Você e sua empresa estão preparados para o Natal de 2021?
O Natal de 2020 foi sem sombras de dúvidas uma difícil e dolorosa experiência quando, se não todos, a grande maioria de nós se manteve isolada, distante dos nossos entes queridos e, para milhões, de luto. Uma pandemia que tomou proporções ainda maiores no Brasil. Que viu se apresentar uma luz no fim do túnel com a chegada, mesmo que tardia, da vacinação. E que neste ano parece dar um sopro de esperança e até de uma certa recuperação nas vendas de final de ano.
Segundo matéria publicada no Jornal do comercio de 27/09, o varejo deve recrutar 10% mais trabalhadores temporários, se comparado com o mesmo período de 2020. E uma matéria do Estado de Minas aponta uma projeção de aumento nas vendas na ordem de 20%.
A grande questão que, a meu ver, devemos considerar para responder se estamos como consumidores ou empresários preparados para o Natal de 2021 vai além dos recursos financeiros. De fato, sabemos que estão mais escassos com o aumento da inflação e do desemprego. Para muitas famílias, fazer a ceia de Natal não será possível ou então com muitas restrições.
Para além do consumo de produtos, deve haver uma grande tendência de as pessoas buscarem presentes que tenham, de fato, forte valor agregado. Um presente que proporcione experiências possíveis e seguras neste período que ainda é assombrado pelo vírus. Nunca antes desejamos mais presentes no seu mais profundo significado do que produtos. Portanto, proporcionar momentos e experiências memoráveis neste Natal será um grande negócio. Pense nisso, use a criatividade!
Segurança tem sido e será cada vez mais um item essencial para qualquer empresa desde turismo, hotelaria, alimentação até vestuário e bens de consumo duráveis. Uma empresa preparada para o Natal al deve se adequar e garantir assim que os protocolos de segurança sanitária sejam seguidos. Por exemplo: a exigência do uso de máscaras, fornecimento de higienizadores de mãos, distanciamento e não aglomeração de clientes.
Simpatia, empatia, gentileza e atenção às necessidades do outro são também predicativos essenciais para garantir que o consumidor se sinta acolhido. Além disso, que a distância física exigida não crie também distâncias que repelem e que roubem a vontade de consumir o que as empresas oferecem. Estamos vivendo a era da humanização nas relações não virtuais. Estamos carentes desse contato com seres humanos e não queremos robôs quando podemos ter uma experiência real.
Um ponto fundamental será também a comunicação clara, assertiva e afetiva. Uma comunicação que crie uma relação de corresponsabilidade onde todos compreendam o seu papel na construção de ambientes mais saudáveis, menos hostis e bom para todos. Nesse sentido, parece de bom tom que tanto nas empresas quanto nos núcleos familiares impere o respeito, a tolerância e o amor pela vida.
Que nos preparemos desde já para um ano mais abundante e de paz.
Forte abraço,
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como se preparar para o Natal e para um novo ano mais abundante e de paz? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Cris Ferreira
https://soucrisferreira.com.br/
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