Desenvolva o seu negócio para vendê-lo (parte III)
Dando continuidade ao artigo publicado anteriormente, hoje vamos à parte III. Caso você não tenha lido as partes anteriores, então acesse: Desenvolva o seu negócio para vendê-lo (parte I) e Desenvolva o seu negócio para vendê-lo (parte II).
Uma das armadilhas no desenvolvimento de um negócio para vendê-lo é a paixão do dono pela sua área de conhecimento e atuação. Esse apego ao que se faz poderia ser comparado a pais que amam tanto seus filhos, que os criam para que nunca saiam de casa, em contraposição a criá-los para que saiam, tenham vida própria e continuem prosperando como pessoas, para terminar um ciclo e começar outro.
O apego ao que se tem pode fazer com que o empreendedor deixe passar oportunidades e veja o valor do que faz cair, uma vez que, quanto mais tempo alguém faz o que faz sem inovar e sem um investimento contínuo na diferenciação, mais novos concorrentes irão surgir, fazendo pressão para baixo nos preços.
Desenvolver um negócio com o objetivo de vendê-lo irá prepará-lo para quando o momento da mudança chegar, independentemente se for em razão da venda do negócio, crise de mercado, mudança de tecnologia, etc.
Os seguintes cuidados também são muito importantes para deixar o seu negócio ainda mais atrativo para um dia ser vendido. De quebra, essas medidas irão, no mínimo, deixar a gestão do seu negócio mais segura.
- Registrar no INPI o nome da sua empresa e dos seus produtos (nominativo e/ou misto);
- Registrar no INPI os softwares, aplicativos e similares desenvolvidos por você;
- Registrra na Biblioteca Nacional os manuais de treinamento, e-books e livros escritos por você;
- Registrar na Escola de Belas Artes os desenhos, diagramas e artes similares criados por você ou para você;
- Possuir um canal de YouTube e podcasts com marca própria;
- Publicar o seu conteúdo em blogs próprios e meios conhecidos (LinkedIn, por exemplo);
- Possuir o direito de uso de imagens utilizadas em posts, sites, apresentações de treinamento, palestras, etc;
- Possuir o direto de uso de softwares de “prateleira”, como Microsoft Office, Adobe Creative Cloud, etc;
- E possuir softwares desenvolvidos exclusivamente para a gestão do seu negócio, CRM, etc.
Conceber e desenvolver o seu negócio como se fosse vendê-lo em uma data definida, por um valor desejado, poderá trazer importantes vantagens competitivas e um grande número de ganhos para você. Essa decisão irá mudar a sua atitude frente à sua carreira e ao seu negócio. Mesmo que na data determinada você não realize a venda, ganhos obtidos na jornada aumentarão e muito a sua satisfação, realização e segurança financeira.
As sensações de protagonismo e plenitude pessoal e profissional serão maiores e mais intensas de fato. Histórias de sucesso, não raro, são construídas nos detalhes, diariamente. Não subestime o poder cumulativo das decisões e iniciativas diárias. NUNCA deixe para amanhã o que sabe que deve fazer hoje.
Não encare a sua atividade profissional apenas como um meio para você pagar as contas, encare-a como a porta para a descoberta e realização total de quem você é.
Grandes campeões costumam dizer que o prazer e a diversão estão muito mais no percorrer do caminho do que na conquista do objetivo final, por isso, comece já a construir o seu negócio com o objetivo de vendê-lo. Ao optar por esta estrada, você encontrará então mais diversão, satisfação, realização e um sucesso mais gratificante.
Gostou da última parte do artigo? Quer saber mais sobre desenvolver o seu negócio para vendê-lo? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Alexandre Ribas
http://www.ttisi.com.br
Confira também:
Desenvolva o seu negócio para vendê-lo (parte I)
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