Empatia: Uma força que nos une!
Cada pessoa vive de uma forma própria e única. Para conseguirmos nos relacionar de forma positiva, precisamos então aprender a nos colocar no lugar do outro, ser empático(a). A empatia permite o desenvolvimento de laços positivos, duradouros e construtivos. Com esta habilidade, pessoas se sentem acolhidas, consideradas e respeitadas. São através de vínculos empáticos que conseguimos de fato realizar mudanças.
A empatia é uma habilidade social de se colocar no lugar do outro sem julgamento, tentando assim compreender sentimentos e emoções. Procurando experimentar de forma objetiva e racional o que outro indivíduo sente.
Esta habilidade inclui a consideração pela experiência da outra pessoa, seus sentimentos, necessidades e desejos.
Quando exercitamos a empatia, então observações são feitas ao invés de avaliações, sentimentos expressados ao invés de opiniões, e identificação de necessidades ao invés de sugestões.
De acordo com Theresa Wiseman, a empatia é composta por quatro atributos:
- Ver o mundo como o outro;
- Sem julgamentos;
- Compreender o sentimento do outro;
- Comunicar este entendimento.
A empatia é demonstrar que você está do lado da pessoa, você não está lá para consertar, sugerir ou sentir pelo outro, mas sim para compreender, escutar e acolher.
Seguem abaixo 5 dicas de como podemos ser mais empático(a), a saber:
- Deixe de lado sua opinião e tente ver as coisas pela perspectiva da outra pessoa. Como o outro enxerga determinada situação de fato?
- Reconheça que existe outra forma de ver e viver além da sua – e nenhuma delas está certa ou errada. Observe as diferenças, sem rotular se é bom ou ruim.
- Em conversas com pessoas, evite expressar sua opinião e foque nos seus sentimentos, desejos e necessidades. Valide as experiências e visões diferentes. Comece com frases como, por exemplo, “Eu sinto que…”
- Aprenda a escutar. A escuta ativa inclui estar totalmente presente e consciente de cada palavra falada.
- Pergunte aos outros como eles entendem e avaliam situações na vida. Dedique então alguns minutos do seu dia perguntando aos outros sobre suas experiências.
A cada dia, se pergunte: se eu calçasse os sapatos da pessoa ao meu lado, como seria? O que sentiria então? O que, de fato, eu perceberia de diferente? Quais seriam os aspectos positivos? E negativos?
Pense então em como incluir estas dicas no seu dia a dia e perceba como seus relacionamentos podem se transformar!
“Todo mundo está enfrentando uma batalha que você não sabe nada a respeito. Seja gentil com todo mundo – sempre!” (Ian Maclaren)
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como ser empático(a)? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Sharon Feder
http://carevolution.com.br/
Confira também: O que pode roubar energia do nosso corpo através da Alimentação
Participe da Conversa