Você já pratica Meditação? Conheça os benefícios da Meditação!
Todos já ouvimos sobre os benefícios da meditação.
Desde a redução do estresse e da ansiedade até a melhora do sono e da saúde emocional, podemos nos beneficiar muito quando se trata de qualquer atividade de mindfulness.
Tenho praticado viver em Mindfulness há alguns anos. Quando comecei esperava resultados imediatos, mas percebi que só vieram após algum tempo de prática diária, comprometimento e persistência, pois semelhante aos exercícios físicos, os resultados, ainda pequenos, começam aparecer após 60 dias de treinamento.
Os primeiros sinais foram de paz interior, ausência de autocrítica e aumento na capacidade em ver as coisas como realmente são, isto é, com muita clareza.
Tudo começa com treinamento da respiração. Reaprender a respirar.
O interessante é que parece que quando começamos a prática não temos tempo para respirar. O pensamento é: Você já respira, nunca morreu, para que mudar se dá trabalho?
Depois que sua respiração correta vira rotina, você nem se dá mais conta disso, mas de vez em quando observa os benefícios.
“Você deve sentar-se em meditação por 20 minutos todos os dias – a menos que esteja muito ocupado; então você deve sentar-se por uma hora.” (Sukhraj Dhillon)
Após aprender a respirar corretamente vêm as práticas especificas e para isso existem muitos livros, publicações e informações na Internet. Dê preferência para aquelas de autoria de médicos e pesquisadores, pois vêm sem o conteúdo religioso ou com práticas distantes para nós ocidentais. Uma exceção são as lições do Monge Vietnamita Thich Nhat Hanh que adaptou com maestria para a nossa realidade.
Thich Nhat Hanh, Monge Budista fez esta adaptação de forma tão simples que alguns dos seus métodos ainda são usados em empresas do Vale do Silício, foi também muito próximo de Martin Luther King Jr, mas não existem registros confiáveis, que este praticava meditação regularmente.
Certamente você vai perguntar: Por que você medita?
Talvez a melhor pergunta seja: Para que você medita?
Sempre respondo de maneira similar:
- Você pode sentir paz e desconforto ao mesmo tempo;
- Se você superar o desconforto, a meditação se tornará uma das melhores ferramentas para o crescimento pessoal;
- Aumenta sua autoconsciência, mesmo que não seja seu objetivo;
- Existem outras razões, mas você as entenderá melhor quando descobrir por si próprio.
Deixo sempre claro que a meditação para mim não tem caráter religioso, mesmo que seja utilizada há milênios em religiões e filosofias orientais.
Convido você a praticar ao menos durante 60 dias ininterruptos para que sinta os resultados. Certamente virá o pensamento: Puxa, deveria ter começado antes…
É assim que você cresce.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a prática da meditação e seus benefícios? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer para uma boa conversa.
Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/
Confira também: Como Aprender a Ter Calma? O Filósofo Epiteto ensina!
Participe da Conversa