A única certeza que temos é a MUDANÇA!
Se tem uma coisa que a Nova Economia tem nos mostrado nos últimos anos é que a única certeza que temos neste momento da história é que a mudança tem se tornado cada vez mais rápida e inevitável. E antes de ficar apavorado(a) com tal constatação, calma, a boa notícia é que você pode usar todas essas transformações a seu favor e evoluir junto com elas.
Para quem pensa que empreender é apenas glamour… boa parte dos empreendedores que conheço já tiveram uma jornada cheia de altos e baixos. E por diferentes motivos, claro, mas eles entenderam também que a única certeza que temos é a mudança.
Logo, não existe sucesso que dure uma vida inteira ou fracasso que não possa ser superado. As coisas mudam, pessoas mudam e cenários também. E acredite, todos nós passamos por momentos difíceis. No entanto, alguns passam por esses momentos difíceis melhores do que outros.
Então, qual é o segredo?
É claro que existem modelos para diminuir os erros e aumentar a produtividade e performance de qualquer empreendedor. Existem hoje várias formas de se manter informado e de preparar-se para os desafios que outros já passaram e compartilharam suas experiências.
Mas eu diria que uma das principais características que é preciso desenvolver hoje para “sobreviver” no mercado é a resiliência que nada mais é do que a aceitação das mudanças sem resistência, pelo contrário. Se algo aconteceu diferente do que você planejou, ok, a questão é: o que fazer com isso?
Além disso, não existe melhor professor do que a prática. Você tem errado com que frequência?
Acredito que para um empreendedor não existe escola melhor que a vida. Experimentar as frustrações é o que nos prepara. Nunca vi ninguém sair mais fraco depois de resolver um grande problema ou enfrentar uma dificuldade real.
Se as mudanças estão se tornando cada vez mais comuns, aprenda a abraçá-las e a se tornar mais forte com elas.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como abraçar as mudanças e se tornar mais forte com elas? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
João Kepler
http://www.joaokepler.com.br/
Confira também: Como você vai terminar o que começou?
Participe da Conversa