Acreditar em si mesmo: Por que você precisa começar a fazer isso HOJE?
Ao longo do tempo eu venho acompanhando o trabalho de John Maxwell com relação à liderança e percebo que seus trabalhos estão de acordo com nosso tempo, ele é um autor que sempre procura atualizar sua pesquisa, trazendo para o dia de hoje essas atualizações.
Hoje, quero compartilhar com vocês um dos nossos maiores sofrimentos, ou seja, o maior sofrimento do ser humano, de acreditar em seu potencial, de reconhecer seus talentos, e poucos têm essa habilidade.
John Maxwell, nos dá dicas valiosas sobre acreditar em si mesmo, principalmente nesse tempo que estamos vivendo na pandemia do Covid-19, e com certeza vamos passar de fase e precisamos estar preparados para isso. Então vamos ler o que foi escrito por ele sobre esse assunto.
“Uma coisa é acreditar que você tem um potencial extraordinário. Outra coisa é ter fé suficiente em si mesmo de modo a achar que pode cumpri-lo. Em se tratando de acreditar em si mesmas, algumas pessoas são agnósticas! Isso não só é uma vergonha, mas também as impede de se tornarem aquilo que poderiam ser. O psicólogo e filósofo William James enfatizou que ‘existe somente uma causa para o fracasso humano. É a falta de fé do homem em seu verdadeiro eu’.
As pessoas que acreditam em si mesmas conseguem empregos melhores e têm melhor desempenho do que aquelas que não acreditam.
Martin Seligmam, professor de psicologia da Universidade da Pensilvânia, realizou uma pesquisa em uma grande companhia de seguros de vida e então descobriu que a equipe de vendas que esperava ter sucesso vendeu 37% a mais de seguros do que os vendedores que não esperavam o sucesso.
O impacto de quando acreditamos em nós mesmos começa cedo. Alguns pesquisadores afirmam que se tratando de sucesso nos estudos, há uma maior correlação entre autoconfiança e realização do que entre QI e realização.
O Advogado e especialista em marketing Kerry Randall observou: “Pessoas bem-sucedidas acreditam em si mesmas, principalmente quando os outros não acreditam.” Isso fica evidente nos esportes. Técnicos disseram-me que a autoconfiança nos jogadores é, sobretudo, importante em jogos tensos. Durante o aquecimento, alguns jogadores querem a bola. Outros querem se esconder. Os que querem a bola são os autoconfiantes, como Namath, que ficou com a bola até o último segundo durante um jogo de basquete entre os alunos do ensino médio na qual sua equipe estava um ponto atrás. Embora o principal pontuador de sua equipe continuasse gritando “passe a bola para mim!” Namath foi frio como sempre e fez a jogada da vitória quando a campainha soou.
As pessoas que têm confiança, vivem segundo o credo que dizem. Está pendurado na parede do escritório do jogador de golfe Arnold Palmer:
Se você acredita ser um derrotado, você é.
Se você acredita não ter coragem, você não tem.
E se você quer vencer, mas acha que não pode, é quase certo que não vencerá.
As batalhas da vida nem sempre vão para o homem mais forte ou mais rápido, contudo, mais cedo ou mais tarde, o homem que vence é o que pensa que pode.
“Somente acreditando em si mesmo, é que você poder atingir seu potencial.”
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre acreditar em si mesmo? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Iússef Zaiden Filho
http://www.izfcoaching.com.br/
Confira também: 4 Competências Fundamentais para Alavancar o Seu Futuro!
Participe da Conversa