fbpx

Como uma Pessoa Assertiva consegue Ser Resiliente?

Conheça 8 fatores da resiliência que irão ajudar você a enfrentar situações com equilíbrio e permanecer no ponto ideal da sua performance na vida pessoal e profissional. E como a postura assertiva pode contribuir para isso.

Como uma Pessoa Assertiva consegue Ser Resiliente? - 8 Fatores da Resiliência - Assertividade e Resiliência

Como uma Pessoa Assertiva consegue Ser Resiliente?

Eu sempre acreditei ser eu resiliente. Afinal, sempre suportei bravamente os revezes da vida e sobrevivi. Recomecei várias vezes, vida pessoal e profissional. O que eu era? Inconsequente? Aventureira? Corajosa? Resiliente? Corajosa com baixa resiliência?

Esses últimos dois anos, de fato, exigiram muito do nosso equilíbrio emocional para lidar com tanta adversidade. Uns sucumbiram e outros fizeram da crise, um momento de virada na sua vida.

Estamos falando de resiliência que é a capacidade de uma pessoa lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, dispendendo a energia necessária, ou seja, nem mais, nem menos.

Quero destacar aqui oito fatores que devem ser cuidados para ajudar as pessoas a enfrentarem com equilíbrio a situações de riscos e, assim, permanecerem no ponto ideal da sua performance na vida pessoal e profissional.

São eles: autocontrole, autoconfiança, sensibilidade de contexto, empatia, conquista e manutenção de relacionamentos, leitura corporal, otimismo realista e sentido da vida.

Vejamos então como a postura assertiva pode contribuir para fortalecer esses oito fatores da resiliência:

1. Autocontrole

Uma pessoa assertiva tem autocontrole, pois se dá o direito de expressar as suas emoções com naturalidade, não se permitindo acumular débitos emocionais e sobrecarregar a sua mente com pensamentos e emoções negativas.

2. Autoconfiança

Uma pessoa assertiva acredita em si, faz escolhas conscientes avaliando os custos e benefícios de cada decisão, expressa-se com firmeza porque sabe o que quer e usa um direito primordial que é ser ouvido e ser levado à sério.

3. Sensibilidade ao contexto

Uma pessoa assertiva tem sensibilidade ao contexto porque é estratégica, avaliando os impactos da sua postura no ambiente, baseia-se sempre em fatos e dados da realidade e usa uma linguagem pertinente ao contexto.

4. Empatia

A pessoa assertiva demonstra empatia quando a situação exige, ou seja, coloca-se no lugar do outro e promove a compreensão do outro. Tem um pensamento ganha-ganha, respeita os direitos do outro ao negociar interesses e costuma propor soluções que beneficiem os dois lados. Ao criar reciprocidade, então os seus relacionamentos são pautados pela confiança mútua.

5. Conquista e manutenção de relacionamentos

A pessoa assertiva acredita que ao envolver as pessoas, elas se comprometem com o relacionamento estabelecido e se sentem incluídas. Além disso, a pessoa assertiva pede e oferece colaboração com naturalidade, o que contribui para fazer boas parcerias para se apoiarem momentos difíceis.

6. Leitura corporal

A pessoa assertiva possui um aguçado autoconhecimento, o suficiente para conhecer bem os seus limites físicos e emocionais, sabendo a hora certa de parar. Assim, cuida bem do seu bem estar, estando sempre atenta aos sinais corporais porque são as evidências do seu estado emocional.

7. Otimismo realista

A pessoa assertiva tem um olhar realista, mas positivo para os momentos de crise. Entende que os problemas e obstáculos existem, no entanto, não durarão eternamente. É preciso entender a situação e então agir para resolver os problemas.

8. Sentido de vida

A pessoa assertiva tem claro, para si, o seu propósito e por ser focada em valores e princípios, sente que a vida faz sentido e vale a pena vivê-la.

Concluindo: Quando você é assertivo, a sua estrutura interna se equilibra e os seus circuitos cerebrais são positivos, pois há a secreção adequada de adrenalina e cortisol  que o leva à ação, e mais, a satisfação e o prazer de se sentir bem resolvido e seguro ativam o circuito da recompensa (dopamina), estimulando o seu foco na solução com um pensamento positivo.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como ser uma pessoa assertiva, como ter uma postura assertiva e como ser resiliente? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Vera Martins
https://vera-martins.com/

Artigo extraído do livro O Emocional Inteligente – editora Altabooks

Confira também: 15 Erros que Afetam Seu Comportamento e Atrapalham Sua Vida

 

Vera Martins Author
Vera Martins é autora dos livros: “Seja Assertivo!” e “O Emocional Inteligente”. Trabalhou por 21 anos como Executiva em Recursos Humanos e há 18 anos atua em consultoria de desenvolvimento humano. É educadora com especialização em desenvolvimento de pessoas. Possui mestrado em Comunicação e especialização em Medicina Comportamental.Atua como coach, palestrante, facilitadora de seminários e professora de universidades, tais como: Fundação Vanzolini e Escola de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em cursos de pós-graduação.Através de intensos estudos e publicação dos seus livros tornou-se precursora da competência Assertividade e especialista em comunicação e inteligência emocional. Por isso, vem atuando fortemente nos diversos níveis profissionais nas empresas, em competências que envolvam a comunicação relacional, tais como: Estratégias de Negociação, Gestão de Conflitos, Comunicação e Influência, Liderança Assertiva, Inteligência Emocional, Coaching, Gestão de Pessoas, Formação de times e competências correlatas. É fundadora da Assertiva Educação e Cultura.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa