Expectativa x Realidade: Redes Sociais não promovem milagres para negócios
O potencial inegável das redes sociais hoje em dia faz com que alguns empreendedores confundam expectativa com realidade. Entre os milagres mais desejados estão um aumento surreal – num curtíssimo espaço de tempo – no número de seguidores, no engajamento dos posts e nas vendas através de Instagram, Facebook e Linkedin, por exemplo.
Esses resultados até podem ser alcançados. Contudo, normalmente, isso só acontece quando há uma verba de mídia envolvida. E aí surge uma primeira desilusão por parte das marcas. Muitas acreditam que basta contratar um profissional especialista em redes sociais para o negócio explodir. Não funciona assim. Social media não é milagreiro.
Antes de qualquer coisa, é preciso entender que o alcance orgânico das redes é cada vez mais baixo. Ou seja, aquele post superbem produzido, que foi “apenas” publicado na página e/ou no perfil, srá visto por um número muito reduzido de pessoas (a não ser que o conteúdo viralize). Hoje, para impactarmos nossos próprios seguidores, é preciso fazer anúncios.
Com exceção de contas de grandes marcas e personalidades, que já contam com uma boa audiência, todo negócio precisa ter uma verba para mídia paga. Só assim haverá um número expressivo de usuários alcançados, o que refletirá em aumento de seguidores e vendas.
Então, antes mesmo de começar uma atuação profissional nas redes sociais, faça uma análise de suas necessidades. Pense, inclusive, em contar com ajuda profissional, seja de um freelancer ou uma agência. Assim, você terá a direção para os melhores caminhos, poupando seu tempo e dinheiro.
E lembre-se, claro, de já definir um valor mensal para mídia. Só assim você aproximará suas expectativas da realidade.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como aproximar suas expectativas à realidade ao promover o seu negócio nas redes sociais? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Almir Rizzatto
http://www.rztcomunicacao.com.br
Confira também: Como Produzir Conteúdo para Redes Sociais de Forma Fácil e Constante
Participe da Conversa