O Terceiro Lado da Venda
Foi assim que intitulei a palestra que fui convidada a ministrar para uma equipe de vendas de uma renomada empresa na minha região. Ao levantar a necessidade específica da organização e ao desenhar o roteiro, incentivei-os a trazer todos os gestores para o evento. Afinal de contas, gostemos ou não, todos somos negociadores.
Há uma geração atrás, predominava o sistema hierárquico de tomada de decisões: a pessoa no topo da pirâmide – na família, na empresa, na política – determinava e quem estava na base seguia as ordens.
Hoje, com organizações mais horizontais, com o boom da internet, a rapidez nas inovações e na obtenção de informações não é mais possível simplesmente dar ordens. Invariavelmente seremos questionados e interpelados. Para conseguir o que queremos, em qualquer âmbito da vida, somos obrigados a negociar.
Negociar é uma via de mão dupla.
É o poder de influenciar o outro para que ele pense e aja de acordo com aquilo que nós queremos. É buscar o SIM para aquilo que nós propomos. E isso só é possível se formos capazes de ver para além das posições e focar nos interesses. Para conhecer os reais interesses, precisamos enxergar para além do empresário campeão que está à nossa frente e ser capazes de conectar com o ser humano que está por trás das palavras que profere.
E para que isso aconteça, precisamos antes de mais nada ser capazes de identificar:
- O que eu quero?
- O que realmente eu quero dessa negociação?
- E o que é mais importante?
- O que isso irá me proporcionar?
Eu só consigo enxergar o que tem de valioso para o outro, se antes puder identificar o real valor para mim.
Eu só posso escutar atenta e genuinamente o outro, escutar suas necessidades mais profundas, se antes eu puder silenciar os meus ruídos internos e distrações e puder me conectar com meus sentimentos e emoções.
Tudo isso para dizer, que o terceiro lado da venda sou eu: com meus valores, meus interesses, minhas habilidades, dificuldades, com aquilo que eu gosto de fazer, e o que eu procrastino, com meus constructos de pensamento, com a minha luz e, principalmente, minha sombra.
Por isso, antes de buscar o SIM do outro, preciso dizer SIM pra mim.
E desse SIM INTERNO, genuíno, verdadeiro, límpido, sincero, sustentado pela realidade e por uma consciência ampliada, depende o futuro da humanidade.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o terceiro lado da venda? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Liz Cunha
https://www.lizcunha.com.br/
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