Qual o segredo dos grandes pensadores?
Tenho observado há anos o segredo que torna os grandes pensadores de nossa atualidade pessoas diferenciadas, como por exemplo: Peter Drucker, Jim Collins, Tony Robbins e tantos outros. Eles sabem fazer perguntas mágicas que fazem não só eles mesmos refletirem, mas também todos os seus seguidores.
O que eles aprenderam para saber fazer perguntas mágicas?
Três disciplinas são importantes para aprender a fazer perguntas que mexem com todos nós e nos leva à significância.
A primeira delas é a Fenomenologia, ou seja, o estudo dos fenômenos que causam todas as mudanças na vida, nos negócios e em todas as atividades.
A segunda que temos que aprender, é a Maiêutica, que é a arte de fazer perguntas. E a terceira é a Hermenêutica, que é a arte de interpretar.
Essas três disciplinas, nos ajudam a entender o mito dos grandes pensadores fazem como sistema de levar organizações e pessoas ao sucesso, pois aprender a observar, escutar e entender o que está por trás de todas as necessidades humanas, isso desde Maslow.
Lendo o livro “O que as Escolas de Negócios não Ensinam”, de José Salibi Neto & Sandro Magaldi, editora Alta Books, 2019, p. 39-42, nos mostram exatamente porque esses grandes pensadores usam as perguntas para ajudar pessoas e organizações encontrarem seu caminho e propósito.
Eles compartilharam conosco como esses pensadores usam as perguntas, assim segue um fragmento desse ensinamento:
“No universo dos negócios, Drucker, que é considerado o equivalente a Einstein entre as empresas, dizia que seu ponto mais forte era ser ignorante em relação a uma organização ou a prática de negócios e, assim, sentir-se livre para fazer algumas perguntas. Ele tinha, além disso, cinco perguntas essenciais:
- Qual é a sua missão?
- Quem é o seu cliente?
- O que seu cliente valoriza?
- Quais são seus resultados?
- Qual é o seu plano?”
Outro grande pensador Jim Collins, tem uma técnica importante para escrever seus livros, que venderam mais de 10 milhões de exemplares. A cada pergunta mágica que fazia ou que alguém fazia para ele, então escreve um livro. Por exemplo: “O que empresas verdadeiramente excepcionais, cuja idade média é 100 anos, fazem diferente das outras?” Ele escreveu o livro Feitas para Durar.”
Outras: “Como empresas medianas podem alcançar a grandiosidade longevas?” Ele escreveu Empresas Feitas para Vencer, respondendo a essa pergunta.
“Por que algumas empresas vencem na incerteza e no caos, e outras não?” Ele escreveu Vencedoras por Opção, respondendo a esta pergunta.
Collins ainda tem um conjunto de perguntas básicas que usa para ajudar pessoas e organizações a seguir no processo de crescimento, de mudança e propósito:
- Queremos criar uma empresa de nível 5 e de fato estamos dispostos a nos engajar nisso?
- Temos as pessoas certas no lugares certos?
- Quais são os fatos brutais que são reveladores para toda a empresa?
- Se nossa empresa desaparecer, quem sentirá sua falta? Ela deixou sua marca?
- Qual é a marca de 20 milhas (32 quilômetros) de cada um de nós?
- Onde vamos fazer apostas criativas?
- Qual é a nossa meta ousada dos próximos 15 a 25 anos?
- Sobre quais valores essenciais e sobre qual propósito duradouro construiremos nossa cultura nos próximos 100 anos?
- O que nos mata? Será que apresentamos algum sinal de um dos 5 estágios de declínio? Como vamos nos proteger?
- O que devemos deixar de fazer?
- Como você pode aumentar o seu retorno sobre a sorte, aproveitando as ocasiões em que esta aparecer?
- Somos uma equipe de liderança nível 5 e estamos criando uma cultura de nível 5? ‘Na vida, teremos sorte e azar. Então, a questão não é a sorte em si, mas saber aproveitá-la. Bill Gates, por exemplo, não era o único a conhecer a linguagem da computação, mas soube aproveitá-la.
Tony Robbins, um grande coach americano, domina essa arte de fazer perguntas, ele usa 4 perguntas que ele chama de gigantes:
- Quem é você?
- É um artista? Um produtor habilidoso?
- É um gestor, um líder?
- Ou é um empreendedor?
Os autores do livro citado, também tem suas perguntas de estimação:
- Salibi: Como tornar empresas e profissionais mais felizes?
- Magaldi: Como fazer as pessoas desenvolverem todo seu potencial em um ambiente em transformação?
Bem, neste pequeno artigo podemos refletir sobre qual é a nossa pergunta mágica. Aquela que devemos fazer todos os dias, quando levantamos e quando vamos dormir.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o segredo dos grandes pensadores? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Iússef Zaiden Filho
http://www.izfcoaching.com.br/
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