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4 Competências Fundamentais para Alavancar o Seu Futuro!

O Processo de Coaching trabalha muito fortemente as questões das competências. Confira 4 competências pessoais e de liderança fundamentais para alavancar o seu futuro.

4 Competências Fundamentais, Pessoais e de Liderança, para Alavancar o Seu Futuro! 

4 Competências Fundamentais, Pessoais e de Liderança, para Alavancar o Seu Futuro! 

Sabemos que o processo de coaching trabalha muito fortemente as questões das competências, e temos muitas se fizermos um inventário das competências.

Hoje quero contribuir com o nosso banco de competências, acrescentando mais quatro, que na visão da psicologia apreciativa são fundamentais.

Essas quatro competências são fundamentais quando aplicadas na Descoberta, no Sonho, no Planejamento e para o futuro, a saber:

1ª) Competência Afirmativa:

A organização se baseia na capacidade humana para apreciar possibilidades positivas focalizando seletivamente os pontos fortes, sucessos e potenciais atuais e passados. Assim, ao nutrir a competência afirmativa, os líderes de uma organização de alto desempenho comemoram as conquistas dos membros, direcionando a atenção para os pontos fortes deles como fonte de vitalidade da organização.

2ª) Competência Expansiva:

A organização desafia os hábitos e práticas convencionais, provocando os integrantes a experimentarem ao máximo e faz promessas expansivas que os desafia, de fato, a se ampliarem em novas direções. Dessa maneira, evoca um grupo de valores e ideias mais elevados que os inspiram a ter um envolvimento intenso.

As organizações de alto desempenho criam uma visão que desafia os integrantes encorajando-os a ir além das formas conhecidas de pensamento, elas provocam os membros a irem além do que parecia ser os limites razoáveis.

3ª) Competência Generativa:

A organização constrói sistemas integrados que permitem aos membros verem o resultado de suas ações, para assim reconhecerem que estão fazendo uma contribuição relevante e para experimentarem uma sensação de progresso.

As organizações de alto desempenho inspiram os melhores esforços dos membros. Seus sistemas incluem um feedback elaborado e oportuno para que os membros sintam que estão contribuindo para um propósito significativo. Em particular isto é importante para que as pessoas experimentem o progresso, vejam que suas tarefas rotineiras fazem a diferença.

Quando os membros percebem que seus esforços estão contribuindo para a realização do objetivo desejado, então se torna mais provável que tenham uma sensação de esperança e empoderamento.

4ª) Competência Colaborativa:

A organização cria fóruns nos quais os membros se envolvem no diálogo contínuo e dessa maneira trocam diversas perspectivas para transformar sistemas. Sistemas colaborativos que permitem que assim diálogo promova a articulação de múltiplas perspectivas e encoraja o debate contínuo e ativo. A organização de alto desempenho cria o ambiente que promove a participação e planos de trabalho altamente comprometidos.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre as competências fundamentais, pessoais e de liderança, para o futuro? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Iússef Zaiden Filho
http://www.izfcoaching.com.br/

FONTE: COOPERRIDER, David L., WHITNEY, Diana, STAVROS, Jacqueline M., Manual da Investigação Apreciativa, Ed. Qualitymark, 2009, pg. 229.

Confira também: Necessidades Humanas e a Relação com o Desenvolvimento Psicológico

 

⚙️ IZF Coaching
Iússef Zaiden Filho, Palestrante, Advogado, Professor, Filósofo, Sênior Coach, e Consultor Master of Science in Emergent Technologies in Education, pela Must University, Flórida, USA, Direito pela Universidade São Francisco, Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, MBA em Gestão de Processos Industriais-UNICAMP especializado em Desenvolvimento Gerencial, Negociação e Logística pela FGV-SP, Liderança pela FranklinCovey USA, Sênior Coach e Carreira, certificado internacional pelo ICI (Integrated Coaching Institute), Coaching de Excelência e Negócio, pela Academia Emocional, em Franquias pela Franchising University, Empreendedorismo pelo Empretec/SEBRAE, Agente do terceiro Setor, Escola Aberta do Terceiro Setor. Sênior Coach, advogado, filósofo, sócio proprietário da IZF Coaching e Desenvolvimento Humano, como consultor parceiro da Giovanoni Internacional Consultoria, Parceiro de Negócios com a YouUp e INV de Portugal com João Catalão e Ana Penin, Professor dos cursos de MBA, Franklin Covey School Brasil, Sustentare Escola de Negócios Joinville e Trecsson/FGV Escola de Negócios do Paraná, Colunista da Revista Coach Me, coautor do livro Empreendedorismo para Jovens, Editora Altas, Diálogos de Gestão, JML Editora, Fator E, Duna Wrietrs e participações nos livros Ferramentas de Coaching, edição Portuguesa e Atitude UAU me, edição Brasileira, todos dos autores João Alberto Catalão e Ana Penin. Foi consultor da FranklinCovey Brasil e Triad PS, por mais de 10 anos, e presidente do IMTEF Instituto Meus Tostões de Educação Financeira) OSCIP, e da ONG Embaixadores da Prevenção Trabalhou, durante 25 anos em duas grandes corporações, como a Johnson & Johnson e Unilever.
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