Autoestima Feminina: 9 dicas para Turbinar a Sua Agora!
Grande parte das mulheres continua a sofrer com problemas de autoconfiança. Muito mais do que nos homens, a autoestima feminina começa a sofrer interferência logo na infância. As meninas aprendem a vestir-se e a comportar-se de forma a serem aceitas pelo grupo e também para atrair a atenção dos meninos. Se, ao longo do desenvolvimento emocional, as opiniões dos outros passam a ter importância acentuada, as meninas aprendem a adaptar-se aos gostos dos outros. Dessa maneira perdem a sua identidade, de forma inconsciente, mas crescente.
Este é o caminho para uma vida cheia de infelicidade, dificuldades profissionais e inclusive nos relacionamentos.
Felizmente, é possível desenvolver a autoestima e perceber as próprias habilidades e competências. À medida que a autoestima cresce, cresce também a criatividade, a ambição, a saúde física e emocional e a resiliência.
A autoestima não é determinada por comparações e nem depende de aprovação. Pelo contrário, ela é a satisfação pessoal, que não é baseada na beleza, na inteligência, no estatuto social ou na popularidade. Trata-se de ser capaz de dizer a si mesma: “Eu tenho valor e mereço ser amada”.
Sem autoestima, assim que uma relação amorosa termina, a pessoa perde a confiança, perde a noção do seu valor. Pelo contrário, uma pessoa com a autoestima elevada tem consciência do que vale, independentemente dos eventos por que passa.
Compete a cada pessoa determinar os princípios que a norteiam e aquilo que dá sentido à sua vida, sendo absolutamente honesta consigo mesma. Isso implica em conhecer-se a si mesma, gostar de si. E seguir o caminho que te leve a descobrir a mulher incrivelmente iluminada que você é.
A seguir alguns comportamentos necessários para a mudança:
1. Elimine sua culpa
Perdoe-se antes de tudo. Esqueça o passado e pense no que você pode fazer a partir de hoje para construir um futuro diferente. A oportunidade de mudança está presente a cada novo segundo.
2. Não se compare com os outros
Respeite o seu processo, o seu tempo. Pare de ficar rolando o feed e se comparando com as amigas e famosos. Lembre-se que a vida real nem sempre aparece nas redes sociais.
3. Você sempre no topo da lista das suas prioridades
Coloque-se em primeiro lugar, sempre. Cuide de você antes de cuidar dos outros. Não se culpe ou se sinta egoísta por isso. Se você não fizer por você, ninguém fará.
4. Confie em si mesmo
Não espere que os outros te deem a motivação necessária para agir. Encontre forças em si para confiar nos seus movimentos e dessa maneira levar sua vida aonde você deseja.
5. Entenda o que funciona para você
Teste tudo aquilo que sempre teve vontade de fazer. Descubra o que faz sentido para você. Respeite-se nessa escolha e suas atividades deixarão de ser uma obrigação e se tornarão essenciais com o passar do tempo.
6. Agradeça e comemore as pequenas vitórias
Ser grato tem a força de cultivar melhores experiências. Quando notamos todo o bem que há ao nosso redor, somos mais felizes e assim conseguimos nos impulsionar para melhores atitudes.
7. Viva o presente
Não importa o que já foi feito ou o que irá acontecer. Então o que você pode fazer nesse momento para ser mais confiante e celebrar a sua própria existência?
8. Comece hoje, com o que tem disponível
Movimente-se de fato em direção ao que quer mudar, conquistar, transformar.
9. Procure a ajuda de um profissional
Além do apoio de amigos e familiares você pode e DEVE contar com a orientação de profissionais. Eles irão ajudá-la nessa nova mulher que você merece se tornar.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a autoestima feminina? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Ercília Canali
http://www.erciliacanali.com.br/
Confira também: O Amor Próprio e a Fragilidade dos Vínculos
Participe da Conversa