O Poder em estar centrado!
“A Beleza está nos Olhos de Quem a Vê”
Este belo pensamento de autoria de Ramon Campoamor y Campoosorio nos remete ao pensamento de que tudo o que percebemos e valorizamos, conforme nossa percepção sinaliza, está, em potencial, dentro de nós. É o mesmo significado de uma das sete principais leis herméticas que se baseiam nos princípios incluídos no livro Caibalion, que rege todas as coisas manifestadas.
Uma das leis herméticas é a Lei da Correspondência, que diz: “Tudo o que está em cima é como o que está embaixo. O que está dentro é como o que está fora.” Significa que o que está em cima, que é o consciente, está embaixo, que é o subconsciente e o que está dentro é o mesmo que está fora e, mais importante, a perspectiva muda conforme o referencial.
De forma mais prática, em nossa vida, agimos e temos atitudes em conformidade com os nossos padrões mentais, resultados de nossas experiências. Eles se manifestam pelos nossos pensamentos, fruto de nossas crenças e se cristalizam em nossos padrões.
Conforme o nosso nível de exposição a experiências, passamos a ter uma percepção de realidade distinta, que somadas aos limites e exposições aos quais fomos submetidos estabelecem as nossas crenças que se constituem nas nossas verdades, obviamente diferentes das verdades de outras pessoas, considerando que cada qual é distinto em suas percepções e interpretação da realidade.
Há pessoas que ficam encantadas quando veem um colorido pôr do sol, em uma tarde quente, em um instante lusco-fusco e outras nem sequer observam o sol e nada sentem em relação a isso, mas se enternecem diante de um bebê que dorme um sono tranquilo.
Curiosamente, não só a beleza está nos olhos de quem a vê, mas também o feio, o grotesco, o fútil, o mau gosto.
Em princípio se nos incomodamos com pessoas agressivas, é certo que no mais profundo do nosso ser, somos também agressivos, senão não nos importaríamos. Uma pessoa extremamente ciumenta, medrosa, no seu íntimo não merece crédito, pois crê que todas as pessoas são como ela. Alguém que vê maldade em tudo e em todos, além das viseiras absorvidas no processo educacional, percebe as pessoas com essa maldade que carrega em seu coração.
Quer escolhamos ou não, vivemos em um mundo com muitas mudanças e há os fanáticos, os excessos, as minorias que querem, por força, fazer prevalecer suas crenças, muitas vezes limitantes e não compreendem que há um fluxo natural das mudanças na medida em que as pessoas crescem, buscam conhecimentos, amadurecem e passam a ter um maior discernimento para definir seus valores fundamentais e a partir deles fazer escolhas e tomar decisões.
Um bom caminho para não padecermos pela ingenuidade ou imaturidade é buscarmos o centramento, estar centrado. Em síntese é nossa conexão com as energias positivas e equilibradas do nosso corpo, da nossa mente e das nossas emoções.
A pessoa centrada tem a condução da sua vida. Não fica reclamando de tudo e de todos. Não atribui culpa a ninguém. Assume suas responsabilidades, pensa e age proativamente. Além disso, vê o mundo como ele é, flui em alta frequência de energia.
Estar centrado é estar em estado de presença. Estar em estado de presença é não se abalar com estímulos, nem transformar suas interpretações em realidade, sofrendo desnecessariamente por viver em uma pseudorealidade. Nem fazendo-se de vítima para justificar sua insanidade, mesmo que momentânea.
Estar centrado é conectar-se com a energia universal que flui e é acessível por meio de meditação, oração, contato com a natureza. Ou simplesmente deixar os pensamentos fluírem sem se importar com eles e concentrar-se para atingir esse caminho de equilíbrio.
Participo de um grupo que defende a prevalência dos valores, construindo templos à virtude e a condenação aos vícios. Há todo um esforço em cada qual viver em consonância com esses princípios fundamentais.
Nossa empresa carrega em seu bojo esses princípios fundamentais, que acreditamos como verdadeiros. Entre os quais destaco a integridade, a confiança, a transparência e o comprometimento com os objetivos da empresa. As pessoas que buscamos vivem esses valores, pois fazem parte do nosso esforço. Acreditam que o respeito e a valorização das pessoas são a base para o êxito de qualquer empreendimento.
Há um grande aprendizado com todas as mudanças de cenário, com a alteridade, respeito às diferenças, valorização cada vez maior da humanização, a liderança por exemplo, embora há exageros de algumas pessoas que ainda não cursaram a universidade da vida, focadas ainda em processos e diplomas, não sabendo ainda se posicionarem devidamente, presas ao gosto e não gosto, como se o mundo a elas se deveria curvar. As coisas são como são, o mundo é como é, a nossa realidade é difícil, estamos diante de um novo normal que não sabemos ainda qual é ou qual vai ser e quanto menos Fake News ou mi, mi, mis, melhor.
Gostei muito de um texto que li na internet de Eli Michael, do qual ousadamente empresto para essa reflexão algumas de suas frases:
“O sabor da vida depende de quem o tempera.
Quando você tem consciência do seu valor, não é qualquer coisa que te satisfaz, muito menos qualquer coisa que te atinge.
As pessoas só enxergam aquilo que querem enxergar, por isso pare de justificar, explicar e se desgastar.
Não espere atitudes nobres de pessoas pobres de espírito e imaturas
E por último…
Chique é ser feliz, elegante é ser honesto, bonito é ser caridoso, sábio é ser grato e o resto é inversão de valores.”
Torço para que em sua vida haja tanta beleza, tantos momentos felizes que ao final da jornada os dissabores tornam-se insignificantes diante de tanto que há para agradecer ao invés do que há para reclamar.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como estar centrado e conectado às energias positivas? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Reinaldo Passadori
https://www.passadori.com.br/
Confira também: Transparência – Um dos Principais Valores no Mundo dos Negócios
Participe da Conversa