Você já viveu seu conflito de hoje?
Todos vamos encarar um conflito, mais cedo ou mais tarde, em nossa vida, seja ela profissional ou pessoal.
O conflito é inevitável ao ser humano. Em tom de brincadeira, costumava dizer que normalmente precisávamos de duas pessoas para poder surgir um conflito até que tive uma filha e a vi, muito jovem ainda, em um terrível conflito, sozinha, entre duas peças de roupa para vestir…
Aprender a solucionar conflitos e conhecer algumas ferramentas, certamente facilitará a nossa vida.
A Gestão de Conflitos é uma das doze competências do modelo de Inteligência Emocional pesquisado por Daniel Goleman e Richard Bovatzis. A Força na Gestão de Conflitos envolve a habilidade de navegar em situações com grande carga emocional de maneira diplomática. O que muitas vezes requer discussão aberta e moderação habilidosa.
A gestão de conflitos depende da capacidade de um indivíduo de reconhecer o seu papel nas divergências. Seja como participante ou mediador. Isso requer autoconsciência, uma vez que os líderes devem estar cientes de como as pessoas recebem os seus comportamentos. E se eles esperam para criar um ambiente onde os outros podem com segurança se expressar. O desenvolvimento desse nível de consciência requer, de fato, uma auto-observação ativa (em tempo real) e tempo gasto refletindo sobre como os conflitos poderiam ter um desfecho melhor para todos os envolvidos.
Com muita frequência encontro pessoas comuns e executivos que resolvem conflitos com muita facilidade. Parece que têm um “dom” especial nesta arte, mas sempre que questionados explicam de onde vem esta facilidade: Praticam Atenção Plena – Mindfulness.
Muitos conflitos na área profissional devem-se à baixa qualidade no local de trabalho. Por exemplo, podemos citar a dificuldade em entender por que os colegas de trabalho não estavam dispostos a ajudar. E por que as suas equipes não tinham criatividade e envolvimento. A exploração do nosso próprio papel nesses relacionamentos levou à compreensão de que a nossa necessidade de nos sentir no controle induzia comportamentos que induziam assim a conflitos.
Já ouvi um testemunho que, com a ajuda da atenção plena, ele foi capaz de reconhecer o risco para o seu próprio sucesso por se concentrar demais na sua própria agenda pessoal. Como resultado, ele começou a investir mais tempo no desenvolvimento da sua capacidade de identificar e atender às necessidades dos outros. Isso o levou não apenas a uma redução do conflito, mas também a relacionamentos mais solidários e colaborativos.
Na vida profissional costumamos dar a dica de que força em Gestão de Conflitos é:
”… a capacidade de fazer uma pausa e não reagir no calor do momento. E, em vez disso, ser capaz de olhar por baixo do sentimento de raiva, irritabilidade … para ver o que realmente está afetando … A Atenção plena – Mindfulness – é, de fato, a melhor ferramenta para isso.”
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre por que a Atenção plena – Mindfulness – é a melhor ferramenta para Gestão de Conflitos? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer para uma boa conversa.
Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/
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