Cada vez mais nos treinamentos organizacionais ou em sessões de Aconselhamento / Mentoria, ações com embasamento na Filosofia Estoica se fazem presentes.
As tensões políticas são altas e as pessoas querem sentir que têm controle sobre as suas próprias vidas. Queremos ser capazes de encontrar uma sensação de calma, não importa quais sejam as circunstâncias. De fato, todos precisamos de uma fonte de clareza, calma e fortaleza.
A perspectiva estoica pede que você considere a razão e examine assim tudo o que ocorre ou se apresenta a você. A humildade é a força motriz da Filosofia, e os seus ensinamentos práticos a tornam útil para a maioria, se não para todas as pessoas. O mundo certamente poderia ver mais humildade em todas as áreas.
O Imperador romano Marco Aurélio (121 dC-180 dC), tem sido uma excelente fonte de material, pois como Filósofo Estoico deixou um diário (Meditações de Marco Aurélio), rico em ensinamentos, que são úteis até hoje, tanto para a vida pessoal quanto profissional.
As Meditações se concentram em examinar e quebrar situações que todos nós encontramos, como por exemplo encarar a morte como parte da vida, abraçar a mudança como uma função necessária da vida e desenvolver uma fortaleza interior impenetrável às influências do mundo exterior. A sabedoria acumulada aqui também é aplicável exclusivamente ao aprendizado, relacionamentos e liderança.
“Aquilo que é um obstáculo neste caminho nos ajuda neste caminho.”
Treine-se para ver os obstáculos como oportunidades.
Em vez de definir os eventos como bons ou ruins, então veja-os como o caminho para o seu sucesso. Considere os diferentes componentes que criaram esse problema e se um deles oferece uma solução. Esse mesmo obstáculo, com o qual os outros se emocionaram e perderam tempo e energia, você pode então procurar diretamente por orientação para atingir o seu objetivo.
“Mas a inteligência e a razão são capazes de passar por tudo que se opõe a elas…”
Por fim, um conselho simples, atemporal e universal, que muitas vezes é descartado. Seja sincero e faça o que é certo. Que Marco Aurélio e as suas Meditações sirvam como exemplos de que cada um de nós tem a opção de exercer a razão e o autocontrole. Mesmo nós, humanos modernos, precisamos ser lembrados de que a calma interior e o controle estão sempre ao nosso alcance.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre mentoria, estoicismo, filosofia e perspectiva estoica? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer para uma boa conversa.
Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/
Confira também: 3 Dicas da Filosofia para a Sua Felicidade
Participe da Conversa