fbpx

Qual é afinal o Objetivo de Praticar Meditação Mindfulness?

Há inúmeras práticas de meditação com diferentes finalidades, e é muito comum que se faça confusão quanto ao objetivo de meditar e o que esperar da prática.

Qual é afinal o Objetivo de Praticar Meditação Mindfulness?

Qual é afinal o Objetivo de Praticar Meditação Mindfulness?

Existem inúmeros tipos de práticas de meditação com diferentes finalidades, e é muito comum que algumas pessoas, se não a maioria, faça confusão quanto ao objetivo de meditar, e consequentemente sobre o que esperar da prática.

Dentro desse universo rico e amplo é natural que encontremos práticas com objetivos distintos. E, quando falamos de mindfulness, estamos falando de uma jornada que tem por objetivo nos levar a equanimidade por meio da auto-observação.

Essa jornada nos levará a um caminho de autoconhecimento e autoentendimento de quem somos, e muitas vezes isso não é nenhum pouco confortável.

Associar a meditação a algo gostoso, relaxante e confortável é muito comum, mas a real é que meditar é uma atividade que treina a nossa mente. E treinar a mente é como domar um cavalo selvagem, ou seja, não dá para esperar que esse processo seja muito gostosinho.

Entender sobre si mesmo, pode ser em alguns momentos prazeroso, mas em outros não.

Tendo como foco da meditação mindfulness a autoinvestigação que nos levará ao desenvolvimento da equanimidade, duas ideias preconcebidas sobre a meditação já podem ser descartadas, a saber:

  1. Meditar não é não pensar. Para investigarmos sobre quem somos, o pensamento como objeto da meditação é bem-vindo;
  2. Meditar não é alcançar um estágio para “sair do corpo”. A presença no corpo, com tudo que o corpo nos oferece como objeto para meditar é fundamental e necessária.

As práticas de meditação nos treinam para uma qualidade mental mais equânime, mais equilibrada, onde cada emoção presente pode ser vivenciada exatamente como é. Sem que para isso haja a necessidade de reagir contra ou favor.

Quando treinamos nosso “cavalo selvagem” temos uma mente aliada. Uma mente que não está mais solta fazendo tudo o que quer e nos levando para estados mentais prejudiciais.

Assim como o treino do corpo, treinar a mente não é um processo que só nos trará prazer, não é uma tarefa fácil. Mas os benefícios que podemos colher por desenvolvermos uma mente treinada são infinitamente superiores a qualquer desconforto ou dificuldade que a prática pode nos apresentar.

Se você quer iniciar nesse caminho, o qual recomendo fortemente, saiba que começar é muito simples. Você pode usar um aplicativo para te guiar, áudios de podcasts, do Youtube. Pode começar por um retiro curto de meditação. Pode começar por um livro que ensine as técnicas. E pode fazer um curso, se juntar a um grupo que já medita… Enfim, são inúmeras as possibilidades para iniciar e se manter no caminho de desenvolver uma mente mais equânime e equilibrada.

Lembre-se que o objetivo da prática não é alcançar um estado de leveza e relaxamento, o que até pode acontecer, mas não é a real intenção. Aliás, esse tipo de expectativa costuma ser um dos principais fatores que leva a maioria das pessoas a desistir de praticar.

E quando pensar em desistir, lembre-se também que é só o seu cavalo selvagem se rebelando, e se debatendo para não ser domado.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a prática da meditação mindfulness? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Silvia Cavalaro
https://www.silviacavalaro.com.br/

Confira também: Como a Prática de Meditação pode Ajudar na Prevenção da Covid?

 

Sílvia Cavalaro tem 7 anos de experiência como profissional de Comunicação e Marketing, e 9 anos de experiência na área de Desenvolvimento Humano. Coach especializada em Direcionamento e Desenvolvimento de Carreira, Consultora em parceria com Sher Consultoria e Treinamento, Analista Comportamental pela Universidade Quantum Assessment, Instrutora de Mindfulness pela UNIFESP atuando em parceria com Centro Paulista de Mindfulness. Formação acadêmica em Comunicação Social pela Universidade Paulista e especialização em Marketing de Serviços pela Fundação Armando Álvares Penteado. Criadora do Programa Carreira e Vida com foco em direcionamento de carreira. O programa é fundamentado em três pilares principais: Qualidade de Vida, Carreira com sentido/propósito e Clareza para escolhas conscientes e sustentáveis.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa