Você sabe lidar com uma pessoa difícil e seus comportamentos difíceis?
Você é uma pessoa difícil?
Muitos comentam comigo e exclamam: Ah, como é difícil lidar com fulano, ele é uma pessoa tão difícil e complicada! Sabe o que eu então respondo? Se você não está sabendo como lidar com essa pessoa, é porque você também é uma pessoa difícil.
O outro se assusta e então eu acrescento: Está faltando flexibilidade, escuta ativa, empatia, saber dar limites e vender suas ideias para influenciar o outro.
E digo mais: Quer mesmo saber como lidar com uma pessoa difícil? Não existe pessoa difícil, o que existe é pessoa mal compreendida, mal gerenciada.
Se você não souber lidar com esses comportamentos difíceis, esses colegas podem tirá-lo do seu trajeto profissional. E levá-lo a direcionar energias para questões que não agregam nada ao seu trabalho.
Mas, vamos lá conhecer esses comportamentos difíceis… eu gosto de classificar em cinco estilos ou padrões de comportamentos difíceis mais comuns no ambiente de trabalho: o impositivo, o dono da verdade, o dissimulado, o passivo e o reclamão.
Esses padrões de comportamentos se manifestam quando o profissional se vê em situações estressantes e ameaçadoras.
“Normalmente, os comportamentos difíceis aparecem como forma de defesa em situações nas quais a pessoa se sente ameaçada. São atitudes movidas por emoções negativas, como medo, inveja, ciúme, raiva, frustração etc”.
Veja as características dos cinco estilos mais comuns de comportamentos difíceis e como lidar com eles, a saber:
1) Impositivo
Sua crença: “As coisas devem ser feitas de acordo com a minha vontade.”
Seu objetivo: Vencer o outro para não ser vencido.
E, para isso, age como um trator.
Principais características:
- Inflexível: nunca abre mão de sua vontade;
- Autoritário: usa o poder como argumento;
- Agressivo: intimida os colegas;
- Egoísta: ignora opiniões, sentimentos e necessidades alheias;
- Destrutivo: faz críticas depreciativas;
- Antipático: tem dificuldade de se relacionar;
- Oportunista: nos erros, culpa o colega; nos acertos, se vangloria.
Como lidar com esse padrão de comportamento difícil:
Com os impositivos, você deve ser assertivo: dizer claramente e com firmeza o quanto aquele comportamento agressivo o incomoda e como você quer ser tratado.
2) Dono da verdade
Sua crença: “A minha verdade é tão óbvia e não entendo quem discorda de mim.”
Seu objetivo: Provar que ele está certo e o outro errado, sempre.
Principais características:
- Argumentador: defende suas ideias com excessivo vigor;
- Do contra: sempre discorda da opinião do outro, para mostrar que tem razão (ainda que não tenha certeza disso);
- Arrogante: faz muitas objeções e dá a impressão de que quer prejudicar o colega (e às vezes quer);
- Rígido: possui uma rigidez mental que lhe dificulta compreender os colegas;
- Egocêntrico: Tem dificuldade de ouvir, só concordando se o argumento do colega tiver respaldo em fatos e dados e, principalmente, se o colega for um especialista ou, claro, concordar com ele.
Como lidar com esse padrão de comportamento difícil:
Antes de dizer suas ideias, escute com atenção tudo o que o dono da verdade tem a dizer. Ele precisa sentir que as suas ideias foram ouvidas. Faça perguntas esclarecedoras para entender realmente o que ele está dizendo e busque tire suas dúvidas. Quando for conversar.
3) Dissimulado
Sua crença: “Se eu massagear o ego do colega, supervalorizando suas virtudes, ele fará tudo o que eu quero.”
Seu objetivo: Manipular os outros para obter o que quer. É difícil estabelecer uma relação de confiança com um dissimulado.
Principais características:
- Inescrupuloso: assume o crédito pelo trabalho dos outros para subir na carreira;
- Desonesto: finge amizade e colaboração para obter a confiança do colega e, assim, conhecer as suas fraquezas para usá-las ao seu favor;
- Desleal: oferece ajuda para demonstrar a fraqueza do colega, sempre em público;
- Egoísta: não tem intenção honesta de ajudar o outro;
- Bajulador: quando precisa de algo ou alguém, acha que tem de seduzir, massageando o ego do outro;
- Interesseiro: sempre faz troca de favores. Não oferece nada que não vá cobrar depois.
Como lidar com esse padrão de comportamento difícil:
Com os dissimulados, esteja sempre atento. Registre tudo o que foi discutido. Defina claramente as responsabilidades e dê crédito a todos os envolvidos no trabalho. Quando houver tentativa de manipulação, peça fatos e dados que comprovem aquilo que o manipulador diz.
4) Passivo
Sua crença: “se eu entrar em conflito, meu colega não vai colaborar comigo e me excluirá.”
Seu objetivo: Não correr riscos de ser humilhado, rejeitado e ignorado.
Principais características:
- Bonzinho: cede em prol dos interesses do colega, buscando aprovação;
- Permissivo: evita confrontos e se mostra amável e extremamente colaborador;
- Desorganizado: não sabe dar limites e se perde em suas atribuições. Com isso, corre o risco de não cumprir prazos ou trabalhar mais do que sua função exige;
- Hesitante: não se posiciona em momentos importantes, não dá ideias, não antecipa problemas;
- Duvidoso: não assume responsabilidades, nem no trabalho.
Como lidar com esse padrão de comportamento difícil:
Estimule a participação dos passivos, pedindo opiniões e fazendo perguntas para que eles se posicionem e assumam responsabilidades em relação ao trabalho.
5) Reclamão
Sua crença: “As pessoas são ruins e aproveitadoras. Eu sou uma vítima.”
Seu objetivo: Reclamar de tudo para se sentir confortável e não precisar mudar em nada.
Principais características:
- Negativo: está sempre vendo o lado ruim das situações e dizendo coisas desagradáveis;
- Pessimista: não se entusiasma com mudanças e sempre acha que nada vai dar certo;
- Insatisfeito: sempre reclama da situação na empresa, das injustiças que sofre e de quanto gostaria de mudar, mas não faz nada para isso;
- Folgado: dá um jeito de livrar-se das piores tarefas.
Como lidar com esse padrão de comportamento difícil:
Não alimente a insatisfação dos reclamões com comentários negativos sobre a empresa, o trabalho, os colegas e o gestor. Quando eles reclamarem, estimule-os a resolverem o problema com a pessoa envolvida na situação que os incomoda. Converse sobre as alternativas de escolhas, ajudando-os a terem outro olhar para a situação.
Quer mais algumas dicas para ter uma influência bem positiva? Lá vão elas:
- Seja assertivo. Diga o que pensa, sente e precisa, sem rodeios ou constrangimento. Fale com firmeza e autoconfiança, mas sem usar palavras e gestos agressivos. Mantenha sempre o respeito e a educação;
- Esteja sempre embasado em fatos e dados para vender suas ideias, administrar conflitos e dar e receber retorno sobre os resultados. Diga ao colega somente aquilo que agregue algo e que traga benefícios ao relacionamento;
- Coloque-se no lugar do outro, buscando compreender o que o leva a adotar esse comportamento difícil. Entender como o outro funciona ajuda-o a melhorar sua argumentação e tornar seu posicionamento mais seguro e autoconfiante;
- Mostre envolvimento com o colega e o quanto você o respeita em suas competências. Reconheça os pontos fortes dele, faça elogios sinceros às suas boas realizações, mas sem exageros. Isso ajuda a quebrar a arrogância, a agressividade, a timidez e a insegurança do outro.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como lidar com uma pessoa difícil e seus comportamentos? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Vera Martins
https://vera-martins.com/
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