Fuja destas 5 armadilhas financeiras que fingem ser investimentos (mas são falsos)!
O sonho de ganhar grandes rendimentos podem levar as pessoas a até mesmo perderem dinheiro. Atualmente, muitas pessoas querem começar a investir. Uma vez que, após a crise vivida, a busca por reservas estratégicas se tornou fundamental. Contudo, nem todos sabem como rentabilizar o dinheiro. E acabam pedindo opiniões ou simplesmente apostam no “sempre ouvi falar”.
Nesse ponto mora um grande risco, pois vemos milhares de pessoas perderem dinheiro por não darem o direcionamento correto ao dinheiro. É importante ficar atento para não cair em armadilhas financeiras e investir em algo que pode lhe trazer grandes prejuízos. Por isso, apresento abaixo 5 investimentos falsos:
1. Jogos de Azar
Os jogos de forma geral também são outros investimentos falsos. A Mega-Sena, o jogo do bicho, entre outros, fazem com que as pessoas acreditem que ganharão milhões do dia para a noite. Mas, na verdade, esses pequenos valores das apostas ao longo de anos podem ser bem consideráveis, se somados.
Experimente fazer uma conta rápida de todo o dinheiro “investido” em jogos. Tenho certeza de que será muito dinheiro. Talvez seja até mesmo o valor da sua independência financeira.
2. Títulos de Capitalização
Mais um investimento falso. Os títulos de capitalização são comprados nas agências bancárias. A pessoa guarda um valor durante um determinado período e participa de sorteios. Caso sorteada, o que é muito difícil de acontecer, o título é rentabilizado. Caso contrário, o rendimento é menor que o da poupança.
3. Pirâmides Financeiras
O último investimento falso e um dos mais perigosos, sem dúvida. Além de ser ilegal, de fato pode trazer prejuízos enormes. As pirâmides têm uma promessa de grandes lucros em pouco tempo e pouco trabalho. Dependendo de novas pessoas participantes. Esses “investidores” são remunerados por indicações, favorecendo apenas quem está no topo da pirâmide. Ou seja, os proprietários, que ostentam luxo e riqueza para que os participantes acreditem que também “chegarão lá”.
4. Caderneta de Poupança
Falando em poupança, esse é um tipo de investimento, inclusive o mais querido dos brasileiros. Conforme pesquisa divulgada esta semana pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mostrou que 65% das pessoas que guardam dinheiro optam pela caderneta de poupança.
A poupança entra nesta lista por ter uma rentabilidade extremamente baixa. Fica abaixo da inflação e não atinge nem mesmo 5% ao ano. Portanto, você deixa de ganhar mensalmente, o que ao longo dos anos pode representar a perda de muito dinheiro.
5. Veículo
O veículo continua sendo um grande sonho de muitos brasileiros, mas é um falso investimento. Quando adquirido, já faz com que a pessoa comece a perder dinheiro. Isso por conta da alta desvalorização, não apenas dos veículos usados, mas também dos novos. O valor de compra tem redução em aproximadamente 10% tão logo que o veículo deixa a concessionária.
Além disso, os custos para se manter um automóvel são inúmeros. IPVA, seguro, estacionamento, combustível, manutenções, eventuais acidentes, enquanto isso a desvalorização citada acima só aumenta ano a ano.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como não cair em armadilhas financeiras e investimentos falsos? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Um grande abraço,
Reinaldo Domingos
Contador e PhD em Educação Financeira
https://info.dsop.com.br/empreendedores-de-sucesso-franquia
Confira também: 7 Atitudes para Combater (e se proteger de fato) da Volta da Inflação
Participe da Conversa