fbpx

Você já viveu seu conflito de hoje?

Todos vamos encarar um conflito, mais cedo ou mais tarde, em nossa vida profissional ou pessoal. O conflito é inevitável ao ser humano. O que fazer?

Gestão de Conflitos: Você já viveu seu conflito de hoje?

Você já viveu seu conflito de hoje?

Todos vamos encarar um conflito, mais cedo ou mais tarde, em nossa vida, seja ela profissional ou pessoal.

O conflito é inevitável ao ser humano. Em tom de brincadeira, costumava dizer que normalmente precisávamos de duas pessoas para poder surgir um conflito até que tive uma filha e a vi, muito jovem ainda, em um terrível conflito, sozinha, entre duas peças de roupa para vestir…

Aprender a solucionar conflitos e conhecer algumas ferramentas, certamente facilitará a nossa vida.

A Gestão de Conflitos é uma das doze competências do modelo de Inteligência Emocional pesquisado por Daniel Goleman e Richard Bovatzis. A Força na Gestão de Conflitos envolve a habilidade de navegar em situações com grande carga emocional de maneira diplomática. O que muitas vezes requer discussão aberta e moderação habilidosa.

A gestão de conflitos depende da capacidade de um indivíduo de reconhecer o seu papel nas divergências. Seja como participante ou mediador. Isso requer autoconsciência, uma vez que os líderes devem estar cientes de como as pessoas recebem os seus comportamentos. E se eles esperam para criar um ambiente onde os outros podem com segurança se expressar. O desenvolvimento desse nível de consciência requer, de fato, uma auto-observação ativa (em tempo real) e tempo gasto refletindo sobre como os conflitos poderiam ter um desfecho melhor para todos os envolvidos.

Com muita frequência encontro pessoas comuns e executivos que resolvem conflitos com muita facilidade. Parece que têm um “dom” especial nesta arte, mas sempre que questionados explicam de onde vem esta facilidade: Praticam Atenção Plena – Mindfulness.

Muitos conflitos na área profissional devem-se à baixa qualidade no local de trabalho. Por exemplo, podemos citar a dificuldade em entender por que os colegas de trabalho não estavam dispostos a ajudar. E por que as suas equipes não tinham criatividade e envolvimento. A exploração do nosso próprio papel nesses relacionamentos levou à compreensão de que a nossa necessidade de nos sentir no controle induzia comportamentos que induziam assim a conflitos.

Já ouvi um testemunho que, com a ajuda da atenção plena, ele foi capaz de reconhecer o risco para o seu próprio sucesso por se concentrar demais na sua própria agenda pessoal. Como resultado, ele começou a investir mais tempo no desenvolvimento da sua capacidade de identificar e atender às necessidades dos outros. Isso o levou não apenas a uma redução do conflito, mas também a relacionamentos mais solidários e colaborativos.

Na vida profissional costumamos dar a dica de que força em Gestão de Conflitos é:

”… a capacidade de fazer uma pausa e não reagir no calor do momento. E, em vez disso, ser capaz de olhar por baixo do sentimento de raiva, irritabilidade … para ver o que realmente está afetando …  A Atenção plena – Mindfulness – é, de fato, a melhor ferramenta para isso.”

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre por que a Atenção plena – Mindfulness – é a melhor ferramenta para Gestão de Conflitos? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer para uma boa conversa.

Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/

Confira também: O medo nos atrapalha, mas é possível superá-lo!

 

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa