fbpx

A Humanidade está (de fato) em busca de Sentido?! (parte III)

O homem revela-se como um ser em busca de um sentido. O esvaziamento dessa busca explicita muitos males de nosso tempo.

A Humanidade está (de fato) em busca de Sentido?! (parte III)

A Humanidade está (de fato) em busca de Sentido?!

Dando continuidade ao artigo publicado anteriormente, hoje vamos à parte III. Caso você não tenha lido as partes anteriores, então acesse: A Humanidade está (de fato) em busca de Sentido?! (parte I)A Humanidade está (de fato) em busca de Sentido?! (parte II)

“Se quero me tornar o que eu posso, então preciso fazer o que eu devo. Se quero me tornar eu mesmo, então preciso realizar tarefas e exigências concretas e pessoais. E se o homem quer chegar ao seu si mesmo, então o caminho passa pelo mundo”. (Viktor Frankl)

Em 1921, (entre 15/16 anos) Viktor Frankl ministra a sua primeira palestra intitulada: “Sobre o Sentido da Vida”. Nessa época interessou-se também pela hipnose. Nessa fase já era capaz de hipnotizar. Posteriormente chegou a utilizar essa técnica em uma situação de emergência para ajudar a operar uma paciente sem anestesia quando trabalhou no Hospital Rothschild.

Tornou-se engajado com a juventude socialista da Áustria. A revolução russa era uma novidade, o socialismo trazia consigo a promessa de um mundo mais igual e reunia jovens em todo o mundo. Viktor apresenta discordâncias com essa visão de mundo e acaba por abandonar esses ideais.

Viktor nunca apresentou a Logoterapia como sendo uma teoria perfeita e pronta, mas como uma plataforma aberta que poderia receber contribuições tanto de outras teorias como de outros logoterapeutas que viriam a contribuir no futuro.

Essa postura de humildade intelectual de Viktor serve para muitos intelectuais que acreditam ser os detentores do conhecimento supremo, menosprezando outros saberes e a contribuição de outras pessoas. Mais humildes = mais sabedoria.

Em 1924, aos 19 anos, Viktor começa a estudar Medicina. No mesmo ano, o seu ensaio sobre “Os movimentos mímicos da afirmação e negação” é publicado no International Journal of Psychoanalysis (IJP), por indicação do próprio Freud. Em 1925, o seu artigo “Psicoterapia e Cosmovisão” é publicado também no IJP, de Adler. Viktor está envolvido com a Psicologia Individual e se esforça para explorar a fronteira entre a Filosofia e a Psicoterapia, focado na questão dos sentidos e dos valores.

“O homem revela-se como um ser em busca de um sentido. O esvaziamento dessa busca explicita muitos males de nosso tempo. Como pode então um psicoterapeuta se recusar a priori a ignorar os gritos existentes por um sentido para a vida e defrontar-se com as neuroses de massa dos dias atuais?” (Viktor Frankl)

Infelizmente os jovens não têm espaço para falar o que pensam, sonham, as suas fraquezas, os seus limites, os seus talentos, etc. O Ensino nas Escolas e Universidades não propiciam estes espaços. O diálogo através dos Meios Virtuais, dificulta o autoconhecimento.

Muitos jovens já se encontram com quadros de depressão, ansiedade, uso de medicação, álcool, drogas, etc. Eles precisam buscar o sentido da vida no dia a dia, superando os desafios e refazendo assim o seu caminho com mais disciplina e determinação. Uma nova proposta pedagógica deve existir a partir da Logoterapia.

“Com as vivências infelizes (ou improdutivas) não só nos enriquecemos, mas também nos tornamos mais profundos e, na maioria das vezes, chegamos até a crescer nelas e nelas amadurecer”. (Viktor Frankl)

Até o próximo encontro!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Logoterapia e a busca de sentido? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Elizabeth Kassis
Coluna Tudo Azul

Referências: Wikipédia, Página Oficial: www.univie.ac.at/logotherapy/ , Viktor E, Frankl (1984), Alberto Nery.

Confira também:
A Humanidade está (de fato) em busca de Sentido?! (parte I) 
A Humanidade está (de fato) em busca de Sentido?! (parte II)

 

Filha da Luiza, meu maior exemplo, minha verdadeira fonte de inspiração de todos os dias. Empresária focada no desenvolvimento de Pessoas, Grupos e Organizações dos principais Setores da Economia. Engenheira de Produção – Universidade Mackenzie com Pós-Graduação em Administração Financeira e Orçamentária – FGV, Marketing de Varejo – USP e Desenvolvimento Empresarial – INSPER. Atuou como Executiva no Mercado Financeiro durante 24 anos. Líder e agregadora, focada em resultados. Conviveu em ambientes multiculturais, competitivos, inovadores e globais. Atuou durante seis anos como Conselheira Consultiva do Banco de Investimentos LLA ANDBANK. Trabalha com Hunting, Aplicação de Assessment, Mentoring, Escritora, Professora e Palestrante. Tem Especialização em Formação de Líderes, Consultores e Facilitadores – ADIGO. Certificada no Instrumento MBTI Step I e II – Fellipelli. Certificada no Projeto Emotions – Relações Interpessoais e Inteligência Emocional, Gerenciamento de Estresse – Tomada de Decisão – Fellipelli. FIRO B – Fellipelli e Técnico Master Disc – Sólides.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa