3 Segredos Sobre o Cérebro Que Podem Revolucionar Sua Vida (parte II)
Dando continuidade à parte 1 deste artigo (leia aqui), então vamos agora ao próximo segredo sobre o cérebro que pode revolucionar a sua vida.
Segundo Segredo: O Cérebro Não Distingue o Real do Imaginado
Quer dizer que eu não tenho como saber se algo aconteceu, de fato, ou não? Que estou misturando a realidade com a fantasia?
Não! Não é nada disso!
O que acontece é que quando você imagina algo, o cérebro reage fisiologicamente, como se o imaginado estivesse acontecendo de fato.
Vejamos:
– Imagine aí, na sua mão, direita ou esquerda – tanto faz – aquela fruta que você mais gosta. De olhos fechados, imagine que está tateando a fruta, sentindo o seu contorno, a sua textura… leve-a próximo ao seu nariz… Sinta o cheiro… Se tiver que descascar ou cortar, faça isso agora… Então imagine que vai comê-la agora…
Normalmente, ao final do exercício, você estará com saliva na boca, como se, de fato, fosse degustar a fruta.
Mas, o seu cérebro não sabia que não havia nenhuma fruta aí?
É claro que sabia! No entanto, ele realizou todos os procedimentos que realizaria caso a fruta fosse real.
Para o nosso cérebro, percepção é realidade.
Responda à pergunta abaixo:
1. Quem perde os pais é órfão e quem perde um filho é o quê?
Não sabe a resposta?
Pois é! Pelo menos em português desconheço a resposta, isto é, nenhuma pessoa a quem fiz tal pergunta soube a resposta.
É justo inferirmos que não criamos a palavra para nem cogitarmos a possibilidade da perda de um filho.
Instintivamente ou intuitivamente, já sabemos disso e evitamos criar imagens que nos sejam profundamente desagradáveis ou repugnantes.
2. Ensaio Mental:
Então, para aproveitar esta propriedade ou capacidade do cérebro, ensaie mentalmente os comportamentos e os desempenhos que deseja ter…
O seu cérebro criará a mesma neurologia que criaria caso você estivesse tendo o real desempenho e, como consequência, no momento que forem requeridas as habilidades imaginadas, o seu sistema corpo-mente reagirá com mais naturalidade, pois agora ele já conhece o caminho. E sempre que já conhecemos um caminho, transitar por ele fica cada vez mais fácil, certo?
3. Veja, toque, ouça, cheire, aprecie o sabor:
Portanto, em uma experiência, seja qual for, ela será mais marcante se você envolver mais sentidos (tato, olfato, audição, visão, paladar)…
As experiências de aprendizagem se enquadram perfeitamente aqui: se você, ao estudar uma matéria qualquer, escrever (cinestésico), ler em silêncio e fizer quadros mentais (visual), ler em voz alta (auditiva), então você estará criando diversos caminhos neurais, que facilitarão o resgate do conteúdo aprendido.
Recapitulando:
Use e abuse da imaginação criativa. Contudo, use a imaginação de maneira assertiva, ou seja, para imaginar aquilo que quer e não aquilo que não quer.
Até o próximo capítulo.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o Cérebro Não Distingue o Real do Imaginado e os 3 Segredos Sobre o Cérebro Que Podem Revolucionar a Sua Vida? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Até lá!
Valdecy Carneiro
http://valdecycarneiro.com.br/
Confira também: 3 Segredos Sobre o Cérebro Que Podem Revolucionar Sua Vida (parte I)
Participe da Conversa