fbpx

O lado da sombra na Saúde Mental

A sombra é a dimensão que incorpora os aspectos reprimidos, indesejáveis e de conteúdo desagradável e oculto do inconsciente pessoal e institucional. Como o lado sombra impacta a Saúde Mental na vida e nas organizações?

Efeito Sombra: Como o Lado Sombra impacta a Saúde Mental?

Efeito Sombra: Como o Lado Sombra impacta a Saúde Mental?

A sombra é a dimensão que incorpora os aspectos reprimidos, indesejáveis e de conteúdo desagradável e oculto do inconsciente pessoal e institucional. Ela tem seus próprios conteúdos, tais como pensamentos autônomos, ideias e julgamentos de valor. Por ser contrária à atitude consciente que escolhemos, não permitimos que a sombra encontre expressão nas nossas vidas e nas organizações. Dessa maneira, ela se organiza de forma autônoma, onde fica reprimida e oculta.

A sombra faz parte da experiência coletiva das nossas crenças, das nossas atitudes, linguagem, autoconceito e das nossas relações. E se manifesta através do medo, da raiva, da culpa, da vergonha, do preconceito, da maldade, da falsidade, da rivalidade, do ódio, da miséria, da exclusão, da competitividade destrutiva, entre outros.

A saúde e a doença mental, fizeram da sombra a sua própria moradia, visto que por muitos anos estiveram distantes dos olhares das organizações.

Portanto, é um estado complexo, que tem suas próprias exigências e deve ser pensado na sua singularidade, manifestações, dificuldades e imperfeições que pertencem ao fenômeno da existência humana, compreendendo sua origem, estágios, contextos individuais e coletivos.

Se, genuinamente, as organizações pretendem cuidar da saúde mental, elas precisam se aprofundar sobre os aspectos relacionados ao trabalho que desencadeiam o adoecimento das pessoas. Por exemplo: heranças psicológicas, experiências individuais e coletivas, influências do contexto sócio, político e econômico.

“As organizações não se tornam iluminadas ao imaginarem formas luminosas, mas sim ao se tornarem conscientes da sua própria sombra”

A organização pode oferecer rituais de renovação propiciando o exame da linguagem e lapsos verbais, julgamentos depreciativos, comportamentos equivocados, atitudes inibidoras e desrespeitosas.

Pesquisar, criar fóruns, atividades, grupos temáticos e espaços para o diálogo e compartilhamento de experiências, visando ressignificar crenças, sistemas de pensamentos, atitudes, formas de se organizar e se relacionar.

Identificar e capacitar profissionais e líderes que possam atuar, de fato, no âmbito da promoção e prevenção da saúde mental.

O processo pelo qual a sombra é percebida e assimilada, reduz seu potencial destrutivo. E libera a energia vital positiva aprisionada.

A cultura organizacional pode, de fato, se fortalecer se ela integra a consciência da sua sombra à sua luz. Refletindo assim no seu significado, nos seus valores, nos seus saberes e nas realizações.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como o lado efeito sombra impacta a saúde mental na vida e nas organizações? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Um abraço,

Regina Sotto Maior
https://www.estacaolideranca.com.br

Regina Sotto Maior é Psicóloga, consultora sênior e palestrante nas áreas do desenvolvimento humano, transformação organizacional e projetos educacionais. Especialista nas áreas de cultura institucional, liderança, facilitação de grupos, change management, executive e professional coach, mentoring, design de carreira e saúde psíquica no trabalho. Atua em diversos segmentos como automotivo, energia, óleo e gás, telecomunicação, segurança, tecnologia, saúde, alimentos, farmacêutico, cosméticos, hotelaria, varejo, serviços, pesquisa, programas sociais e governamentais. Na FAAP, atuou durante 18 anos como coordenadora dos cursos de pós graduação em Recursos Humanos e MBA, atualmente é professora na ESPM-Mentoria para Líderes e no curso de Especialização em Gestão de Pessoas em Saúde -SES-CRH-Governo Estado de São Paulo. Trabalhos apresentados em congressos nacionais e na América Latina, sobre a saúde no trabalho.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa