NICHO: O Pulo do Gato para Alavancar seu Negócio no Digital
Basta abrir qualquer rede social para sermos bombardeados com anúncios de produtos e serviços. Isso não seria um problema se a maioria não oferecesse praticamente as mesmas soluções, sem nenhum diferencial, de fato.
Então, como se destacar neste mercado tão comoditizado? Como você pode tornar a sua marca referência e fazê-la ser vista como autoridade na área digital? Estas são aquelas perguntas de 1 milhão! Mas eu digo, por experiência própria, que definir um nicho pode promover este tipo de resultado.
Logo nos primeiros anos da minha agência, quando oferecíamos serviço de assessoria de imprensa, tivemos (coincidentemente) uma sequência de três clientes na área de coaching. Depois, atendemos uma entidade renomada nesta área.
Com isso acabamos nos especializando neste setor, o que despertou assim a atenção de muitas outras empresas e profissionais coaches. Passamos então a ser procurados e cobiçados por quem trabalhava na área. Sabe aquela máxima de parar de vender e começar a ser comprado? Pois é, vivemos isso.
E por que isso aconteceu?
Simples: o mercado de coaching começou a ver minha agência como uma especialista nesta área. Viramos assim uma referência. Autoridade! E isso gera segurança, credibilidade, promove vendas e resultados com facilidade.
Podemos fazer uma alusão com uma situação pessoal, por exemplo. Imagina que você precisa fazer uma cirurgia no joelho. Quem você prefere que te opere? Um clínico geral ou um ortopedista?
O mercado está cheio de generalistas. Todos fazendo mais do mesmo. Então, as marcas que não tiverem algum diferencial, que não oferecerem alguma solução customizada para um público ou uma dor em específico, tendem a ser apenas mais uma.
Agora reflita de que forma o seu negócio pode nichar. E acredite: isso pode ser de fato o pulo do gato para a sua empresa.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como definir o nicho para alavancar seu negócio no digital? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Almir Rizzatto
http://www.rztcomunicacao.com.br
Confira também: Expectativa x Realidade: Redes Sociais não promovem milagres para negócios
Participe da Conversa