As Necessidades Humanas continuam as mesmas?
Se observamos o hoje, a atualidade, podemos nos perguntar se as necessidades humanas são as mesmas que muitos dos pensadores nos colocaram no século 20.
Observando os pensadores eles colocam perguntas que, na minha visão, continuam sendo importantes mesmo no século 21 com toda a velocidade que vivemos e a tecnologia digital que temos, pois a necessidades humanas permanecem no ser humano até hoje.
Por exemplo:
- O que é que faz com que as pessoas ingressem numa organização e nela permaneçam?
- Em que condições os ocupantes de um determinado cargo se sentem propensos a produzir (investindo energia e esforço) no ritmo exigido pela organização?
Muitos pensadores como Maslow, Taylor, McGregor e Herzberg, escreveram sobre isso.
Vamos relembrar de alguns desses grandes pensadores e a partir daí poderemos responder à questão: As necessidades humanas continuam as mesmas? Cada um poderá tirar suas próprias conclusões.
O primeiro que vamos relembrar do que escreveu é Abraham H. Maslow.
Segundo ele, o homem é motivado por necessidades organizadas e hierarquizadas. Isto quer significar as necessidades de ordem superior surgem somente quando a de ordem inferior foi satisfeita relativamente.
As necessidades satisfeitas não motivam o comportamento. Isso é muito importante e significante nos estudos sobre as necessidades humanas. Portanto, quando uma necessidade é satisfeita, surgem outras.
Outro importante pesquisador das necessidades humana foi Frederick Herzber, que foi desenvolvida a partir do estudo de entrevistas realizadas com duzentos engenheiros e contadores da indústria de Pittsburgh.
Esses estudos levaram à conclusão de que os fatores que influíam na produção de de satisfação ou insatisfação profissional eram desligados e distintos dos fatores que levaram a insatisfação profissional.
“O oposto de satisfação profissional não seria a insatisfação, mas sim nenhuma satisfação profissional; e da mesma maneira, o oposto de insatisfação profissional seria nenhuma insatisfação profissional seria nenhuma insatisfação profissional e não a satisfação”.
Os fatores que causavam satisfação estão relacionados à própria tarefa, ou seja, a relação do homem com o que ele faz, reconhecimento pela realização da tarefa, responsabilidade. Por outro lado, os fatores causadores de insatisfação são os ambientais, isto é, externos a tarefa, como: tipo de supervisão recebida no serviço, natureza das relações interpessoais, condição do ambiente onde o trabalho é exercido e finalmente, o próprio salário que o individuo recebe para executar o serviço.
Abaixo podermos comparar as duas teorias: a de Maslow e a de Herzberg.
Modelo de Maslow | Modelo de Herzberg |
Motivação | |
Necessidade de autorrealização | Trabalho em si Realização Possibilidade de desenvolvimento |
Necessidades do Ego | Progresso Reconhecimento Status |
Higiene | |
Necessidades sociais | Relações interpessoais Supervisores Colegas Subordinados Supervisão técnica |
Necessidades de Segurança | Política administração da organização Segurança no emprego |
Necessidades Fisiológicas | Condições físicas de trabalho Salário Vida Particular |
Na década de 50, Douglas McGregor, enunciou dois conjuntos de preposições e premissas a respeito do homem na organização, aos quais denominou Teoria X e Teoria Y.
A Teoria X, enuncia que: o ser humano médio é, por natureza, avesso ao trabalho e o evitará sempre que puder.
O homem médio prefere ser dirigido, deseja evitar responsabilidade, tem relativamente pouca ambição, deseja segurança acima de tudo.
Na teoria Y, ela propõe que as pessoas não são, por natureza, passivas nem resistem a necessidades organizacionais. A motivação, o potencial de desenvolvimento, a capacidade de assumir responsabilidades, a presteza em dirigir o comportamento para metas da organização, são presentes nessas pessoas.
“De acordo com McGregor, o homem é motivado por natureza, pois ele é um sistema orgânico e não mecânico. Assim a gerência deve procurar criar condições, um ambiente organizacional tal, que os membros da organização, em todos os níveis, possam atingir seus próprios objetivos direcionando seus esforços aos objetivos da organização.”
Para o autor esta é uma estratégia consistente tanto com os objetivos econômicos da empresa quanto com o conhecimento da ciência do comportamento sobre a natureza da motivação humana.
Abaixo um quadro comparativo das duas teorias de McGregor:
Teoria X | Teoria Y |
As pessoas são preguiçosas e indolentes | São esforçadas e gostam de ter responsabilidades |
As pessoas evitam o trabalho | O trabalho é uma atividade tão natural como brincar ou descansar |
As pessoas evitam responsabilidade, a fim de se sentirem mais seguras | São esforçadas e gostam de ter responsabilidades |
As pessoas precisam ser controladas e dirigidas | Procuram e aceitam responsabilidades e desafios |
As pessoas são ingênuas e sem iniciativa | São criativas e competentes |
Agora que já vimos as ideias de grandes pensadores da motivação humana quanto às suas necessidades deixo aqui a pergunta para que você possa responder olhando para as suas necessidades e em qual você está atualmente e se você é uma pessoa que tem perfil para a teoria X ou Y.
As necessidades humanas continuam as mesmas?
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre as necessidades humanas? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Um abraço!
Iússef Zaiden Filho
http://www.izfcoaching.com.br/
Fonte: CARAVENTES, Geraldo R., Ph.D.; PANNO, Cláudia C., Dra.; KLOCKNER, Mônica C., Msc., Gestão Estratégica de Resultados, Construindo o Futuro, ed. AGE, 2004.
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