5 motivos para a alta rotatividade de funcionários na sua empresa
Nós já falamos aqui na Cloud Coaching sobre a alta rotatividade de funcionários ser um indicador importante para atestar a saúde organizacional da sua empresa. Também chamado de turnover de funcionários, esse índice mede o desligamento e a entrada de novos funcionários.
O turnover pode até ser involuntário, causado por fatores externos como economia, mas ele é principalmente voluntário. E é aqui que mora o problema. Esse tipo de turnover de funcionários demonstra uma má gestão de pessoas, resultando em uma cultura e clima organizacional fracos.
Portanto, a alta rotatividade de funcionários deve deixar os gestores em alerta. Isso porque além de causar impactos negativos no crescimento da empresa, também pode estar relacionada a problemas que devem ser resolvidos imediatamente.
Se o primeiro passo é identificar as causas, então este artigo pode lhe ajudar. Continue lendo e descubra os 5 principais motivos para a alta da rotatividade de funcionários dentro de uma empresa!
1. Liderança ineficaz
O primeiro a se entender é que não existe equipe ruim, existe liderança ineficaz.
As funções de um líder vão muito além de apenas passar tarefas e acompanhar a produtividade do time. O engajamento, o reconhecimento, a gestão de conflitos e a administração de talentos, de fato, também são responsabilidades de um bom líder.
Se a sua equipe está desmotivada e improdutiva, então o problema pode estar na liderança. Se a sua equipe não está se sentindo segura para aprender e crescer, é provável que o colaborador vá buscar outro ambiente.
Uma boa liderança consegue criar relações interpessoais saudáveis e assim manter um clima saudável.
2. Cultura e clima organizacional
A cultura e clima organizacional são ditadas pelos valores, objetivos e a atmosfera em geral de uma empresa. Para que uma pessoa seja produtiva e engajada, ela precisa se sentir segura e acolhida pelo ambiente e pelas pessoas a sua volta.
Se o clima for pesado, fazendo com que o colaborador se sinta reprimido e desacreditado, então ele irá buscar formas de se livrar dessa situação. Uma das sensações mais comuns é o medo constante de ser demitido a qualquer momento. Esse sentimento de que nada está certo é gerado pela hostilidade do ambiente.
Mas por que alguém permaneceria em um local assim? Converse com o seu RH e busque então estratégias para tornar o ambiente mais agradável.
3. Falta de plano de carreira
Ninguém deseja se manter estagnado na carreira profissional, certo? Você busca pelo crescimento da sua empresa e você pode ter certeza que os seus colaboradores também. A falta de um plano de carreira para a sua equipe é, de fato, um dos principais motivos para o turnover de funcionários.
Eles procuram por oportunidades de crescimento moral tanto quanto financeiro, e possuem um plano próprio de carreira. Se eles sentem que não encontrarão dentro da sua organização, é completamente natural que eles busquem outras alternativas.
Se a sua empresa não possui um plano para funcionários, então reúna agora os seus líderes e busque implementar.
4. Falta de reconhecimento
Já mencionado anteriormente, a falta de reconhecimento é o tópico presente, neste artigo, mais fácil de consertar. Uma boa rotina de feedbacks é o suficiente para alinhar os seus colaboradores com o que se espera deles e, dessa forma, não deixá-los atirando no escuro.
A falta de reconhecimento também gera falta de segurança e baixa autoestima; quando você não se preocupa com isso dentro da sua empresa, você não está apenas empurrando o funcionário para o concorrente, você também está prejudicando o colaborador como pessoa.
5. Sobrecarga dos funcionários
Você sabe o que é burnout? Esse distúrbio psíquico de caráter depressivo afeta cerca de 33 milhões de brasileiros, resultado do cansaço mental, emocional e físico no ambiente profissional.
A sobrecarga dos seus funcionários não é apenas cansativa, é também desmotivante. O correto é que os funcionários tenham um planejamento de tarefas para ter tempo suficiente para realizar os seus trabalhos e ainda poder fazê-los de forma organizada. Essa organização deve agregar ao perfil comportamental de cada colaborador, e é papel do líder desenvolver tais competências nos seus liderados.
É muito comum a alta rotatividade de funcionários estar relacionada à procura por empresas que entendam a importância do planejamento de tarefas.
Já deve ter dado para perceber que a principal causa do turnover de funcionários é uma má gestão de pessoas. Às vezes, é necessário entender que o erro pode estar em nós mesmos. Se você é líder, talvez esteja na hora de buscar novos cursos de profissionalização na área de gestão.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre os motivos para a alta rotatividade de funcionários? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Tudy Vieira
https://www.tudyvieira.com.br/
Confira também: O que é TURNOVER e quais são os seus impactos?
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