fbpx

O que é Independência Financeira para a Mulher Moderna? 

A verdadeira INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA FEMININA só será amplamente conquistada quando as mulheres avançarem e conquistarem muito mais intangíveis e bens imateriais.

O que é Independência Financeira Feminina para a Mulher Moderna? 

O que é Independência Financeira Feminina para a Mulher Moderna? 

Artêmis, a deusa selvagem, caçadora e livre, é o arquétipo da mulher autossuficiente, independente e “impenetrável”. No conceito da psicóloga, Jean Shinoda, aquela mulher que não precisa viver uma relação amorosa, afetiva ou de dependência com um homem.

Assim como as Amazonas, figuras lendárias da mitologia grega, são mulheres guerreiras e caçadoras que viviam numa sociedade da qual os homens não podiam participar. Lutavam contra qualquer um que ameaçasse a sua soberania e só tinham encontros sexuais com os homens quando desejavam ter prazer ou procriar.

Se há milhares de anos, mulheres como Artêmis ou as Amazonas conseguiram garantir a sua independência porque se tornaram autossuficientes, aprenderam a caçar e lutar contra as forças inimigas, homens e animais, as mulheres modernas conquistaram essa independência quando passaram a ter recursos financeiros que lhes permitissem viver sem que ninguém pagasse as suas contas ou dissesse o que elas deveriam ou não fazer, onde deveriam ou não estar.

A mulher moderna é a mulher que está no lugar que quer estar. É a mulher Atena que conquistou o que desejou com o seu trabalho. É aquela que vai se desenvolver intelectual e profissionalmente. Aquela que, de fato, vai usar muito mais da razão do que da emoção nas suas tomadas de decisão e que estrategicamente usa as melhores “armas” e passa a ter PODER ECONÔMICO.

Nessa sociedade contemporânea e ocidental, principalmente, nós, mulheres, só conquistamos a tão sonhada liberdade, direitos e ocupamos lugares antes só ocupados por homens com muita luta.

Fossem essas lutas físicas mesmo, como foi o caso de vários movimentos de mulheres como, por exemplo, as operárias tecelãs na Rússia, das sufragistas em vários países pelo direito ao voto ou de Marias da Penha nas suas lutas individuais pelo direito à vida.

Em pleno ano de 2022, as lutas das mulheres não cessaram e, muitas, não estão mais leves. Tirando momentos de extrema violência e total vulnerabilidade como as guerras seja no Afeganistão, na Síria, na Ucrânia ou em qualquer outro lugar, o caminho para a liberdade e a real garantia de direitos passa necessariamente pelo PODER ECONÔMICO, PODER DE COMPRA da mulher, mas essa independência é apenas a ponta do iceberg. Essa independência que é visível e passa necessariamente pelo trabalho e estudo.

É com o trabalho que a mulher passa a ter condições de suprir as suas necessidades básicas e então, a partir daí, subir os degraus da escada de necessidades de Maslow passando a conquistar muito mais do que o alimento para a sua sobrevivência. É com o trabalho que poderá adquirir bens e assim se apresentar como mulher “livre”.

Entretanto, é fundamental entendermos que a verdadeira INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA FEMININA só é amplamente conquistada quando avançamos e conquistamos muito mais intangíveis e bens imateriais. Quando temos mais do que PODER ECONOMICO. É quando conquistamos SEGURANÇA E SAÚDE FÍSICA, MENTAL E EMOCIONAL; quando construímos RELAÇÕES SOCIAIS SAUDÁVEIS E DURADOURAS com os nossos amigos, pares, familiares e rede de apoio e nos sentimos PERTENCENTES; quando percebemos que temos a ESTIMA do outro e de nós mesmas (AUTOESTIMA), que nos permite sentirmos mais AUTOCONFIANTES, ÚNICAS E RESPEITADAS até adquirirmos, de fato, a plenitude da AUTORREALIZAÇÃO com a plena sensação de conquistas e missão cumprida com propósito claro.

A nossa mulher Atena é essa mulher contemporânea que há dentro de todas nós.

O que precisamos sempre lembrar é que o poder não nos é dado por ninguém, mas que é inerente a todas nós. Todo o poder que temos está dentro de nós. O caminho: AUTOCONHECIMENTO.

E aí, você concorda? Já despertou essa mulher Atena que existe em você ou deseja despertar o poder dessa mulher independente e livre?

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Independência Financeira feminina? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Cris Ferreira
https://soucrisferreira.com.br/

Confira também: Resoluções de Final de Ano – Afinal elas funcionam?

Cristiane Ferreira é Coach formada pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, Professora da Fundação Getúlio Vargas com cadeiras em Liderança, Coaching, Inteligência Emocional, Técnicas de Comunicação e Empreendedorismo, Palestrante, Empresária do setor de Educação desde 1991, Graduada em Letras pela UFMG e Pós-graduada em Linguística Aplicada pela UFMG, MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Formada em Inglês pela University of New Mexico, EUA, Apresentadora do Programa Sou Múltipla, Fundadora da Associação das Mulheres Empreendedoras de Betim, Ex-Presidente da Câmara Estadual da Mulher Empreendedora da Federaminas (2014/2016), Destaque no Empreendedorismo feminino, recebeu vários prêmios entre eles o “Mulheres Notáveis – Troféu Maria Elvira Salles Ferreira” da ACMinas, troféu Mulher Líder, “Medalha Josefina Bento” da Câmara Municipal de Betim, “Mulher Influente” do MG Turismo e o “Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais”, Comenda Amiga da Cultura da Prefeitura Municipal de Betim.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa