Os 3 Fundamentos da Logoterapia de Viktor Frankl
Bom, agora que já conhecemos um “pouquinho” da vida de Viktor, então vamos começar a nos aprofundar para entender o que é Logoterapia e suas “Milhões” de nuances. É uma viagem, de fato, fascinante e espero que gostem.
Vamos aos 3 Fundamentos da Logoterapia de Viktor Frankl:
1. A VIA SEMPRE TEM UM SENTIDO
Podemos sempre encontrar um sentido para viver. Seja nos momentos difíceis ou então nos momentos de glória.
2. O SER HUMANO TEM VONTADE DE VIVER E ENCONTRAR ESSE SENTIDO
A busca por um sentido na vida, não é uma patologia. É uma condição sobre a qual certamente todos nós iremos refletir durante a nossa existência.
3. O SER HUMANO É LIVRE PARA BUSCAR E ENCONTRAR O SENTIDO
Todos nós temos a liberdade para ter um propósito para a nossa existência. E responder às diversas possibilidades que a vida coloca diante de nós.
LOGOTERAPIA – CRONOLOGIA
– 1926: Viktor Frankl usou pela primeira vez o termo “Logoterapia”.
– 1937: VF abriu o seu consultório particular de Neurologia e Psiquiatria, mas obrigado a fechá-lo em em 1938 em função da invasão da Áustria pelos nazistas.
– 1938: Viktor escreveu sua primeira publicação original sobre Logoterapia e a Análise Existencial, texto chamado “Sobre a problemática espiritual da Psicoterapia”.
– 1942: Viktor é enviado para os campos de concentração onde passou a experiência mais dolorosa de sua vida.
– 1942/1945: VF colocou a prova sua própria teoria. Ele percebeu uma característica comum aos que eram mais capazes de suportar as provações dos campos de concentração, a de serem orientados por um sentido maior.
– 1945: Viktor após 3 anos experimentando, de fato, o inferno na Terra finalmente é libertado do campo de concentração no fim da guerra. Contudo, ao voltar para sua cidade natal, Viena, ele viu que a vida lá já não era a mesma. Sem seu emprego e com seus familiares, esposa e amigos mortos, então ele divulgou pela primeira vez a sua própria existência. Mas, depois de toda a sua experiência nos campos de concentração ele chegou à conclusão de que algo maior estava esperando por ele.
– 1946: VF conhece o amor da sua vida e também nomeado diretor do departamento de Neurologia da Policlínica de Viena.
Em toda sua vida Viktor publicou 30 livros, escreveu mais de 400 artigos. Lecionou e fez palestras em mais de 209 universidades ao redor do mundo. Além disso, recebeu 9 prêmios de doutor honoris causa.
Logoterapia é uma teoria completa. Confira os elementos que fazem da Logoterapia uma teoria completa, a saber:
- Visão de Mundo;
- Antropologia;
- Psicopatologia;
- Técnicas.
Além disso, esse conjunto de conhecimentos vem sendo testado empiricamente nos últimos 90 anos, desde que Viktor começou a formulá-los.
#Spoiler
No próximo artigo veremos que o sentido da vida se realiza basicamente no caminho do exercício de três categorias de valores! Então não deixe de acompanhar esta coluna.
“O ser humano não é completamente condicionado e definido. Ele define a si próprio seja cedendo às circunstâncias, seja se insurgindo diante delas. Em outras palavras, o ser humano é, essencialmente, dotado de livre-arbítrio. Ele não existe simplesmente, mas sempre decide como será sua existência, o que ele se tornará no momento seguinte.“ (Viktor Frankl)
Até o próximo encontro!
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Viktor Frankl, Logoterapia e seus fundamentos? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Elizabeth Kassis
Coluna Tudo Azul
Referências: Wikipédia, Página Oficial: www.univie.ac.at/logotherapy/ , Viktor E, Frankl (1984), Tim Maia, Hillel, O Ancião, Alberto Nery, Antônio Itamar da Silva
Participe da Conversa