10 Estratégias Digitais para Você Implementar no Seu Negócio em 2022
Nesta era cada vez mais conectada, algumas estratégias digitais e de marketing digital são fundamentais para qualquer negócio, independentemente do porte. Aliás, o online virou o centro das atenções para a maior parte das empresas. A consequência é que, em 2022, os investimentos serão ainda maiores no digital.
Um levantamento feito pela empresa de tecnologia HostGator comprova isso. Na pesquisa feita com 5.000 empreendedores, 64% pretendem aumentar ainda mais a verba para ações no digital.
Ainda de acordo com o estudo, 97% das empresas já têm presença no ambiente online, sendo que 65% atuam de forma totalmente digital e 32% no híbrido. E 64% dos negócios perceberam um aumento nas vendas através da internet durante a pandemia.
Por todos esses fatores, é altamente aconselhável que você comece a pensar em suas estratégias digitais e de marketing digital para 2022. Abaixo, listo 10 ações, entre elas algumas básicas, obrigatórias para qualquer empresa, e outras mais avançadas, que podem ser implementadas aos poucos.
1) Redes sociais ativas (e interativas)
Publicação frequente, monitoramento, atendimento, investimento em ads… Tudo isso faz parte (ou já deveria fazer) do dia a dia de qualquer negócio. Mas é preciso ir além e ouvir a audiência.
Periodicamente, pergunte ao seu público que tipo de conteúdo ele gostaria de receber nas redes. O Stories, por exemplo, tem recursos como enquete e caixa de perguntas que facilitam muito essa interação.
2) Vídeo, vídeo, vídeo…
Uma pesquisa da Kantar Ibope Media, divulgada neste ano, revelou que o Brasil bateu recorde no consumo de vídeos em 2020. Basta nos referirmos a Reels, TikTok e YouTube para que esse recorde não cause nenhuma surpresa.
Portanto, é mais do que necessário que você coloque o vídeo como uma das suas estratégias digitais e de marketing digital para 2022.
3) Conteúdos com técnicas de SEO
Com os custos cada vez mais altos para investir em mídia paga nas redes sociais, o SEO é uma grande alternativa. Não que um supra o outro, mas se tornar cada vez menos dependente de Instagram e Facebook, por exemplo, é aconselhável.
Além de proporcionarem um bom posicionamento orgânico (gratuito) em buscadores como o Google, os textos com as técnicas de SEO mantêm o seu site/blog sempre atualizado.
4) Conteúdos ricos para geração de leads
Conquistar leads é uma etapa essencial para fazer vendas. Mas, muitas vezes, esse processo tão importante (base da metodologia Inbound Marketing) é negligenciado.
Em 2022, produza materiais como e-books, guias, manuais e infográficos; ofereça eventos gratuitos em vídeo, como aulas e séries. Enfim, gere leads qualificados e a venda será consequência.
5) Comunidades fechadas
A partir do momento que os leads são gerados, nutri-los é essencial. Por isso, a ideia de criar grupos fechados no Facebook, WhatsApp e Telegram é muito interessante. Isso aumenta a taxa de leitura dos seus conteúdos, não dependendo exclusivamente dos emails e das redes sociais.
Esta é uma das estratégias digitais e de marketing digital recomendadas também para relacionamento com os clientes já existentes, com objetivo de fidelização.
6) Newsletters/boletins informativos
O e-mail não morreu! Você, por exemplo, passa um dia sem ver a sua caixa postal? O que acontece é que as pessoas hoje só abrem e-mails importantes. Então, você precisa produzir conteúdo relevante para que as suas mensagens sejam abertas.
E quando oferecemos informação de qualidade, a chance de dar certo é grande. Por isso, uma boa ideia é compilar os seus melhores conteúdos numa newsletter semanal, quinzenal ou mensal.
7) Atendimento multicanal
Telefone fixo, e-mail, fale conosco do site, chat, Skype, WhatsApp, Telegram, redes sociais. Hoje, essas são algumas das formas mais comuns de atendimento. E as maneiras como os clientes desejam ser atendidos. Cada um com o seu canal preferido.
Analise quais você pode começar a implementar no seu negócio para agilizar o contato e, por conseqüência, aumentar as vendas.
8) Podcasts
Provavelmente você seja ouvinte de algum podcast. Assim como muitos brasileiros. De acordo com uma pesquisa feita pelo Grupo Globo, em parceria com o Ibope, o Brasil ocupa, atualmente, o quinto lugar entre os países com maior crescimento de ouvintes.
E o processo foi potencializado durante a pandemia, quando 57% dos participantes do levantamento começaram a ouvir podcasts. E, dos que já eram adeptos ao formato, 31% informaram ter aumentado o consumo deste tipo de conteúdo.
Estão aí diversos motivos para você colocar o podcast entre as suas estratégias digitais e de marketing digital.
9) Marketing de influência
Fique tranquilo que você não precisa necessariamente fazer um alto investimento para ter a sua marca divulgada por grandes influenciadores. Nem sempre, aliás, essa é a melhor escolha, mesmo quando há verba de sobra.
O mais importante é você identificar pessoas e canais que “falem” com a sua audiência, que tenham sinergia com o seu público. Neste caso entram até os microinfluenciadores, que podem gerar um ótimo retorno para o seu negócio e o melhor: a um custo acessível.
10) Chatbots
Cada vez mais presente no digital, a Inteligência Artificial é um caminho sem volta e precisa fazer parte do seu negócio, principalmente nos canais de atendimento. Ter um robô inteligente para responder dúvidas frequentes, por exemplo, é muito aconselhável.
Além do ganho em agilidade no atendimento, os chatbots podem de fato ajudam no processo de geração de leads.
E então, o que achou dessas 10 estratégias digitais? Quais você já adota e quais pretende implementar em 2022? Que seja um ano sensacional para você e seus negócios!
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre estratégias digitais e de marketing digital para implementar no seu negócio? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Almir Rizzatto
http://www.rztcomunicacao.com.br
Confira também: Um Erro que Você Jamais Deve Cometer ao Produzir Conteúdo nas Redes Sociais
Participe da Conversa