebook e Instagram, temos diversos espaços para veicular os anúncios: feed, Stories, coluna da direita (Facebook)… Portanto, é essencial criar as peças (artes) nos tamanhos adequado para cada local.
7) Não analisar as métricas.
É fundamental que você acompanhe de perto a performance da sua campanha. E não é para fazer isso só no final. Deixe seu anúncio rodar pelo menos 24 horas e já comece a analisar se o seu objetivo. Verifique cliques, engajamento, visualizações de vídeos, vendas… está sendo atingido de fato. Caso o desempenho não esteja bom, então interrompa-o e tente identificar qual o problema. Pode ser a arte, o texto pouco atrativo, um erro na segmentação do público, etc.
Tomando cuidado com esses 7 erros comuns, você assim aumentará muito a chance de acertar a mão na criação de anúncios nas redes sociais.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre criação de anúncios nas redes sociais? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Você conhece nossos cursos online, didáticos e práticos? Então acesse:
Redes sociais | Facebook | Instagram | LinkedIn
Almir Rizzatto
http://www.rztcomunicacao.com.br
Confira também: Qual o Melhor Dia e Horário Para Postar nas Redes Sociais?
Participe da Conversa