fbpx

Dependência Emocional nos Relacionamentos

Você está sempre tentando salvar, consertar ou agradar o outro? Como saber se você tem dependência emocional e se algum trauma deixou marcas na sua maneira de se relacionar?

Dependência Emocional nos Relacionamentos e seus traumas

Dependência Emocional nos Relacionamentos e seus traumas

As nossas primeiras relações constroem a base da nossa maneira de nos relacionar com as outras pessoas. Se essas relações foram traumáticas, ou seja, se foram inconsistentes, imprevisíveis, ou se a desconexão emocional era predominante, a tendência é que a gente se sinta atraído por tais experiências, que se tornaram tão familiares na vida adulta.

Passamos então a associar amor e paixão com o estresse despertado pelas relações com pessoas instáveis e imprevisíveis, que nos induzem a reproduzir papéis semelhantes aos que desempenhávamos nas nossas primeiras relações.E pode ser muito difícil perceber que os relacionamentos não precisam ser tão desgastantes, até mesmo porque essa maneira instável de se relacionar é normalizada pela nossa sociedade. Nós assistimos a todo momento em filmes, séries e novelas, histórias de casais com altos e baixos intensos, o que nos incentiva até a romantizar uma maneira traumática de se relacionar.Perceber e tomar consciência da repetição de um padrão de relacionamento aprendido na infância é o primeiro passo para que a gente possa se abrir para aprender a nos relacionar de outra forma, guiados pelas nossas necessidades, pelo anseio de ser visto e compreendido e pela valorização da sensação de segurança que relações estáveis com pessoas confiáveis despertam. 

O trauma deixou marcas na sua maneira de se relacionar se, por exemplo:

  • Você se sente atraída por pessoas instáveis e imprevisíveis;
  • Seus relacionamentos têm altos que despertam euforia e baixos que te deixam devastada;
  • Pessoas estáveis e confiáveis parecem desinteressantes;
  • Você tem dificuldade para expor seus sentimentos com espontaneidade;
  • Está frequentemente tentando salvar, consertar ou agradar o outro.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Dependência Emocional nos Relacionamentos? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Ercília Canali
http://www.erciliacanali.com.br/

Confira também: Os 3 Princípios de um Relacionamento (de fato) de Sucesso

 

Carreira ascendente, dedicada à área de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano. Encantada pelo olhar humanizado que pode existir nas relações interpessoais, coloca todo seu conhecimento e amor pelo trabalho a serviço do desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer ser humano. Graduada em Serviço Social-FMU, Pós-Graduação em Gestão de Consultoria Interna-FAAP, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas-FAAP, Professional & Self Coach, Practioner PNL, Analista Comportamental SOAR-FCU; Mentora de Mulheres para desenvolvimento profissional e afetivo; Orientadora Vocacional; Consultora de Carreira, Conselheira em Agência de Publicidade; Membro do Grupo de Estudo dos Profissionais de RH do Sinapro.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa