Gestão da Experiência do Colaborador: Sua empresa precisa ser especialista nesta atividade!
O mundo mudou, um novo paradigma chegou com a Revolução Industrial 4.0. Com a Revolução Social 4.0, onde o novo paradigma é produção de serviços e conhecimento, a crença da competitividade do século 20 deixa lugar a nova crença do século 21: a cooperação.
Um dos maiores desafios da Gestão de Pessoas, está em promover o bem-estar dos seus colaboradores, pois nesse processo, esses talentos são fundamentais. Para isso é necessário um ambiente humanizado, valorização do ser humano, reconhecimento, salários adequados e entendimento das necessidades do ser humano em todas as dimensões. Com o mercado cada vez mais aquecido, novos entrantes, o foco na produção de serviços para atendimento das necessidades dos consumidores vem mudando diariamente. E a inovação e a mudança são algo mais inerente do que antes, por conta da velocidade que as coisas acontecem.
Portanto, o gestor de pessoas, precisa ficar atento e saber gerir a experiência que o seu colaborador vive e sente dentro da sua organização.
De fato, esse não é um papel muito fácil, pois exige, métricas, percepção, oferecimento de experiências que valham a pena ser vividas dentro dessa empresa. Desafios que usam os seus talentos, saber ouvir os seus colaboradores e usar as suas ideias, como forma de alavancar o seu negócio. Em outras palavras, fazer do colaborador um membro da sua organização.
Esse papel do Gestor de Pessoas precisa ter boas práticas para melhorar a experiência do colaborador na organização, pois é primordial para retenção de talentos.
Na área de gestão de pessoas uma das competências fundamentais do gestor de pessoas é saber gerir o bem-estar dos seus colaboradores.
Focar no bem-estar dos colaboradores é um investimento importante das organizações que vêm buscando atender às exigências do nosso tempo. Buscar sempre inovações e o comprometimento dos seus talentos na busca de atingir os objetivos e superá-los.
Essa nova competência tem um objetivo muito importante que é aperfeiçoar a melhor experiência para o consumidor, seja por meio de produtos e serviços. Além disso, no atendimento e relacionamento empresa-consumidor. E, na linha de frente, estão exatamente os nossos colaboradores; eles também precisam ter uma experiência vivencial na organização que fazem parte, se sentido como parte integrante dessa empresa, como se fosse a sua.
Lembro-me bem, que logo no inicio do século 21, Ran Charam dizia que para uma organização atingir as suas metas crucialmente importantes, precisavam de alguns ingredientes. Um deles era ter uma cadência de responsabilidade com os seus colaboradores. Os lideres precisavam ter práticas de retenção dos talentos, de reconhecimento, de salários pagos de acordo. Só assim estariam atendendo as suas necessidades básicas, como também, dando voz a eles, ouvindo-os, usando as suas ideias e implementando-as. Apenas dessa maneira a organização crescerá neste novo século, com um paradigma totalmente diferente da era industrial passada.
Aprender e desenvolver essa competência, de ajudar o seu colaborador a ter uma experiência e ajudar a ele atingir uma das suas necessidades, a de usar os seus talentos, as suas habilidades, faz parte da sua vida e carreira.
Para isso, o gestor de pessoas precisa conhecer bem as necessidades humanas. Maslow já havia iniciado bem esse trabalho, na década de 50 do século 20. Contudo, se juntarmos Filosofia, Psicologia, entre outras disciplinas que vem estudando o ser humano e as suas necessidades, teremos uma visão bem pragmática dessas necessidades.
Podemos bem entender refletindo sobre a figura abaixo:
O conceito de experiência do funcionário tem sido reconhecido no mercado como uma estratégia de gestão de pessoas projetada para atrair mais colaboradores. Para isso existem algumas práticas para que se melhore a experiência do colaborador nas organizações, a saber:
1. Entenda sobre a Experiência do Colaborador:
Essa experiência que vivencia o colaborar na empresa, geram efeitos nas suas interações, com a empresa tanto dentro como fora dela. Lembremos que o marketing boca-a-boca ainda tem um efeito fundamental.
Essa experiência vai desde as atividades diárias, comunicação com os líderes, na admissão, quando da integração que é o cartão de visitas da empresa, na promoção, nos objetivos de responsabilidade deles, como também em sua demissão.
O Gestor de Pessoas precisa sempre estar atento como está sendo a experiências dos colaboradores com a organização. Além disso, verificar tais lacunas nos processos da organização.
Fazer sempre uma pesquisa de clima organizacional é fundamental para medir a satisfação e a experiência que o colaborador está tendo com a empresa.
2. A necessidade de uma boa infraestrutura:
O conforto de um colaborador dentro do seu ambiente de trabalho é um dos fatores mais importantes da sua experiência. Isso porque ele passa maior parte do tempo dentro da organização, mesmo que agora ele passe alguns dias da semana em home office.
Esses cuidados da infraestrutura física de trabalho estão muito fortes na percepção do colaborador a respeito da empresa. Quanto mais satisfeitos e motivados em relação ao local das suas atividades, melhor será esta experiência e satisfação.
Considere o seguinte: os serviços internos que necessitam estar disponíveis ao colaborador; a jornada de trabalho; banheiros; internet adequada; locais de descanso, cozinha, os móveis, computadores, pintura das paredes, o ambiente claro etc.
3. Dê ouvidos e voz aos funcionários:
Com a pesquisa de clima podemos escutar o que os colaboradores têm a nos dizer, avaliar quais barreiras estão sendo encontradas. E porque a sua voz não está sendo ouvida ou chegando aos ouvidos dos líderes.
Essa pesquisa é o primeiro passo para que o gestor de pessoas possa trabalhar e tomar decisões de como melhorar essa questão da voz do colaborador.
Outra medida que pode ser tomada nesse sentido, abrir canais de feedback para escutar as sugestões dos colaboradores. Essas duas formas são sem dúvidas investimentos importantes na comunicação e experiência do colaborador
4. A comunicação deve ser clara e transparente:
Um dos maiores problemas críticos nas organizações está exatamente na questão da comunicação.
Esse é um dos pontos nevrálgicos que o Gestor de pessoas deve ficar atento. Isso dever fazer parte da responsabilidade da área de Gestão de Pessoas.
A pessoas necessitam ser informadas da situação da organização, dos seus objetivos, das suas expectativas com os colaboradores, com relação a missão, visão e valores da empresa. Ou seja, a sua cultura, o seu jeito de ser.
Outro cuidado é a transparência, principalmente nos processos de admissão, demissão, promoção. E ter uma avaliação de desempenho bem objetiva e que o funcionário participe dela. Que fique claro o que se espera dele e fazer um plano de ação bem objetivo para o seu desenvolvimento.
5. Celebre as conquistas:
Uma das coisas importantes dentro da organização é celebrar as conquistas dos colaboradores. Por exemplo: fechamento de contratos, vendas excepcionais, atingimento de metas, os seus aniversários, as mudanças, promoções, as ideias implementadas. Em outras palavras, tudo que é importante para o colaborador.
Lembro-me de uma Companhia Aérea Americana que transporta passageiros internos nos Estados Unidos. Quando conquistou uma meta fantástica, colocou em uma aeronave o nome de todos os colaboradores. E ficou por um tempo naquele período mostrando ao mundo a importante conquista e os responsáveis por ela. A presidente dessa companhia, também tinha o hábito de enviar a cada colaborador, no dia do seu aniversário, um cartão assinado de próprio punho parabenizando-o por aquela data.
Numa entrevista um funcionário disse que tinha o maior orgulho de fazer parte daquela companhia.
Celebre também, colaboradores que são promovidos na organização, isso é um fator de reconhecimento e motivação.
O gestor de pessoas deve implementar dentro da sua organização um programa de reconhecimento, isso será uma grande experiência para os colaboradores.
6. Seja Flexível:
Ser flexível é visto como um benefício relevante aos olhos dos colaboradores. No mercado é visto como Employee Value Proposition (proposta de valor ao empregado), principalmente, nos casos atuais onde os colaboradores estão trabalhando em home office. Por exemplo: dar a eles uma redução de jornada, um dia por semana, meio expediente.
Essa é uma função do gestor de pessoas onde deve desenhar para cada função uma forma de flexibilização.
Isso é um fator de motivação e com certeza ajuda os colaboradores a atingir e superar os seus objetivos. Isto é visto como um prêmio.
7. Proponha um ambiente de crescimento aos seus colaboradores:
Outro elemento importante que gera valor ao colaborar é a perspectiva de crescimento na organização, basta lembrar que o colaborador é um parceiro da empresa. Na verdade, os nossos colaboradores agregam valor a organização pois tem as suas habilidades, competências que são valores importantes e que geram investimentos para a organização.
Um dos maiores objetivos do gestor de pessoas é a retenção dos talentos. E, caso esse colaborador resolva permanecer na organização, que ele tenha uma perspectiva de crescimento na empresa.
Algumas das práticas de mercado, na retenção dos talentos é promover a eles o crescimento, com a disponibilização de treinamentos, para melhorar as suas competências individuais. Além disso, bolsas de estudo para universidades, como também ter uma política de recrutamento internos para novos cargos e projetos que a empresa está trabalhando. Isso aumenta a motivação do colaborador, mas há necessidade de muita transparência e justiça.
8. Uso da tecnologia para auxiliar nas tarefas:
Umas das coisas que hoje são valorizados pelos colaboradores diz respeito aos softwares e sistemas utilizados pela empresa que otimizam os trabalhos e sejam amigáveis.
Umas das coisas que o gestor de pessoas precisa ficar atento, é o quanto os colaboradores têm domínio de ferramentas digitais.
Uma outra coisa importante, que a gestão de pessoas precisa tomar cuidado, é que tem muitos sistemas que interrompem demais o colaborador. E, em vez de ajudá-los, acaba atrapalhando o seu trabalho.
Uma forma que pode ser usado para ajudar os colaboradores a otimizar o seu trabalho com sistemas, é promover cursos de administração do tempo e produtividade.
Com isso podemos dizer que cercamos algumas dicas que podem ser usadas para fazer que o nosso colaborador tenha mais comprometimento, responsabilidade, engajamento, motivação e sinta que tem um sentido de pertencimento.
Na sua Organização, caso você seja colaborador, você se sente assim? Se for líder de equipe, você propõe isso ao seu pessoal?
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Gestão da Experiência do Colaborador? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Iússef Zaiden Filho
http://www.izfcoaching.com.br/
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